Especial Carros Brasileiros


Estava faltando fazer um especial dedicado aos carros brasileiros, mas não vai ser dessa vez que vou falar dos modelos feitos um dia pela genuína indústria brasileira, vou falar dos modelos feitos pela montadoras estrangeiras que aqui chegaram, se estabeleceram e que possuem modelos na escala 1:64.


A Volkswagen é a montadora que possui o maior número de carros com miniaturas lançadas que foram criadas ou produzidas no Brasil, em 2013 ela completou 60 anos de produção de carros em solo brasileiro que possui entre os seus destaques a criação do esportivo SP2 na década de 70 e o Brasília na mesma época, enquanto um não vingou em vendas em função da sua motorização extremamente fraca para a proposta, o segundo teve uma vida longa que gerou outros modelos para a família. Dos modelos criados lá fora e produzidos no pais o destaque vai para os mitos Fusca e Kombi, sendo que o segundo permanece em produção até os dias atuais mantendo o mesmo design da segunda geração. Em tempos atuais, a Saveiro Cross, picape pequena criada a partir do maior sucesso de vendas da marca no Brasil, o Gol, é o modelo recente com um design realmente belo.

Acima os Volkswagen SP2 e Brasília desenvolvidos no Brasil.
Acima o Fusca e a Kombi que não foram criados em solo brasileiro, mas foram produzidos e fizeram um enorme sucesso.
Acima a Volkswagen Saveiro Cross, picape derivado do Gol, que foi desenvolvido no país.

A GM se destaca com a Chevrolet, sua marca principal no Brasil que tem no seu portfólio aquele que é considerado outro mito, o Opala, criado em solo brasileiro e lembrado até os dias atuais como um grande "Muscle Car" digamos assim, o carro tem uma legião de fãs ao longo do território e teve uma vida longa sendo criado na década de 70 e aposentado no início da década de 90 do século XX, a versão SS de duas portas, fastback é a mais lembrada pelos apaixonados.


A Ford é outra montadora que esta no Brasil a bastante tempo, desde os anos 1920, no entanto, é na década de 70 do século XX que se observa o modelo que deixou mais saudades, estou falando do Maverick, criado em terra Yankes e produzidos em solo brasileiro para peitar o Chevrolet Opala e o Dodge Charge nacionais, entre as suas três versões a mais aclamada é a GT que vinha com motor V8 302 com quase 200 cv de potência, além disso, o seu design inspirado no Mustang o deixava muito bonito. Na atualidade o Focus de origem estadunidense é um dos seus grandes modelos "nacionais", isso porque no mundo globalizado que vivemos, o carro é montado na Argentina com mais de 50% de peças produzidas em terras brasileiras, já o Ford Fiesta esta entre nós desde meados dos anos 1990 com montagem e produção de mais de 75% das peças feitas localmente.

Acima o Ford Maverick Grabber criado nos Estados Unidos, mas que foi produzido no Brasil.
Acima o Ford Fiesta produzido em terras tupiniquim e o Focus produzido na Argentina com mais de 50% de peças nacionais.

A Chrysler esteve no Brasil entre os anos 1950 e início dos anos 1980, entre os vários modelos que foram produzidos os mais lembrados são o Dart, o Charger e o Polara. Em 2014, a Hot Wheels apresentou o 1974 Dodge Charger Brazilian, um modelo feito a partir do Dart que deixou muitas saudades nos dias atuais.

Mas alem dessas marcas que já estão no país a muito tempo produzindo carros que contam a história de vários brasileiros, tem outras marcas europeias e asiáticas que chegaram para conquistar o coração dos apaixonados por esse equipamento chamado carro.

Acima a picape japonesa (ÁsiaMitsubishi L200/Triton e o francês (Europa) Citroen C4.

Muito bem, falando de "carros brasileiros" o mês de abril vai ser quase todo dedicado a eles, vamos ver alguns modelos do passado que deixaram saudades e os modelos atuais que desfilam pelas ruas brasileiras no Especial Brasil 2 começando na próxima segunda-feira, até lá.

[Postagem atualizada com novos dados e imagens em 04 de setembro de 2016]



Comentários

  1. poh... show de bola essa postagem.... vou compartilhar no face ok?? abçs

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos modelos sendo que alguns deles eu já tenho no qual para mim é uma relíquia no qual eu guardo eles no meu nicho de coleção. E também queria esses outros modelos no qual eu não tenho e gostaria de perguntar a vocês como eu faço para conseguir os Mitsibichi L200/ Triton e as Saveiros Cross

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações,

      As picapes em questão o melhor lugar para procurar é no site Mercado Livre.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas