Reflexão: Car Culture - Uma série que o Brasil não viu

A série Car Culture da Hot Wheels foi um dos grandes sucessos de 2016, mas no Brasil ninguém viu nas lojas, acompanhem.

A Car Culture é a sucessora da Heritage, que por sua vez vez substituiu a Boulevard e antes dela a Garage, e o que isso significa? Que esta linha da Hot Wheels se caracteriza por trazer modelos com rodas Real Riders (com pneus de borracha) e chassi/corpo de metal por 3 dólares (aproximadamente 10 Reais em conversão direta). Eventualmente as miniaturas podem vir com a frente e/ou a traseira pintados, e a roupagem principal é baseada nos carros originais.
Imagem: Divulgação Hot Wheels
Embora possuam as mesmas características físicas, cada uma dessas series tinha uma proposta diferente, no caso da Car Culture os lotes são identificados por segmentos que tem se popularizado nos últimos anos, o primeiro deles foi dedicado aos Carros Japoneses Clássicos com cinco modelos, sendo quatro já conhecidos e o outro um lançamento - no caso, o Mazda RX-3. Como se não bastasse a série ainda estreou rodas criadas especialmente para essa linha.
Imagem: Divulgação Hot Wheels
O segundo lote foi dedicado aos Carros Europeus que também contou com um lançamento, o Volkswagen Golf da geração atual, e a apresentação de uma nova roda, além disso, a pintura das minis era um bom destaque. Para os dois últimos lotes os temas foram Picapes e o de Track Day, todos eles com carros licenciados.
Imagem: Divulgação Hot Wheels
O que chamou a atenção no primeiro ano dessa nova série foram as miniaturas utilizadas, praticamente não se viu os Muscle Car, no foco japoneses e europeus que tem sido muito valorizados nos Estados Unidos em tamanho real. O resultado disso tem se traduzido, aparentemente, em ótimas vendas por lá e no Canadá.

E como ficou o Brasil?
Receber todos os lotes de uma série colecionável por aqui sempre foi um grande problema, basta citar recentemente a Pop Culture, a Retro Entertainment e a Heritage (essa ficou apenas nos dois primeiros mix), linhas que por sinal ainda podem ser encontradas nas lojas de brinquedos.
Imagem: Divulgação Hot Wheels
Em relação a valores, a Pop Culture é oferecida por 35 Reais (10 Dólares), a Retro por 40 Reais (11,40 Dólares) e a Heritage por 25 Reais (7,15 Dólares), ou seja, a Car Culture seria na teoria comercializada por esse preço (embora acredito que ela receberia um acréscimo de 5 Reais).
Imagem: Divulgação Hot Wheels
Por mais que uma marca lance um produto bom quem define o que entra na loja é o proprietário, e quem define o que sai é o consumidor, por isso a pergunta que fica é: Existe mercado para miniaturas colecionáveis no país?
Imagem: Blog Lamley Group
A Car Culture tem a seu FAVOR uma variedade de minis de fabricantes de vários cantos do mundo com pinturas que homenageiam veículos reais e os pneus são de borracha, CONTRA estão a falta de detalhes nos faróis e nas lanternas, e o preço quatro vezes maior que a linha básica (estimativa).
Imagem: Blog Lamley Group
Para o dono de loja ou de uma rede o importante é o produto vender rápido, ficar encalhado é dinheiro parado, e para a ampla maioria Hot Wheels é tudo igual, por isso se não sai também não vai haver novos pedidos, para piorar a economia nacional não tem ajudado e sempre vai haver o problema dos "espertos" que vão pegar todos antes para vender caro no mercado paralelo.
Imagem: Blog Lamley Group
Enfim, que a série é legal isso não se tem dúvidas, mas equilibrar a quantidade disponível no mercado é a grande questão, se for pouco vai gerar uma imensa insatisfação, como foi com determinados lotes da Retro Entertainment, e se for grande vai ficar sobrando nas gôndolas, como ocorreu com o Pack-2 Ghostbusters.

Mas e vocês, o que acharam da série? Haveria demanda suficiente no Brasil? Comentem.

Comentários

  1. De uns tempos pra cá eu passei a escolher mais as miniaturas que entram na minha garagem ou não... vejo as fotos em vários blogs, depois vejo ela "na mão", se me agradar e eu aceitar pagar 10~12 reais em uma mini sem detalhes (farois, coisa que um maistinho fresh metal de 5~6 reais tem) eu pensaria duas vezes em pagar 20~30 reais por uma mini só porque ela tem "pneus de borracha". Aliás, recentemente comprei/ganhei uns modelos da Siku... o preço é justo (na Alemanha, seu país de oridem, estão na faixa de 3 euros e aqui vem por 15~20 reais) frente a uma miniatura bem detalhada e com umas rodas legais... enfim. Acho que ou a má-ttel do Brasil da um jeito de baixar o preço, ou vamos morrer sem ver essas séries.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas