Ford Mustang - Os séries especiais

As segundas-feiras do mês de fevereiro no blog serão dedicadas ao Ford Mustang, que neste ano continua na comemoração dos 50 anos, por isso vamos a mais curiosidades, dessa vez são os séries limitadas.

Quando se fala em versões do Mustang a maioria só lembra dos modelos preparados pela Shelby, mas houve outras que deixaram a sua marca, alguns mais e outros menos, por isso o blog fez um apanhado de alguns deles, acompanhem.

Ford Mustang GT/CS
Ford Mustang GT/CS da Matchbox
Algumas concessionárias em 1968 ofereceram uma edição limitada em cinco mil unidades do GT acrescida da sigla "CS" de Califórnia Special, entre os diferenciais estavam as calotas do GT e as lanternas traseiras do Shelby, era uma opção para quem queria as características externas do devorador de estradas sem pagar a mais por isso.

Ford Mustang Boss
Ford Mustang Boss 302 da Kyosho
Um dos mais emblemáticos, o Boss foi criado para participar das provas da Trans Am que obrigava na época que uma quantidade limitada para as ruas fosse produzida, duas versões foram lançadas em 1969, o 302 com motor V8 de 5,0 litros com 290 cv e o 429 com motor de 7,0 litros e 375 cv de potência. Do primeiro apenas 1.628 unidades foram montadas e do segundo apenas 859.

1976 Ford Mustang Cobra II
Ford Mustang Cobra II da Johnny Lightning
A segunda geração é uma das mais odiadas pelos apaixonados pelo Mustang, e motivos não faltam. Entre 1974 e 1978 o Pony Car assumiu um perfil menor, conservador e sem graça, como forma de tentar contornar isso a Ford lançou algumas edições especiais como a Cobra II que trazia grandes defletores dianteiros e traseiros, capô com entrada de ar e uma serpente no lugar do cavalo. Na mecânica o motor era o V8 302 com 134 cv de potência.

Ford Mustang II Monroe Handler
Ford Mustang II Monroe Handler da Hot Wheels
Em 1977 a fabricante de amortecedores Monroe Handler e a revista Hot Rods apresentaram um Mustang II especial modificado externamente, e na mecânica também. O objetivo principal era divulgar a nova linha de amortecedores da marca, mas a receptividade foi tão boa que mais seis modelos foram produzidos no ano seguinte e sorteados em uma promoção que contou ainda com a participação de outras marcas incluindo a própria Ford.

Ford Mustang Turbo
Ford Mustang Turbo da Hot Wheels
Em época de combustível escasso e caro as montadoras precisavam buscar maneiras de garantir bons desempenho sem prejudicar o consumo, a Ford resolveu adicionar um turbo compressor de fabrica ao motor quatro cilindros de 2,3 litros do Mustang, nascia assim o primeiro modelo do carro "Poney" com o sugador de ar.

Ford Mustang SVO
Ford Mustang SVO da Hot Wheels
Em 1984, a Ford fez melhorias no Turbo Mustang em itens como: o sistema de resfriamento de ar do turbo isso permitiu que o motor atingisse 175 cv de potência, além disso, retrabalhou a suspensão, colocou freios a disco nas quatro rodas, fez melhorias no câmbio, colocou rodas maiores e o resultado foi um dos melhores Mustang dos anos 1980, considerado melhor de curvas que a Ferrari 308 e do que o Nissan 280zx em aceleração.

Ford Mustang Boss 302 Laguna Seca
Ford Mustang Boss 302 Laguna Seca da Hot Wheels
No passado o Boss 302 surgiu para fazer frente ao Chevrolet Camaro Z/28 na Trans Am, nos dias atuais o pensamento continua sendo as corridas, mas o objetivo é garantir a presença das duas marcas: Ford e Mustang no imaginário de todos. A potência continua de sobra, são 450 cv com torque de 52,5 m.kgf em um motor V8 de 5,0 litros, e mais uma vez a produção é limitada, apenas 1.500 unidades.

É claro que a quantidade de edições com poucas unidades produzidas do Mustang é maior, tanto aquelas feitas diretamente pela Ford, como as lançadas pelas preparadoras, mas com o tempo elas estarão aparecendo por aqui no blog, enquanto isso, não deixe de acompanhar os modelos selecionados para o especial de fevereiro.

[Postagem atualizada com a inclusão do Mustang Cobra II em 07.01.2017]

Comentários

  1. Ótimo trabalho de pesquisa, ótima retrospectiva do Mustang na história da Hot Wheels, se isso que fazemos, tiver alguma influência para eles que lançam os modelitos que colecionamos, declaro:
    "- Os carros musculosos da Ford e GM são os meus objetivos de exemplares..."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas