Mainline 2020 - Uma analise completa

O desafiador ano de 2020 se foi, e a Mainline da Hot Wheels também, mas o que ela nos contou? Será que ao contrário do ano foi realmente boa? acompanhem.


Minis em Foco retomou as suas atividades no blog em 2020, a regularidade não foi a mesma do passado, mas as postagens seguem. De 2012 a 2017, o blog sempre fez uma analise completa da linha básica com a inclusão de suas preferências, este ano resolveu retomar, por isso vejamos começando por alguns dados: 

Numeros

Olhando apenas para a distribuição internacional os dados são os seguintes: 250 modelos únicos com mais 135 variações de cores e ainda mais 15 Super T-Hunts que totalizam 400 unidades.


Dentro das peças únicas, 126 delas são licenciadas. Os lançamentos são padronizados em 50, e este ano foram 29 licenciados (entre fabricantes de carros e modelos de entretenimento).

Super Treasure Hunts e Regulares totalizaram 30 exemplares com 15 para cada lado.

Os iD Chase totalizaram 08 modelos.
As sub-séries totalizaram 30, mais uma vez a maioria delas dedicadas as crianças.
As miniaturas de Entretenimento (Séries de TV, Cinema e Games) somaram 15.
Separando os licenciados por países de origem e continente temos: 71 para os Estados Unidos, 34 para a Europa, 19 para o Japão, um para a Austrália e um para a Coreia.
As marcas que tiveram mais modelos representados foram: GM (Chevrolet, Pontiac, Oldsmobile, Cadillac) com 31, Ford (e Mercury) com 21, Chrysler (Dodge, Plymouth, Willys, Hudson, Jeep) com 17, Honda com 08, a Porsche com 07, a Nissan com 06 e a Mazda com 05.
Entre os carros individuais os campeões mais uma vez são: o Mustang com 09, o Camaro com 05,  Charger com 04 e o Corvette com 03 participações.


Os destaques
Os designers da marca tem procurado trazer a cada ano novidades surpreendentes, em 2020 a quantidade foi muito boa, citar todos tomaria tempo, por isso destacamos por segmento: japoneses (o '98 Subaru Impreza 22B STI-Version, o Honda Prelude e o '89 Mazda Savanna RX-7), europeus (o '89 Porsche 944 Turbo, o 2019 Audi R8 Spyder e a Volvo 850 Estate), entretenimento (a Batplane e a Party Wagon), americanos (a '91 GMC Syclone, e o '96 Chevrolet Impala SS), supercarros (o McLaren Speedtail e o 2020 Koenigsegg Jesko), e ainda teve o primeiro "carrinho" criado pela a Mattel nos anos 1950 - o Dream Mobile.
Entre os veteranos os destaques ficaram para alguns modelos que receberam pinturas em homenagem a carros lendários de corrida, como o Ford GT40 e o Porsche 917 LH. Houve também uma série de modelos que vieram com uma pintura sóbria, ou seja, sem decais de figuras ou grandes nomes na carroceria, foi o caso do Audi RS5, do Range Rover Velar, do Jaguar XE SV Project 8, do '19 Mercedes-Benz A-Class, do '91 Mazda MX-5 Miata dentre outros.
Personalidades também tiveram seus modelos reais lembrados, foi o caso do '69 Ford Mustang Boss 302 de Vaughn Gittin Jr, do Porsche 911 GT3 RS de Tanner Fox e do '90 Acura NSX de Ryu Assada. 
As estrelas do entretenimento já se tornaram uma necessidade dentro da Mainline, e em 2021 os destaques ficaram para a Party Wagon das Tartarugas Ninjas e a Batplane. Para quem chegou a pouco tempo no hobby teve a chance de obter o Flintmobile e o Yellow Submarine que retornaram.
A série Super T-Hunt completou vinte e cinco anos, e para celebrar a Hot Wheels colocou um '25' ao lado do 'TH', além de uma seleção somente com licenciados.


Analise
Vou iniciar pelos os lançamentos, mais uma vez a marca procurou diversificar os modelos com carros japoneses, europeus e americanos. Em relação ao primeiro as novidades foram muito bem vindas com o Subaru Impreza, o Mazda RX-7 Savanna e o Honda Prelude. O Impreza é um vencedor de rally, foi reproduzido por outras fabricantes de minis e faltava nas Rodas Quentes, o Savanna fecha as três gerações do RX-7, o que é ótimo para quem aprecia o esportivo, já o Prelude foi uma grata surpresa, pois embora bem conhecido nos Estados Unidos, no resto do mundo não era.

Falando dos europeus, a Porsche foi agraciada com dois modelos bem interessantes, o 929 dos anos 1980 com uma homenagem aos médicos, o outro foi uma versão safari do 914. A equipe de El Segundo apresentou também a versão definitiva do Urus da Lamborghini, a mini ficou legal, mas não é exatamente espetacular. Outra marca alemã com novidade foi a Audi com o R8 Spyder, uma mini bem concebida, cheia de detalhes. Os hipercarros marcaram presença mais uma vez com o Speedtail da McLaren e o Jesko da Koenigsegg, o primeiro esta belíssimo, já o segundo nem tanto.

E os carros americanos? A mais surpreendente foi o Impala SS de 1996, tanto que a receptividade foi boa por parte dos colecionadores. Outro exemplar que levantou suspiros foi a F-150 Lightning de 1999 (o modelo é considerado como lançamento da Mainline, no entanto, foi na linha Fast and Furious Premium que apareceu primeiro), e teve também a exclusiva GMC Syclone de 1991. E o que mais? Teve uma nova versão do Corvette C7, picapes do grupo FCA (RAM e Jeep), um novo Bel Air (acredito que eles torcem para que o "raio caia duas vezes no mesmo lugar", e que esse também seja um imenso sucesso), e claro, um novo Mustang - o Shelby GT500 de 2020 -, que em linhas gerais esta bem desenhado, mas que fica devendo na ausência dos detalhes de sempre e no aerofólio incorporado ao corpo.

E o que dizer dos modelos de Entretenimento? Primeiro, o que seriam "modelos de Entretenimento"? São as miniaturas de cinema, série de TV e Game que, no Brasil, foram apelidadas de "temáticos" - o problema é que cada segmento do hobby é temático... por isso Minis em Foco resolveu especificar de fato.

Voltando ao tema, as principais novidades foram a Batplane e a Party Wagon, modelos de series animadas do final do século XX e início do século XXI do Batman e das Tartarugas Ninjas, teve também carros da animação de Velozes e Furiosos, já os outros são veteranos que retornaram com variação de pintura ou rodas, o que é ótimo para os novatos e aqueles que curtem variações.

Já os veteranos, algo que o pessoal da Mattel se esforça é para atrair os olhares das crianças e dos apreciadores das suas minis, neste ano a diversidade agradou praticamente a todos, pois teve pintura de carro de corrida famoso, marcas de produtos automotivos chamativas, pintura rastomod, subsérie dedicada as Olimpíadas que foram adiadas, sem falar vários modelos com pintura básica na carroceria sem decais, como foram os casos do Audi RS5 Cupê, do Range Rover Velar, McLaren P1 e Senna entre outros.

Por fim os Super T-Hunts, foram quinze modelos todos licenciados, algo que não se via a muito tempo. Dessa vez vários deles receberam atenção nos faróis e nas lanternas, deixando-os próximos do nível das séries Premium da marca, foi o caso do 2017 Nissan GT-R, do Audi Sport Quattro, do Pagani Huayra Roadster, do Mazda RX-7.

Muito bem, mas dentro dessa diversidade, quais foram aqueles que ficaram acima da média? Os preferidos. Minis em Foco mostrará nos próximos posts os seus em algumas categorias, fiquem ligados.

Comentários

  1. Começou com tudo em 2021...

    Mais uma vez obrigado Doalcey, por nos presentear com mais essa bela reportagem.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Matéria top,fotos perfeitas,show !!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas