Esp. Brasil 4: Ford Focus

Substituir um grande clássico por um novo projeto em sintonia com a atualidade não é algo fácil, exige muita pesquisa de mercado, muito tempo na prancheta de desenho e vários testes. Com o Ford Focus foi assim, ele surgiu em 1998 com a missão de substituir o Escort na Europa e em outras partes do mundo, e para aumentar o desafio havia ainda a disputa com os carros das outras marcas que se renovavam ou também surgiam, mas o Focus conseguiu se sair muito bem por lá. No Brasil ele chegou em 2000, montado na Argentina com partes dos componentes fabricados no Brasil, para esta primeira geração a motorização era composta de um quatro cilindros ZETEC de 1,8 ou 2,0 litros com 115 e 130 cv de potência. Na Matchbox eu apresento o Ford Focus da linha básica 2005 com pintura amarela e rodas 9Y.








Abaixo com a versão de segunda geração da Hot Wheels.
Abaixo as três gerações, sendo que a terceira na cor preta é da Greenlight.


Além da mecânica atualizada, o Ford Focus trazia também um ótimo espaço interno, um painel com design original, ajuste elétrico do banco do motorista, computador de bordo, airbag frontais para os ocupantes da frente, freios ABS dentre outros. Embora montado na vizinha Argentina, o Focus assume status de nacional porque tem peças fabricadas aqui, além dos motores, e ainda a isenção dos impostos de importação em função do Mercosul que ambos os países são signatários. Em relação a mini, a tempos eu procurava uma versão da primeira geração do Focus que me agradasse, gosto muito desse carro, mas o que tinha visto até agora em outras marcas não havia me empolgado, até encontrar esse modelo da Matchbox na internet, tudo bem que é uma versão duas portas que no Brasil não é comercializada, mas ele representa muito bem a primeira geração. Essa mini eu consegui com o JAF (João Fernandes) via Mercado Livre em março desse ano, para quem não conhece, ele é um dos grandes colecionadores do país com uma belíssima coleção bem variada. 

Um fato curioso com essa mini é que ela havia sido dada como perdida pelos Correios junto com outras três que estavam na encomenda, mas para minha grata surpresa o João me informou no início dessa semana que a empresa havia localizado o pacote, e quando foi nesta quarta-feira efetuaram a entrega a tempo de participar do especial, isso foi extremamente positivo porque com essa seriam oito postagens soltas sem data definida para estrear em função da ausência das minis para fotografar.

Saiba mais sobre o Ford Focus acessando Paixão a primeira curva no site Best Cars (em português).


Comentários

  1. Parabéns, Doalcey. Excelente postagem e fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações João,

      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado, eu é que lhe agradeço também pelo ótimo negócio e aquisição, pois esse Focus é lindão.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas