Um desabafo!

Segunda semana do mês e o blog esta sem postagens on-line até o momento, e é em um momento como esse que vejo como é difícil fazer algo no Brasil com planejamento. 

Por uma questão de organização do tempo - pois tenho a minha vida com o meu trabalho e a minha família - as postagens do blog são em sua maioria feitas com pelo menos 45 dias de antecedência, dessa forma, enquanto escrevo esse post já estou na produção das postagens das primeiras semanas de junho, isso também é importante porque caso seja preciso adquirir um modelo específico terei tempo suficiente para fazer a busca, negociar os valores e aguardar o recebimento, principalmente quando se trata de uma compra internacional.

E os problemas estão exatamente nessa logística, as compras internacionais que antes levavam até 20 dias para chegar na média, agora levam de 30 a 45 dias, tudo porque você tem uma combinação de exploração do contribuinte através do recolhimento extorsivo de impostos via receita federal com a incompetência da empresa estatal do país responsável pelas entregas.

A receita federal nos últimos oito meses resolveu apertar a fiscalização dos produtos importados, porque o governo incompetente e corrupto que é esta perdendo arrecadação (como isso é possível com a arrecadação quebrando recordes eu não sei), sem falar que o brasileiro busca lá fora o que não encontra aqui dentro, ou seja, produtos de qualidade com preço atraente, dessa forma o referido órgão tem intensificado a fiscalização (curiosamente esse é o único setor em que essa função funciona de forma eficiente) e as liberações tem ocorrido de acordo a vontade deles, isso quando não tentam de extorquir com cobranças além do valor pago lá fora.
 
Já a empresa que sempre foi ineficiente no cumprimento da sua função, resolveu se superar nesse início de ano com o extravio das encomendas e o descumprimento de prazos nas entregas, dessa forma quem perde verdadeiramente são todos nós que dependemos da entrega e do cumprimento do prazo. 

De dezembro até esse mês seis postagens ficaram sem ser publicadas, pois as miniaturas foram perdidas por essa empresa e não importa se os valores foram ressarcidos, o que interessava eram as minis que deram um certo trabalho para serem encontradas por valores considerados muito bons.
Como se não bastasse esse problema, o descumprimento de prazos virou uma norma no estado da Bahia, principalmente na central de distribuição localizada em Salvador e dessa forma o especial dessa semana esta parado, pois os textos estão prontos, mas as fotos...

Como disse, é muito difícil você querer fazer um trabalho sério no Brasil, principalmente novamente, quando você tem que depender dos órgãos e empresas públicas para realizá-lo, se disser que não desanima estarei mentindo, mas o apoio dos amigos colecionadores e as paixões pelas miniaturas e a fotografia é que tem me mantido firme diante desses percalços.


Abração a todos.


Comentários

  1. Olá Doalcey!! Meu nome é Iata Anderson, gosto muito do seu Blog. Comecei a colecionar no final de 2012 e tenho aprendido bastante com a leitura diária que faço dos seus posts, só tenho a lamentar essa situação que você está vivenciando e torcer para que a mesma se regularize logo.
    Um abraço e boa sorte amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Anderson,

      Muito obrigado por suas palavras e fico muito feliz que por esta ajudando você a conhecer melhor o mundo dos carros e das minis. Em relação ao desabafo, lhe confesso que segurei até onde pude, mas precisava extravasar para que todos que acompanham o blog possam ter uma noção de como se encontra a situação no momento desses serviços no país.

      Abração,

      Excluir
  2. A situação está difícil mesmo para colecionadores. Acho que se fosse em outro país suas postagem estariam sempre no tempo certo e teria bem mais miniaturas para postar. Sou fã do seu blog. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro,

      É o que eu penso sempre, se tivesse em outro país mais organizado que o Brasil teria muito mais curiosidades para falar e mostrar sobre o mundo das miniaturas, aqui tudo é complicado e difícil e olha que nem estou falando do fator preço, rsrsrsrs.

      Obrigadão pelas palavras, abração.

      Excluir
  3. realmente Doalcey a coisa ta feia.... infelizmente estamos de mãos atadas...só podemos lamentar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean,

      Eu acredito que precisamos fazer mais do que aceitar essa situação, eu sei que o governo pode cobrar impostos do que se compra lá fora, é lei e infelizmente temos que aceitar, mas não podemos continuar admitindo que o serviço dos Correios continue do jeito que está, a algo de muito podre nessa empresa, que não podemos esquecer é pública, ou seja, nossa. Temos que nos mobilizar para exigir esclarecimentos e se for o caso uma investigação por parte do ministério público.

      Abração,

      Excluir
  4. Te acompanho há algum tempo e admiro seu trabalho, parabéns pelo blog! Também sou colecionador, moro em SP e enfrento o mesmo problema, tive 2 encomendas internacionais extraviadas recentemente e acaba ficando por isso mesmo, sem dinheiro, sem a miniatura e sem nenhuma satisfação. É revoltante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro,

      Obrigado pelo elogio, fico imensamente feliz de ler palavras assim, me motiva a continuar sempre. Em relação ao que aconteceu contigo, isso aconteceu comigo e vários outros colecionadores (só para ficarmos no nosso hobby), o descaso é total dos Correios com a gente, só que eles esquecem que não estão fazendo favor, pagamos e caro por um serviço que deveria ser obrigatoriamente segurado e altamente eficiente, é um absurdo isso.

      Abração,

      Excluir
  5. Por eu estar em semanas de provas na faculdade acabei vendo as pressas as pessoas falando das novas normas de importações, principalmente em artigos compartilhados no facebook
    É desastrosa nossa situação no brazil, amamos minis, queremos algo diferenciado e de uma forma ou outra num podemos ter, por importação independente está sendo assim como vc citou, e o nosso mercado interno nem precisa dizer nada: preços abusivos, séries que não vem e nem nunca virão, grandes marcas e outras diferenciadas.
    Correios ainda são um caso de xingamentos a parte com atrasos e problemas em geral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Heitor,

      Você salientou muito bem, as normas de importação para nós que colecionamos miniaturas são extremamente prejudiciais, pois não há o que proteger aqui porque não temos nenhuma indústria que produza miniaturas em grande escala para o mercado interno, o imposto de importação poderia ser cobrado, mas em um valor bem menor, só que para isso acontecer é preciso iniciar um debate nas comissões do congresso, só que somos minoria e isso não é relevantes para eles (os políticos), e nesse ritmo o hobby continua sendo apenas um nicho de mercado.

      Abração,

      Excluir
  6. Olá Doalcey!

    Primeiramente parabéns pelo blog, e pelo seu trabalho. Sou plastimodelista, mas especificamente da área de aviação, e também partilho das mesmas dificuldades que vocês para praticar o Hobby. Infelizmente comprar qualquer modelo, ou insumo para plastimodelismo no Brasil é proibitivo, devido ao valor absurdo dos produtos e também da escassez dos mesmos, logo a alternativa é comprar no exterior onde, por exemplo compro frascos de tinta custando em média de 4 reais, enquanto no brasil uma tinta da mesma marca custa incríveis 26 reais. Sem falar no preço dos modelos em si onde a diferença de preço é ainda mais gritante. Agora nos últimos dias me deparei com essa notícia de a receita vai "apertar o cerco" em conjunto com os correios (como se quem resolvesse comprar fora, para não ter que vender um rim aqui no brasil fosse um marginal ou contrabandista) às compras no exterior. Infelizmente nenhuma surpresa, visto que vivemos sob a tutela de um estado que ao invés de fomentar a geração de riqueza, prefere simplesmente e de maneira vil, enfiar a mão no bolso de seus cidadãos e em troca oferecer serviços porcos, ineficientes e em algumas vezes inexistentes. Seria ótimo ler uma notícia sobre um investimento em um sistema que agilizasse as entregas, diminuísse os extravios e perdas, bem como investimentos em treinamentos para diminuir os danos nos produtos, mas enfim essa não é bem a mentalidade que encontramos nas empresas estatais e serviços públicos nesse país.

    Ps: Na sexta feira passada recebi em uma encomenda comprada em novembro de 2013 em hong kong, e que ficou parada na receita federal, em Curitiba, por 37 dias. Ao ligar para os correios descobri que atualmente o procedimento padrão de liberação leva no mínimo 15 dias, podendo demorar até 60. Isto é você tem que esperar 60 dais para poder fazer uma reclamação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Pablo,

      Você colocou muito bem a posição que o governo coloca todos nós que procuramos fazer compras on-line fora do país, somos tratados como marginais, contrabandistas, o governo sabe (mas não quer fazer nada) que os preços praticados aqui dentro são extorsivos, só que ele sabe também que a maioria esmagadora da população não faz nada para mudar essa condição, ou seja, pressionar o congresso e ele mesmo para melhorar a questão dos impostos e o retorno efetivo dele para nós,a final de contas é para isso que pagamos impostos. Essa notícia dessa semana só evidência que o governo precisa aumentar a arrecadação e nos deixar cada vez mais sem opções.
      Em relação ao Correio a revolta maior é ver a propaganda mentirosa dessa empresa na mídia televisiva como se ela fosse um exemplo de eficiência e segurança, enquanto isso as encomendas continuam "desaparecendo", os prazos não sendo cumpridos, os veículos de entrega caindo aos pedaços com portas pressas com cordas, agências em estado precário de funcionamento, sem ar-condicionado, sem forro, funcionários despreparados e mau educados, com filas enormes já que até banco a empresa virou.
      É ultrajante isso que acontece e não entendo porque ainda não se fala nada sobre essa empresa na mídia.

      Abração,

      Excluir
  7. Infelizmente vivemos num país onde o governo só explora o contribuinte e não dá o mínimo retorno em serviços para a sociedade. Se formos analisar a gestão pública do Brasil como um todo, a grande maioria dos setores é uma tremenda bagunça, mas não é somente uma bagunça por falta de competência ou eficiência, é uma bagunça de má fé, como forma de extorquir, prevaricar, desviar e enriquecer ilicitamente.

    Mas fique tranquilo quanto a uma coisa, seu blog é ótimo, uma referência no assunto, com postagens de alto nível e que norteiam buscas e aquisições nossas, que praticamos esse hobby apaixonante que é o modelismo. Não se preocupe se por causas alheias às suas possibilidades faltarem algumas postagens. Nós, leitores e admiradores iremos entender.

    Um grande abraço, parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Ricardo,

      Fiquei muito feliz por suas palavras e reconhecimento, são palavras assim que me mantém firme com a ideia do blog, pois desistir seria uma vitória para esse governo que só deseja o "sucesso" dos seus chegados e que se dane os outros, mas ainda há de chegar o dia em que isso vai mudar.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas