Anos 1970: '73 Pontiac Firebird Trans Am

O ano de 2014 só esta no início, por isso o ano anterior ainda esta vivo na memoria, e é interessante observar como estava o mundo a quarenta anos atrás. A população mundial era de 3,9 bilhões de pessoas, as cinco maiores economias do mundo eram Estados Unidos, União Soviética, Japão, Alemanha Ocidental e França. A população brasileira era de 105 milhões de habitantes, e o país era a 13.ª economia do mundo, é... muita coisa mudou nesse período! Em relação ao mundo dos carros, a GM apresentava uma novidade no Pontiac Firebird que dividiria opiniões, o desenho de um pássaro flamejante no capô, que se tornaria uma marca da versão Trans Am ao longo dos anos 1970 e 1980. Na motorização, o destaque ficava para o motor V8 455 SD (Super Duty) que gerava 370 cv de potência (extraoficialmente), uma raridade nos dias de hoje, já que apenas 252 unidades do Trans Am foram produzidos. Na Kyosho eu apresento o Pontiac Firebird Trans Am da série American Collectors de 2012 com pintura vermelha e rodas com pneus de borracha.







Abaixo com a versão da Mainline Hot Wheels de 2013.



Particularmente eu gosto muito dos modelos do Firebird dos anos 1970, ele foi um dos únicos a manter a sua proposta de carro esportivo musculoso, numa período em que o combustível estava nas alturas por conta da crise no Oriente Médio. 

Em relação a mini, é simplesmente mais um projeto belíssimo da Kyosho, uma marca japonesa que procura fazer jus a filosofia do país de fazer algo com a máxima perfeição possível, o que pode ser observado em vários dos seus detalhes. 

Essa miniatura eu consegui com o Muriel da Curitiba Custons em fevereiro de 2013.

Veja mais sobre o ocorreu em 1973 acessando a postagem Historia econômica do ano de 1973 do blog Stravaganza (em português).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas