Ferrari 288 GTO

Nos anos 1980 ocorreram dois boicotes as Olimpíadas, a primeira em 1980 na cidade de Moscou foi feita pelos Estados Unidos e outros 69 países em protesto pela invasão do Afeganistão pelos Soviéticos, em 1984 os Soviéticos junto com o bloco socialista dão o troco e boicotam as Olimpíadas de Los Angeles. No futebol, a Itália torna-se tricampeã jogando em casa e a Argentina torna-se bicampeã no México.
E por falar em esporte, o carro da vez é uma Ferrari projetada para as pistas de corridas e que também ganhou as ruas, falo da Ferrari 288 GTO. Apresentada ao mundo em 1984, ela marcou o retorno da marca as corridas de turismo da FIA e que para ser homologada precisava de pelo menos 200 unidades produzidas paras as ruas que assim foi feito. Para a sua motorização, a 288 GTO vinha com um motor V8 de 32 válvulas derivados do Ferrari básico da época (que no caso era a 308 GTB), mas que vinha com dois turbo-compressores que gerava uma potência de 400 cv e torque de 50,6 m.kgf. Na Hot Wheels eu apresento o 288 GTO da série Phil´s Garage de 2010 com pintura metálica preta e rodas RREx´s.










Acima quatro opções de cores da Ferrari

Nas olimpíadas dos anos 1980 o Brasil teve como destaques a medalha de ouro de Joaquim Cruz no atletismo nas olimpíadas de 1984 e Aurélio Miguel no judô nos jogos olímpicos de 1988. No futebol, a seleção brasileira de 1982 foi considerada umas das melhores de todos os tempos, mas não levou a copa de 1982 sendo derrotada pela dona da casa, a Itália.
Falando da míni, um modelo da série Phil's Garage que traz mínis desenhadas por grandes design da Hot Wheels e no caso dessa Ferrari a assinatura é de Phil Riehlman, um modelo realmente muito lindo e detalhes como pinturas nos faróis dianteiros, traseiros, marca e logo da Ferrari na frente e atras, um interior que se não tem pintura, apresenta os elementos dos consoles e por fim as rodas RREx's que só podem ter sido projetadas pensando nas Ferrari's. Essa míni eu consegui via Mercado Livre em julho de 2012.

Quer saber mais sobre as Olimpíadas de Moscou 1980? Acesse aqui no site do UOL.

E também quer se aprofundar sobre as Olimpíadas de Los Angeles em 1984? Acesse aqui no site do UOL.

Por fim, quer saber mais sobre a Ferrari 288 GTO? Acesse aqui um especial do site Best Cars.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas