A mini, o Salão Hot Wheels Brasil e o cancelamento do evento

Nas últimas semanas a Semaan anunciou a pré-venda de uma das miniaturas mais comentada do ano no país de um evento que infelizmente não ocorreu, acompanhem.

No final da primeira década do século XXI o Brasil estava nas graças da Mattel e da sua marca de "carrinhos" - a Hot Wheels. Na época o mercado nacional era o segundo maior do planeta, e como forma de garantir maior interação com o público criou as convenções realizadas entre 2008 e 2010 (confira aqui a história).

Depois desse período os encontros locais secaram, e desde então o colecionador tem se sentido órfão de um grand evento da marca. No inicio desse ano as expectativas de uma nova convenção aumentaram com o vazamento das imagens de uma miniatura que seria dedicada ao inédito 1.º Salão Hot Wheels Brasil, depois veio a confirmação da realização e posteriormente o cancelamento, mas por que?

Minis em Foco resolveu apurar os detalhes dessa história com fontes ligadas diretamente. A ideia de realizar um grande evento no país surgiu no início desse ano com a antiga gerência da Mattel Brasil e teria a participação da Semaan na organização. Como se tratava de uma convenção uma miniatura foi proposta, a '71 Datsun 510 Wagon - uma das mais populares da Hot Wheels dos últimos cinco anos -.

A proposta era que o Salão ocorresse agora em junho, e para isso as miniaturas precisavam ser preparadas com antecedência, por isso as imagens apareceram ainda lá em fevereiro. Cerca de 3.000 unidades foram encomendadas, mas sempre se produz algumas quantidades a mais para fins de teste ou para distribuir para os parceiros da Mattel.

Infelizmente os números financeiros apresentados pela empresa (confira aqui o post do blog), a crise no mercado nacional (o blog também falou disso aqui) e as trocas de comando na matriz e na filial brasileira levaram a inviabilidade do evento, principalmente porque o que se pensava para o mesmo iria se transformar em somas muito elevadas, e elas não se transformariam em retorno de vendas no médio prazo - isso ainda é um negócio com objetivo de se obter lucro.

Acontece que as miniaturas e as embalagens já estavam prontas, e agora o que fazer? A convenção do México era uma possibilidade de envio das mesmas, para isso seria necessário realizar alguns ajustes nas caixas, conforme imagens vazadas na internet. Mas no final das contas elas acabaram vindo mesmo para o Brasil pela Semaan que resolveu apostar na absorção das peças pelo mercado interno e o externo.

A miniatura
O blog Hot Kengas Group publicou em primeira mão a chegada das minis, e também imagens de um exemplar. Cada uma delas traz um selo holográfico com ó número individual e de produção oficial de 3.000 peças.

A miniatura vem ainda com uma base de plástico e uma tampa transparente de acrílico. As rodas são as C4SRR, cujo o projeto é baseado em pneus reais utilizados em carros japoneses e tem feito muito sucesso na marca. A carroceria vem pintada na cor azul e branca com faixas inclinadas nas laterais e horizontais na parte de cima acompanhadas do nome 'HOT WHEELS' e do número #17, os faróis e as lanternas traseiras também estão pintados.

A pré-venda foi realizada no período de 05 a 18 de junho com entrega e envio iniciando a partir do dia 19 durante o 113.º Encontro de colecionadores da Semaan realizada na loja Toy Stockin do grupo. O valor cobrado por cada uma é de R$ 119,90 (36,40 dólares em conversão direta) até o dia 23 de junho, depois vai para o preço proposto de R$ 149,90 (45,50 dólares em conversão direta).

Particularmente fiquei animado com a notícia de um grande evento com a marca Hot Wheels no Brasil, mas sou realista e sabia que as atuais condições dificultariam a realização do mesmo. Diferente do que se pensa o mercado tupiniquim de colecionadores verdadeiros é pequeno, o restante é formado por pessoas que estão no hobby de forma sazonal, por moda ou na ilusão de encontrar um "bilhete premiado da loteria".

Em relação a mini, a 510 Wagon foi escolhida por ser um modelo de grande sucesso e aceitação em qualquer mercado consumidor, ou seja, a companhia já pensava na possibilidade da ideia do salão não sair do papel, sendo assim a miniatura poderia ser utilizada outros encontros, como o que vai acontecer na cidade do México no segundo semestre. É preciso que se lembre que vivemos em um sistema capitalista, o objetivo central é obter lucro - gostos só serão seguidos se existir a certeza de ganhos financeiros, por isso ficar se estressando com o assunto só vai prejudicar a sua saúde.

Para finalizar, adquirir o exemplar vai ser uma questão de gosto e prioridades! A Datsun esta muito bonita e vai carregar consigo sempre uma história, e apesar de existirem algumas sendo comercializadas na rede mundial as oficiais com selo holográfico e numeração especifica são essas e pronto, por isso não vá pela cabeça dos outros - se deseja a mini e tem como pagar então compre e fim de papo.

Confira aqui outros detalhes sobre a '71 Datsun Bluebird 510 Wagon do Salão Brasileiro no blog Hot Kengas Group, no mesmo local veja como adquirir a sua.

* Imagens: blog Hot Kengas Brasil.

Comentários

  1. Sei não.
    Alguma coisa nos grandes ocorreu pro evento ser cancelado assim. Concencer acessores a desembarcar aqui após 6-7 anos sem...
    Com certeza tem uma história mto bacana futuramente e interessante. A mini de Convenção que não ocorreu.

    Mas concordo com vc.
    A mercado de minis de coleção mesmo é pequeno e so existe mais no estado de São Paulo e no Sul. Pelo canal You tube mesmo pessoas que tratam do tema aqui no Brasil sao poucos canais e a maioria do estado de São Paulo se referindo a Hot Wheels.
    Outras marcas como Green light quase não há canal brasileiro.

    Em compensação canais mexicanos e amwricanos há muitos sobre o tema.

    Mesmo nos blogs são pcos tbm destinados a miniaturas. O seu Doalcey e do Douglas (t-hunted) são as referencias mesmo.

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  2. Boa noite Doalcey.
    Mais uma boa matéria.
    As trocas gerenciais se deram no Brasil e no México, um dos fatos que inviabilizaram a realização do evento assim como a projeção do da probabilidade do baixo retorno, bem observado por você, é um negócio.
    Dentro disso, a maior parte da culpa são dos nossos colecionadores, ou daqueles que se acham. Explico: um evento desse nos EUA, gera milhares de dólares, desde a compra do ingresso para o acesso (diário) a hotéis, miniaturas exclusivas etc. Lá, tudo é valorizado já aqui, como pode-se observar nos eventos ocorridos em 2014/2015 COLECON Brasil, poucos participantes e muita reclamação. Recentemente fiz uma reflexão sobre isso (https://www.facebook.com/AC-Miniaturas-724782077621733/) mas não vejo mudanças a curto prazo, infelizmente.
    Claro que a maioria vai discordar, nem espero o contrário, mas é minha opinião como observador, comprador frequente do mercado internacional e comerciante aqui no Brasil.

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  3. Uma miniatura​ de uma convenção que não aconteceu.
    Pra mim não tem valor, mas vai entender...

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