Especial Fotografando Minis ao Ar Livre

Depois de muito pedirem, o blog finalmente esta iniciando o primeiro especial dedicado a arte de fotografar miniaturas, e como ponto de partida o foco será a fotografia ao ar livre.
Foto feita em frente ao cemitério bizantino em Mucugê, Bahia, Brasil.
A medida que a sua coleção vai aumentando surge aquela vontade de compartilhar a mesma com as pessoas, e ai cada um busca maneiras criativas de fazer isso, uma das formas mais apreciadas é fotografar as miniaturas ao ar livre.

A primeira vista pode parecer fácil, é só apontar a câmera para a mini em um ambiente iluminado e registrar, fácil, fácil. No entanto, se o que deseja é uma foto que possa registrar com qualidade a beleza da miniatura e/ou do ambiente, ai é preciso observar alguns detalhes.

Primeiro: Iluminação, isso é essencial, a fotografia é o resultado da incidência da luz em um filme, nos dias atuais, em um sensor que dessa maneira procura registrar toda a beleza do momento. Mas o que isso representa? As miniaturas na escala 1:64 são muito pequenas, por isso quando colocadas em um ambiente externo como uma praia, uma rua, uma praça, estrada e outros espaços fica muito desproporcional. Mas como valorizo a minha mini? É preciso antes de tudo garantir uma quantidade de luz equilibrada, para isso escolher o horário para fazer as fotos faz muita diferença. Se você já pesquisou sobre isso, deve estar por dentro que os melhores momentos é pela manhã antes das 08:00h e no final da tarde a partir das 16:30h até as 17:30h, por que? Nestes momentos a quantidade de luz é considerada equilibrada, ou seja, sem o excesso da cor branca que acaba por esconder os detalhes da mini.
Foto realizada ao por do sol, percebam o excesso de luz branca no capô e teto da miniatura.

Para dias nublados, onde a quantidade de iluminação direta do sol é menor existe a possibilidade de poder registrar as imagens em outros horários do dia, mas é importante observar se a luz branca não esta muito intensa.
Foto feita em tarde nublada na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil.
Segundo: Sombra, mesmo nos horários especificados acima é preciso escolher um lugar onde a luz do sol não bata diretamente na mini, por causa exatamente da luz branca, por isso um local que tenha algum tipo de sombra ou que reduza a exposição direta da luz branca é ótimo.
Foto realizada no parque municipal do Poço Escuro em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
Foto realizada em baixo de um coqueiro em Praia do Forte, Bahia, Brasil.
Terceiro: Local, se você deseja mostrar a sua mini com um fundo bonito por traz, então procure ambientes que valorizem isso, e não precisa ir para praia, rio, floresta ou algo do tipo; pode ser no quintal de casa, na praça do bairro, desde que seja um fundo realmente bonito, você não tem ideia como as pessoas valorizam isso.
Foto feita no quintal de uma residência.
Foto feita na praça do bairro.
Foto feita em Praia do Forte, Bahia, Brasil.
Foto realizada na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil.
Quarto: Foco, outro item importante, pois para um colecionador a(s) miniatura(s) é o mais importante no momento da foto, portanto, foque bem aquilo que deseja mostrar na mini, mas tenha cuidado para não acabar borrando a imagem.


É isso ai, procurei utilizar uma linguagem fácil sem focar em conceitos complexos ou termos muito específicos, o que trago nesse post não é nada de novo, pois pode ser encontrado em outros blogs e sites, o que fiz foi mostrar que estas regras quando bem utilizadas produzem imagens belíssimas.

Para o próximo especial vai ser a vez de falarmos da fotografia em ambientes internos, até lá.

Gostou da postagem? Então não deixe de curtir a pagina do blog no Facebook ou seguir no Google Plus onde estamos com muito material interessante para ser acompanhado.


Comentários

  1. Belo tutorial, eu sempre fotografo minha coleção 1/43 em ambientes internos com fundo infinito, mas em ambientes externos as fotos ficam sempre meia boca. vou seguir as suas dicas..Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Eliton,

      Fico feliz que tenha gostado da postagem, como disse, o grande lance é fazer as fotos com uma boa iluminação natural, mas tomando cuidado com o excesso de luz branca, pois ela acaba por esconder as qualidades da mini, por isso uma sombra ou no final da tarde é melhor, ou ainda no inicio da manhã.

      Abração,

      Excluir
  2. Que legal! Adorei as dicas. Gosto muito de miniaturas de carris e tenho me aventurado em fazer fotos com eles (são do marido da minha irmã), mas fiz no quintal da casa deles... até que consegui alguns resultados bacanas, rs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Show de imagens!!! Sou colecionador de mini's e adorei as idéias de ambiente... e principalmente a de utilizar a área livre/natureza para as fotos...

    Novamente Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo tenho umas 200 minis em um quadro e to realmente querendo fazer fotos das mesmas...boas dicas... valeu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas