As picapes e os utilitários

As sextas-feiras do blog serão dedicadas as picapes e utilitários japoneses, mas antes de falarmos delas vamos conhecer um pouco mais dos dois segmentos, acompanhem.

As picapes surgiram no início do século passado na medida que os carros de passeios se popularizavam, no início tinham como objetivo principal servir as necessidades do trabalho, seja na zona rural ou na urbana.
Picape Ford 1929 da Hot Wheels, primeiro modelo a sair de fabrica com carroceria de metal
No entanto, o seu crescimento ocorreria mesmo após a segunda grande guerra mundial, principalmente nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, pois havia uma necessidade de se recuperarem dos altos custos gerados pelo conflito, e transportar o que se produzia era vital.

A necessidade de conforto
1956 Chevrolet Série 3100 (esquerda) e a Chevy 1962 da Hot Wheels
Os anos 1960 marcam o início de uma virada nas picapes, pois o consumidor não estava mais apenas em busca de força e robustez, queria também bancos confortáveis, ar-condicionado e suspensão macia, pensando nisso as montadoras se mexem procurando atender essas necessidades.

Os benefícios da crise do Petróleo
1972 Datsun 620 da Hot Wheels, modelo de pequeno porte da Nissan
Quando olhamos para a crise do petróleo nos anos 1970 só enxergamos prejuízos para os carros, mas não foi bem assim, alguns seguimentos como o das picapes se deram bem, isso porque as necessidades de redução do consumo foram mais brandas com elas e em vários países o diesel foi subsidiado para evitar um aumento maior da inflação proveniente dos transportes. Nesse cenário modelos de pequeno e médio porte se deram melhor.

Anos 1980, o início da era dos utilitários
Ford Bronco 1985 da Hot Wheels, o modelo possui o estepe pendurado na traseira tal como é nos dias atuais em muitos modelos montados no Brasil
A quem diga que os utilitários, depois denominados de SUV (Sport Utility Vehycle - Veículo Esporte Utilitário) começaram com a Jipe ainda nos anos 1970, no entanto, foi nos anos 1980 que eles começaram a ganhar espaço nas ruas das cidades, isso porque eles aliavam as características das picapes com o espaço interno e conforto dos carros de rua.

A consolidação das picapes e utilitários nos dias atuais
Ford F150 2009 da Hot Wheels, a série F da Ford é líder absoluta do mercado americano a quase 30 anos
Para o século XXI, as picapes continuam tão boas de trabalho quanto antes, alias, hoje estão bem melhores o que torna o serviço muitas vezes bem mais prazeroso, só que os utilitários não ficaram para traz tirando inclusive o espaço das station wagons, pode-se dizer que eles são as wagons dos novos tempos com suspensão elevada e jeitão de cupê.

As picapes e utilitários japoneses

Carros para trabalho não são novidade para a indústria automobilística japonesa, pois os primeiros modelos desenvolvidos foram exatamente com esse fim, principalmente depois da segunda guerra mundial. As marcas que se destacaram nesse período foram a Toyota, a Honda, a Nissan, a Subaru e a Mazda com os seus respectivos modelos.
1978 Subaru BRAT da Hot Wheels, uma curiosidade, o modelo possuí dois bancos ao contrário na caçamba
No início elas eram pequenas ou médias com o foco no trabalho, isso quer dizer que conforto não era algo disponível, mesmo assim aos poucos foram conquistando mercados especialmente o americano a partir dos anos 1970.
Toyota Hilux 1987 e a Toyota Tundra 2010 da Hot Wheels
A partir da década seguinte ganhariam ainda mais importância graças a qualidade do trabalho nipônico, preço e consumo, chegando aos dias atuais como sonho de consumo em vários mercados mundiais.

É claro que o assunto não se esgota aqui, para este mês o blog preparou uma seleção com alguns deles para que possamos entender assim o sucesso desses dois seguimentos, não deixe de arrumar um tempinho na sua agenda para acompanhar.


Comentários

  1. Doalcey Rocha,
    As picapes são um dos temas que eu mais gosto de colecionar. A toyota da serie cool classics foi minha ultima aquisição.
    Parabens, mais uma bela reportagem.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Excelente post amigo Doalcey Rocha,gosto muito das picapes.as mais antigas clássicas são as mais belas..muito ótimas informações sobre a historia dos carros..e as minis ai pra nos lembrlembrar!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas