Análise: Set Vintage Oil da série Pop Culture

A série Pop Culture já havia saído do meu radar há alguns anos, mas no final do ano voltou a me chamar a atenção por conta desse lote. Acompanhem.


A linha Pop Culture procura unir os vários temas da cultura Pop com as miniaturas, as minis normalmente são bem acabadas com chassi/corpo de metal, rodas Real Riders e partes importantes destacadas como faróis e lanternas. Além disso, elas também possuem um grafismo muito bem pensado no blister, o que faz delas um conjunto perfeito para ser colecionado lacrado.

Apesar de elogiar a qualidade e os temas que fizeram parte da linha, nunca tive um grande interesse por ela, pegando apenas modelos esporádicos ao longo desses anos que depois acabei me desfazendo. Mas como nada é para sempre, eis que apresentam o lote Vintage Oil, são cinco modelos com pintura de companhias produtoras de petróleo estampadas em três picapes e dois caminhões tanque.

Vejamos um pouco mais sobre cada uma delas: 

 '83 Chevy Silverado (Gulf)

A Gulf Oil foi fundada em 1901 nos Estados Unidos, foi pioneira em uma série de ações no ramo petrolífero, incluindo a criação do primeiro posto de gasolina em 1913. Atualmente faz parte do grupo ChevronTexaco e é conhecida pela a exposição das suas cores azul e laranja nos carros de corrida.










Para estampar um conjunto tão cultuado no colecionismo a Hot Wheels escolheu a Chevy Silverado, um dos modelos mais admirados pelos apreciadores do hobby, a pintura é a clássica azul e laranja com o logo no capô e nas portas, as rodas escolhidas foram as RRPrf cromadas.

'78 Dodge Li'l Red Express Pickup (Shell)

A Shell foi fundada em 1907, é de origem anglo-holandesa e se destaca pelas operações de refino de petróleo, extração de gás natural, além de desenvolvimento e comercialização de produtos químicos, e energia renovável. É considerada a terceira maior petrolífera do mundo e também conhecida dos entusiastas pelo o seu envolvimento com o automobilismo.










Outra picape escolhida, a Dodge Li'l Red Express é clássica, mas sem tanto apelo nos colecionadores. Aqui ela vem na cor amarela com faixas brancas na parte inferior da carroceria, o logotipo da Shell esta presente nas portas e as rodas são as RRMag cromadas.

'63 Studebaker Champ (Valvoline)

A Valvoline foi fundada em 1866 nos Estados Unidos, o seu foco é na produção de óleos, aditivos e lubrificantes. Foi uma das pioneiras nesse segmento, e hoje é uma das grandes do setor. Também possui uma forte ligação com as competições automotivas, atuando desde o final do século 19.










Terceira picape do lote, a Studebaker Champ é uma versão esportiva criada pelos os designers de El Segundo, nessa versão a cor é branca com duas faixas azul e vermelhas nas laterais da carroceria, o logotipo da companhia esta presente no capô e nas portas, as rodas são as RRSteelie cromadas.

Haulin' Gas (Lion Head Motor Oil)

A Gilmore Oil é a criadora do óleo Lion Head, fundada em 1903 nos Estados Unidos, foi durante pouco mais de quarenta anos uma das grandes empresas de petróleo americana, seus postos de gasolina, as lojas de conveniência são famosos, bem como o seu incentivo no esporte a motor.










Curiosidade, o Haulin' Gas é uma homenagem da Hot Wheels ao 1933 Diamond T Doodlebug, um caminhão criado pela a Texaco para modernizar a sua marca. O exemplar em questão é vermelho com a parte central de cima branca, nas laterais estão os logos da Lion Head e as rodas são as RR5SP cromadas.

'38 Dodge Airflow (Agip)

A companhia italiana foi fundada em 1926 focada na comercialização de combustíveis, atualmente faz parte do grupo ENI, que também é especializado em petróleo. A marca também é conhecida pelo o seu envolvimento com os carros de corrida, patrocinando principalmente a Ferrari durante mais de vinte anos.










O Dodge Airflow é um caminhão tanque (combinando perfeitamente com o tema) rebaixado na cor amarela com detalhes em preto, o logotipo da Agip esta situado nas laterais e as rodas são as RRSteelie cromadas.

Quem acompanha o mundo Hot Wheels sabe que a marca não escolheria qualquer petroleira para compor esse lote, todas essas possuem ou já possuíram alguma ligação com o esporte a motor, ou seja, representam muito da velocidade que é um dos símbolos das Rodas Quentes.


Mas qual a preferida? Difícil dizer, todas estão muito bem concebidas com as suas pinturas, por isso posso afirmar que o lote inteiro merece vir para a coleção, principalmente pelo o fato de ter os caminhões tanque com pintura de marcas que tem tudo a ver com as suas funções.

Esse set o amigo e grande colecionador do Rio Grande do Sul, Newtcs, conseguiu pra mim em fevereiro desse ano.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas