Especial Marcas: Matchbox

Nos dias atuais a Matchbox é pouco lembrada no Brasil, em função da presença maciça dos Hot Wheels a ponto da sua atual controladora (a Mattel) parar de trazê-los para o país. A marca é bem conhecida no mundo diecast e por isso não faltam sites e postagens sobre a sua história e aqui vai mais um blog a prestar as devidas considerações a marca.
A Matchbox mesmo surgiu em 1952 a partir da construção de uma carro de lata em miniatura feita por John Odell colocado em uma embalagem semelhante uma caixa de fosforo para que o filho pudesse levar a escola. Em 1954 a marca é oficialmente criada em conjunto com os amigos Lesley Smith e Rodney Smith que já haviam fundado sete anos antes uma empresa que também produzia "carrinhos". Os primeiros modelos lançados tinham rodas de metal e eixo rebitado sem interior e nem vidros.
Com o tempo os modelos evoluíram para rodas em plastico rígido em três cores diferentes com pneus também em plástico que por fim chegaram as rodas em plástico maciço integral na cor preta.
Ao longo da década de 1960 a Matchbox continua sua expansão com o lançamento de outros produtos sempre focados nas miniaturas como os Gifts Sets,  trevo rodoviário de papelão, posto de gasolina e posto do Corpo de Bombeiros. O sucesso parecia está se consolidando, no entanto, na década de 1980 a Lesney Products Corporation dona da marca vem a sofrer com problemas financeiros fazendo com que os seus credores assumissem o controle da empresa que na década de 1990 séria vendida para a Tyco Toys e no final dessa mesma década a atual dona da marca é comprada pela Mattel proprietária até os dias atuais.






Infelizmente no Brasil a Matchbox já se encontra ausente a dois anos, desde que a Mattel parou de trazer as miniaturas e até o presente momento não existe uma sinalização de quando as vendas serão retomadas, o que é uma pena, pois a marca dispõe de miniaturas belíssimas e ainda mais detalhadas do que a Hot Wheels.
E como fazer para não ficar sem essas miniaturas? Bem... tem Mercado Livre, lojas internacionais ou ainda o eBay fazer o que? Pois é.
Quer conhecer algumas miniaturas da Matchbox? Um ótimo blog para isso é o do Lamley Group com fotos fantásticas de miniaturas Matchbox, Hot Wheels, Kyosho, para conhecer clique aqui.
Quer saber mais sobre a história da Matchbox? Clique aqui para um especial sobre a marca em português.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas