Lançamentos Hot Wheels: 1998 Honda Prelude e o 1988 CR-X

Dois Honda de décadas diferentes desembarcaram na Hot Wheels em 2019 e 2020, vamos conhecê-los. Acompanhem.


O CR-X é o que se pode chamar de um Civic coupé, isso porque ele trazia na plataforma, na mecânica e na suspensão vários elementos do Civic, só que ele diferenciava por ter a sua proposta voltada para ser um esportivo leve, compacto e econômico. O Prelude também tem a proposta de ser esportivo, só que usando uma carroceria de sedan com apenas duas portas.

Vamos falar rapidamente sobre eles começando pelo o Prelude. A primeira geração foi apresentada em 1979 no Japão e nos Estados Unidos, mas a versão a ser comentada é a de 1998 considerada por especialistas como a melhor do sedan esportivo. 

Imagem encontrada na Wikimedia

Entre as suas principais qualidades, o destaque ficava para o design dianteiro com faróis altos e largos, as lanternas horizontais, e a linha lateral com uma frente mais baixa que a traseira. O interior era convencional e a motorização era composta por um quatro cilindros de 2,1 litros com comando variável que gerava 197 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o '98 Honda Prelude da linha básica 2020 (lançamento) com pintura prata e rodas PR5.












O projeto da mini é de autoria do design Ruy Assada, que aprecia muito modelos japoneses. Em linhas gerais, o modelo procurou destacar muito bem os detalhes citados acima do carro real, com uma "pitada" de personalização da Hot Wheels enfatizada no rebaixamento. Externamente ele vem com faróis de plástico, lanternas e a placa japonesa pintada, e o interior é vermelho com o volante do lado direito - deixando bem evidente que é a versão comercializada na terra do sol nascente.

Vejamos agora o CR-X. A versão em questão é da segunda geração, que estreou em 1987. Suas linhas laterais seguiam a mesma "pegada" da primeira, só que atualizada com um desenho mais arredondado. 

Imagem: Bring a Trailer

Também é um coupé de duas portas com uma traseira que possui um vidro vertical na parte inferior do porta-malas. Na mecânica, o motor utilizado era um quatro cilindros de 1,6 litros com comando variável que gerava 160 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o '88 Honda CR-X da linha básica 2019 (lançamento) com pintura vermelha e rodas 5SP.













Outra criação de Ryu Assada, e que também ficou muito próximo do original. Em linhas gerais, esta muito bom com lanternas, vidro vertical e o nome 'CR-X' presentes na traseira. Ficou devendo os faróis dianteiros com pintura.






A Honda é valorizada nos Estados Unidos como uma marca confiável, que fabrica veículos bem construídos e econômicos. Só que isso, embora importante, não desperta suspiros e nem grandes olhares, por isso modelos com visual esportivo são bem vindos como forma de atrair atenção. Por isso que eles fizeram sucesso em suas épocas, e garantiram a marca japonesa mudar um pouco a visão que se tem da mesma - ou seja, carros bons, mas bem "sem graça".

Sabemos que o foco da Hot Wheels é sempre o mercado americano, esses carros foram fabricados por lá e fizeram história, junto claro, com o Japão, mas é bom também o lançamento deles para que outras regiões do planeta onde a marca chega possa conhecê-los.

O Prelude o amigo e colecionador de Vitória da Conquista, Leo Figueiredo, conseguiu para mim no final do mês passado. Já o CR-X eu encontrei em uma Lojas Americanas da mesma cidade em agosto do ano passado.


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