Minis em Foco 9 Anos

Nove anos de Minis em Foco, um ótimo momento para uma retrospectiva. Acompanhem.


Bem, eu não irei falar sobre a jornada de Minis em Foco, mas como foi o segmento 1:64 nessa quase uma década.

Em 2012, a Hot Wheels apresentava a nova conformação dos Super T-Hunt que passaram a ser denominados de Superized (algo como mais que Super), os modelos continuariam tendo pneus de borracha, pintura especial, mas passariam a ser versões de modelos simples, sem ligação com os T-Hunts regulares.


Ainda na Mainline desse ano os modelos de Entretenimento (que não sei porque são chamados de Temáticos no Brasil) ganhariam um maior destaque, que incluiria a apresentação de dois lançamentos de peso: a Mystery Machine e o KITT.


A partir de então, os modelos de Entretenimento se tornariam obrigatórios na Mainline, e desde 2013 passariam a ter uma série exclusiva com selo Premium da Hot Wheels.


A saga Fast and Furious seria outra a ganhar espaço na Hot Wheels com direito a duas linhas: uma básica e outra premium.


Nas séries colecionáveis de El Segundo a Boulevard estreava em 2012 no lugar da Garage com modelos interessantes, e outros nem tanto. 


A Pop Culture não tinha esse nome, era chamada de Nostalgia - e basicamente era igual a hoje, trazendo os temas mais diversos da cultura Pop no blister e nas minis.

Imagem: Internet

 

Outra série Premium disponível no mercado em 2012 era a Racing - continuação da Vintage Racing -, foram seis lotes, só que o último (o mais legal) apareceu apenas na Semaan no Brasil, e em alguns outros pouquíssimos lugares no mundo.


No segmento Premium a única marca que lançava novidades de forma constante era a japonesa Kyosho, e as Ferrari era as mais desejadas.


Em relação ao Brasil, a distribuição da Hot Wheels continuava deficitária como sempre, principalmente nas suas linhas Premium, no entanto, o país foi agraciado com o Chevrolet SS 4100, o nosso Opala, que não pode ser chamado assim por conta do uso do nome, que não estava disponível pela a GM em alguns mercados.


Nos três anos seguintes o Brasil seria agraciado ainda com o '74 Dodge Brazilian Charger e a Volkswagen Kool Kombi.



Na época o Dólar começou valendo R$ 1,86 em janeiro e terminou em dezembro à R$ 2,04. Encomendas despachadas dos Estados Unidos chegavam em nossas terras entre 10 e 15 dias, e os Correios ofereciam a opção de envio de pacote com até 300 gramas que custava entre 12 e 15 reais, dependendo da distância.

Nos anos seguintes as mudanças seriam consideráveis:

A exclusividade da Ferrari sairia da Hot Wheels e iria para a Maisto em 2016.


A Car Culture chegaria no mesmo ano e se tornaria ao lado da Entertainment um dos grandes sucessos da marca de El Segundo, permanecendo em produção até os dias atuais com uma série de temas bem legais e com dois derivados - a Team Transport e o Set Box.


Os Super T-Hunts amadureceriam, e a partir de 2018 passariam a ter apenas modelos licenciados.


A Greenlight lançaria uma lenda dos filmes de perseguição com carros - o Interceptor V8 de Mad Max.


A Kyosho deixaria de produzir miniaturas na escala 1:64 com regularidade.

Novas marcas Premium surgiriam como a Tarmac, a Mini GT, a Inno64, Time Micro dentre outras.

Imagem: Youtube

Os Muscle Car perderiam espaço na Hot Wheels, vários modelos japoneses e europeus passariam a ser lançados, principalmente dos anos 1980 e 1990. Os carros americanos continuariam presentes, mas as novidades passariam a ser os SUV de quarenta anos para cá.


No Brasil, as séries Premium iriam gradativamente desaparecer das lojas, a Mainline sairia de 5 Reais a unidade em 2012 para 12 Reais atualmente. Comprar pela a internet em sites como o eBay, se tornaria caro com o Dólar variando entre 5,10 e 5,80 Reais. O frete via Correio passaria a custar entre 30 e 90 Reais com envios de até 1 quilo.

E os Super T-Hunts, que voltariam a ser chamados assim em 2013, sairiam de valores no paralelo oscilando entre 40 e 60 Reais para algo entre 160 e 400 Reais nos dias atuais.

Realmente muitas transformações, e olha que só citei algumas! Mas é isso ai, e vocês, lembram de mais alguma mudança ou novidade no período? Cite ai nos comentários.



Comentários

Postagens mais visitadas