Dez marcas essênciais de miniaturas

Ai você começou a colecionar miniaturas pegando linha básica da Hot Wheels nas lojas, mas resolveu que gostaria de ampliar as possibilidades, melhoras a qualidade da coleção, muito bem, o blog fez uma lista com dez marcas para quem deseja mais do que Rodas Quentes, acompanhem.

Colecionar miniaturas no Brasil e querer buscar novidades nas principais lojas não é uma tarefa fácil, para quem deseja seguir com o hobby a melhor alternativa é a internet, mas que marcas procurar? Aqui vai uma seleção, que naturalmente não inclui os Hot Wheels - afinal de contas eles existem aos montes -.

1. Greenlight

A marca americana é nova, tem pouco mais de dez anos no mercado, mas tem se destacado com as variações e variações de cores dos clássicos carros americanos e atuais, sejam reproduções de filmes, séries e viaturas de serviço, os seus modelos possuem rodas com pneus de borracha e corpo/chassi de metal. Se quiser conhecer mais sobre a marca acesse o Especial Marcas: Greenlight onde falo da sua história, e tem também o link para o site oficial.

2. Kyosho

A marca japonesa é bem conhecida no seguimento de carros R/C (controle remoto), mas a pouco mais de dez anos (também!) ingressou na escala 1:64, seus modelos se destacam pela fidelidade aos carros originais, possuem pneus de borracha, corpo de metal e um vasto acervo com modelos japoneses, americanos e europeus. Conheça mais sobre a marca no Especial Marcas: Kyosho do blog com o link para o site oficial.

3. M2 Machines

Outra marca americana relativamente nova, como as outras o seu diferencial é a qualidade focada nos detalhes, a maioria dos seus modelos possuem mais de 50 peças na composição, o seu foco são os carros americanos e recentemente alguns Volkswagen dos anos 1950 a 1970. Suas miniaturas possuem rodas com pneus de borracha e corpo/chassi de metal. Ficou ainda mais curioso? Então acesse o Especial Marcas: M2 Machines do blog.

4. Matchbox

Você não achou que eu esqueceria dela? A Matchbox é uma marca britânica antiga que atualmente faz parte da Mattel (sim, a mesma da Hot Wheels), seu acervo ao longo de mais de sessenta anos é gigantesco, nela você encontra representantes americanos, japoneses, europeus de praticamente todos os seguimentos conhecidos (e isso inclui aviões e barcos também). Atualmente suas miniaturas são compostas de variações com rodas de plástico com corpo de metal e chassi de plástico, mas garimpando é possível achar versões com pneus de borracha. Conheça mais sobre a sua história no Especial Marcas: Matchbox do blog.

5. Tomy ou Tomica

Outra marca japonesa, a Tomy é antiga no Japão, e possui um bom acervo de miniaturas produzidas, para o colecionador exigente a melhor opção é a série TLV (Tomica Limited Vintage) que traz modelos clássicos japoneses e europeus com um nível de fidelidade e qualidade impressionantes. Suas versões básicas costumam vir com rodas de plástico e as colecionáveis com pneus de borracha, a combinação corpo/ chassi é variável, os carros americanos para quem gosta são poucos, mas tem muito modelo japonês e uma boa quantidade de europeus.

6. Siku

Mais uma marca europeia, dessa vez a alemã Siku, que se destaca por seus modelos serem em sua maioria do velho continente, a escala não é exatamente 1:64, a maioria é 1:55, só que fica próximo. Além de possuir rodas com pneus de borracha, chassi/corpo de opções variadas (plástico e metal), algumas versões podem ter as portas dianteiras moveis.

7. Welly

A marca foi criada no final dos anos 1970 em Hong Kong (por isso na época inglesa), suas especialidade desde o início foi a escala 1:60, seus portfólio não é grande, mas tem uma boa variedade que vai de carros americanos, europeus e japoneses. Suas rodas possuem pneus de borracha e o corpo é de metal enquanto o chassi é de plástico. Conheça mais sobre a marca acessando o Especial Marcas: Welly no blog.

8. Maisto

A marca é de origem americana, surgiu um ano antes da Hot Wheels, atualmente esta sobre o controle de um grupo asiático, possui linhas voltadas para todos os tipos de públicos, infantis ou adultos. Para quem busca uma diversificação sem gastar muito a sua linha básica é a porta de entrada, seus modelos são bem mais simples e não costumam ter interior, e muito menos pneus de borracha, já as séries para colecionadores tem um bom nível de acabamento, uma pena a oferta ser pouca. Veja mais acessando o Especial Marcas: Maisto do blog.

9. Jada

E aqui temos outra marca nova, fundada no final dos anos 1990 nos Estados Unidos, a Jada é ideal para o colecionador que gosta dos "exageros", ou seja, muita roda e pouco pneu, a suspensão as deixam praticamente no chão, muitas partes coloridas e em alguns modelos, decais exóticos. Ainda assim, existem versões "comportadas", a escala é 1:64, embora sejam mais largos e compridos se comparados com outras marcas.

10. Johnny Lightning

A marca americana não esta mais em produção, foi descontinuada no segundo semestre de 2013, mas o seu acervo é imenso, pode-se dizer que foi graças a ela que temos nos dias atuais na Hot Wheels os temáticos, modelos comuns com pintura de séries de TV, produtos comerciais, comemorativos de datas importantes e por ai vai. A diversidade inclui versões com rodas de plástico ou com pneus de borracha, combinação chassi/corpo variada. As marcas americanas são as mais reproduzidas, no entanto é possível encontrar europeus e japoneses também. Veja mais sobre a sua história no Especial Marcas: Johnny Lightning do blog.

[Atualização - 04.06.2016] A Johnny Lightning e a Racing Champions foram adquiridas pela Auto World no segundo semestre do ano passado e aos poucos vem retornando ao mercado. [Atualização]

O mercado de miniaturas na escala 1:64 é imenso, tem modelos para todos os gostos e preços, algumas marcas não estão mais no seguimento, outras entraram recentemente, mas não possuem um grande acervo ainda, sem falar as que já "faleceram", mas que podem ser encontradas em garimpagem pela internet ou nos encontros de colecionadores, lembrando que aqui é só um ponto de partida e o importante é agregar a coleção aquilo que te deixa feliz.


Comentários

  1. Queria muito poder colecionar outras marcas além de hot wheels más moro em cidade pequena por isso raramente se encontra estas marcas por aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Renan,

      Na maioria das capitais dos estados do país não é diferente, não existe um interesse do lojista e muito menos da importadora, por isso a maioria dos colecionadores parte para a internet mesmo, não tenha medo de comprar, existem muitas lojas boas e serias.

      Abração,

      Excluir
    2. Se houvesse tipo uma rede mundial de computadores, onde as pessoas pudessem comprar de outros estados ou outros países...

      Excluir
  2. Doalcey, parabéns! Como sempre, excelentes postagens informativas que agregam cultura ao colecionador, pois você consegue relacionar a marca das miniaturas com os carros de verdade, de uma forma resumida e elucidativa!
    Aproveito aqui para acrescentar que a excelente, querida e finada marca americana "Johnny Lightning" tem seus projetistas e ex-fundadores atualmente, criando, produzindo e vendendo excelentes miniaturas 1/64 na recente marca americana "AW - Auto World". São miniaturas muito fiéis aos modelos e por enquanto só especializada em automóveis americanos antigos e recentes. É uma marca ainda recente, no Brasil só são encontradas via internet ou nos grandes encontros de miniaturas em São Paulo-SP e nos encontros de carros antigos de grande porte como: Campos do Jordão-SP e Águas de Lindoia-SP.
    Nos Estados Unidos, quando estive lá, já começam a aparecer nas grandes redes "Wall Mart" e "Target" e também em grandes lojas de brinquedos de lá.
    Um abraço,
    Max Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max,

      Excelente observação a sua, a Auto World resolveu entrar no seguimento 1/64 no final de 2012 e tem feito um ótimo trabalho realmente, só não coloquei na lista porque o seu portfólio é pequeno, mas se continuarem no ritmo terão tudo para levar adiante o legado da saudosa Johnny Lightning.

      Abração,

      Excluir
  3. Muy bueno Doalcey; es increíble como en 1/64 las marcas predominantes son muy diferentes a las de 1/43. Solo Kyosho podría tener el honor de estar en un escalón alto en ambas escalas.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Juanh,

      Realmente o amigo disse tudo, as diferenças são substanciais mesmo, e a Kyosho é quem te se saído melhor mesmo em todas as escalas, agora a M2 Machines também não tem se saído mau nas escalas maiores, seus modelos são igualmente fantásticos.

      Abração,

      Excluir
  4. eu tenho hot wheels,maisto(fresh metal),matchbox 2009 e welly

    ResponderExcluir
  5. Doalcey você tem algum Tomica Limited Vintage ou algum Kyosho Beads?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Leandro,

      Ainda não, mas estou providenciando.

      Abração,

      Excluir
  6. ola o quartocarro da esquerda pra direita na primeira foto (vermelho) é uma corvette ? qual o fabricante ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Guto,

      É sim, a nova geração, a marca é Maisto.

      Abração,

      Excluir
  7. Parabens Doalcey, mais um bela reportagem...
    Qual o modelo e marca daquela camionete verde no inicio da postagem?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro,

      A picape verde escuro é Ford F1 de 1951 da marca Welly e a verde claro é Mitsubishi L200/Triton da Matchbox.

      Abração,

      Excluir
  8. que poha é essa, maisto tem modelo com roda de borracha é um quadriciclo,eu tenho na coleção

    ResponderExcluir
  9. Dessas marcas, qual seria a mais barata?? Pois temos como exemplo a Hot wheels que agora também com preço elevado.

    Eu coleciono somente modelos Maisto, Hot Wheels e Matchbox.

    Muito boa sua coleção e suas postagens.

    Abraços

    Jorge Fernandes - Santos-SP

    ResponderExcluir
  10. Excelente matéria, sou colecionador de escala 1:64, tenho algumas miniaturas da Greenlight apenas viaturas policiais, da Kyosho possuo a coleção completa do Ayrton Senna 09 minis, Hot Wheels apenas Super T-Hunts e Real Riders, mas na grande maioria da M2 Machines, e sem dúvida é difícil alguma outra fabricante superar em detalhes e qualidade as da M2 Machines. Detalhe que a imagem da miniatura que esta na matéria representando a M2 é um modelo da linha básica, que não abre as portas e não possui os faróis de acrílico. Possuo ainda dois Porsches da Minichamps que realmente são muito bem detalhadas, inclusive com limpadores de para-brisa, escapamento detalhado na parte de baixo, linda, porém muito caras para adquirir. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Esqueceu de YatMing, RMZ e Autoworld. Destas marcas citadas, só não tenho nada da Kyosho.

    ResponderExcluir
  12. Também sou colecionador e se peneirarmos bem o site do eBay encontramos outras marcas como Matchbox, Efsi, Racing Champions, Norev, Grell Modell, Maruchan, Castine e Minichamps, claro que muitas dessas marcas estão descontinuadas no mercado mas encontra-se algumas raridades no mercado, mas confesso que a minha marca preferida é a Johnny Lightning.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Tenho Maisto e BBurago italiana. Depois de 20 anos, a Maisto desgasta a parte cromada e um pouco no geral. BBurago, fica impecável, parece que acabei de comprar.

      Excluir
  14. MAS NÃO ADIANTA POHA NENHUMA,E EXPLICO O PORQUE,LOJAS DE TODO O BRASIL , PRINCIPALMENTE EM SHOPPINGS,NÃO TERÃO JADA E OUTROS NA ESCALA 1/64,MAS APENAS NO MAXIMO MAISTO, HOT WHEELS E BBURAGO DA MARCA FERRARI PORQUE SE VC FOR PROCURAR EM ALGUMA LOJAS ESPECIALIZADAS EM MINIATURAS COMO LOJAS MAIS SEPARADAS PODE ACHAR ALGUMA COISA CLARO,MAS CLARO NÃO VAI SER POR UM BOM PREÇO TIPO, PREÇO BAIXO,CAMARADA,MAS SIM PREÇO ALTO E MUITO MAIS CARO ATÉ PORQUE SÓ TEM NAQUELA LOJA ENTÃO A PROCURA AUMENTA, E NO CASO ELES TERÃO UM LUCRO MAIOR COM O DESESPERO DO CONSUMIDOR EM PEGAR AQUELE MODELO QUE ELE SE INTERESSOU, E AS LOJAS DE BRINQUEDO ESTÃO INTERESSADAS EM VENDER OUTROS PRODUTOS ALEM DOS CARRINHOS COMUM E REPETIDOS E BOTÃO NO ESTOQUE SOMENTE O QUE ELES QUEREM VENDER OU QUE SOBRARAM DO ULTIMO LOTE CANSEI DE CHEGAR EM LOJA E PERGUNTAR SE VEIO ALGO NOVO E SEMPRE FALAM NÃO TALVEZ CHEGUE NO PRÓXIMO MÊS E EU SOU UM COLECIONADOR SÉRIO E ESPERO ,MAS SEMPRE NUNCA VEM AQUELE MODELO ESPECIAL SÓ QUANDO DOU SORTE, E SÉRIES ESPECIAIS , AS QUAIS VEM COM PREÇOS EXORBITANTES, É UMA CRISE OU TRADICIONALISMO, DA PARTE DE VENDEDORES SEMPRE SÓ QUANDO ELIMINAR TODO O ESTOQUE,MAS NUNCA ELIMINA POIS SEMPRE TEM UNS QUE FICAM NAS CARTELAS POR ANOS,LEMBRO ME DE 2 MODELOS QUE ADQUIRI EM CARTELAS FERRADAS ATÉ NA PARTE DE BAIXO ERAM 7,99, 8 REAIS AS MINIS ESTAVAM MUITO BOAS,EM EXCELENTE ESTADO,MAS NINGUÉM SE INTERESSAVA,ACABEI EU PEGANDO AS,SORTE PRA MIM ,MAS É O QUE ACONTECE, MUITAS VEZES VOU LÁ PEGAR CARRINHOS QUE NÃO TINHA VONTADE MAS FALTAM EM MINHA COLEÇÃO QUER DIZER O QUE SERIAM MINHAS SEGUNDAS OU TERCEIRAS ESCOLHAS PORQUE NÃO TEM MAIS, ESTOU FLANDO DE GRANDES, GIGANTES DO BRASIL,LOJAS AMERICANAS,RIHAPPY,CIATOY,TEM ATÉ UMA NOVA QUÉ A HARRIS, QUE É UM ROUBO NÃO TEM MUITOS MODELOS EM ESCALA MAIOR E SÃO MAIS CAROS MUITO CAROS , A GENTE TEM QUE SE VIRAR COM O QUE TEM NÃO É? É FODA MAS TEM QUE SER DE ACORDO COM O PASSO.

    ResponderExcluir
  15. Ótima mateira. Eu coleciono Carro 1:24 É moto 1:12, ambos Maisto e agora a coleção Altaya da Stock Car e Capacetes MotoGp (planeta deAgostini).
    Alguém aqui conhece alguma loja fora para comprar miniaturas mais em conta. Pode ser no Paraguai.
    Obrigado r parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Excelente post. aproveitando poderia ter algum relacionado a miniatura de caminhões também

    ResponderExcluir
  17. Doalcey, faltou a marca Majorette, bem antiga também.

    ResponderExcluir
  18. Eu coleciono 1/64 a maioria são Hot Wheels que hoje está com o preço bem elevado, acho Johnny lightning muito interessante, será que seria uma boa troca de marca?? será que compensaria??

    ResponderExcluir
  19. po falou falou e não disse nada. resumindo, Esta é a marca tal e se você quiser saber alguma coisa sobre ela clica no link tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações,
      Não sei se você leu cada palavra do post, pois se fez não deve ter prestado atenção que existe link em quase todas as marcas para mais curiosidades sobre elas.
      Em relação ao site de cada uma delas, dê um Google, mas não se anime muito, pois não vai encontrar maiores informações nos sites oficiais, um pouco mais apenas na Hot Wheels, a Matchbox mesmo não tem site. E se ainda sim deseja se aprofundar lhe recomendo também o T-Hunted tem muita informação lá.
      Aqui são apenas os 10 que o blog recomenda como essenciais, e olha que está precisando atualizar.

      Forte abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas