1985 Toyota 4Runner

Os SUV ganhavam terreno nos anos 1980, as montadoras americanas dominavam o mercado, mas os japoneses resolveram abocanhar uma parte desse bolo, é caso da Toyota com o 4Runner, acompanhem.

No início da década de oitenta do século XX a Toyota havia feito uma ampla reformulação na Hilux, e de olho no segmento dos utilitários resolveu "adapta-la", surgia assim a 4Runner. A primeira geração lançada em 1984 é composta por modelos de duas portas, olhando pela lateral a impressão que se tem é que a Toyota colocou uma capota, retirou o vidro traseiro e acrescentou os bancos traseiros, curiosamente, o resultado ficou muito bom. No comparativo com outros do seguimento da época, a 4Runner é um legitimo 4x4 que encarava qualquer terreno (inclusive o transito das cidades), na motorização a opção era o quatro em linha de 2,4 litros que rendia 116 cv na versão de 1985 com injeção eletrônica. Na Matchbox eu apresento o '85 Toyota 4Runner da linha básica 2014 com pintura cinza escuro e rodas 5 Spoke.












Em alguns mercados, como o Japão, a 4Runner de primeira geração foi chamada de Hilux Surf - por ser uma variação da picape de mesmo nome -, e foi desse mesmo país que ela foi montada e encaminhada para vários mercados, principalmente o americano, onde nos dias atuais é muito cultuada.

Em relação a mini, a Matchbox sempre seguiu uma linha sóbria na produção, ou seja, sem os exageros da marca "irmã", isso é positivo porque garante uma semelhança maior com o carro original, é o que se observa com a Toyota 4Runner 1985 que é muito bonita com detalhes que incluem a presença de retrovisores e teto solar, o ponto fraco é a ausência de pintura nos faróis, por exemplo, mas é a linha básica.

Esse exemplar eu consegui com o amigo e grande colecionador de Porto Alegre, Nilton Sheng (Newtcs), em janeiro desse ano.

Veja mais sobre o utilitário no retrospecto Toyota 4Runner do site da Wikipedia (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas