Minis in Foco Garagem: Trocando as rodas de uma miniatura

Depois de um tempo o colecionador começa a ter ideias de como melhorar o visual de suas minis, e o primeiro desejo é o de trocar as rodas, mas como fazer isso? Acompanhem nessa nova sessão do blog.

A ideia de abrir esse espaço é antiga, vem desde janeiro do ano passado, mas infelizmente nunca pôde ser levada a diante, mas agora com a ajuda do amigo e um dos melhores customizadores do Brasil, o Luiz Kazuo, o espaço esta sendo inaugurado, e como ponto de partida o primeiro tutorial vai lhe mostrar uma das possibilidades de trocar as rodas de uma miniatura Hot Wheels.

1.º Passo - Escolhendo a miniatura e as rodas
Separando a mini e os pneus (lembrando que rodas com pneus de borracha não são comercializados)
Se essa for a sua primeira tentativa é melhor escolher modelos que não ira sentir falta em sua coleção, pois eventuais erros podem acontecer nas primeiras vezes do processo e você não quer perder aquela mini que suou para conseguir, correto? Em relação as rodas com pneus de borracha, elas não são comercializadas isoladamente, e por isso as que deseja terão que vir de uma outra miniatura que as tenha.

2.º Passo - Ferramentas para o serviço
As ferramentas para o trabalho de customização
São elas: uma broca de 2,0 mm, uma de 4,0 mm, um tubinho de plástico (pode ser de caneta esferográfica ou de isolamento de fio de 2,5 mm2), furadeira de 1/4" ou parafusadeira/furadeira sem fio, estilete e alicate pequeno (os dois últimos não estão presentes nas imagem a cima) e parafusos auto atarraxantes cabeça chata Philips ou fenda de 2,1 mm x 6 mm ou similares.

3.º Passo - Organizando as ferramentas
Na imagem a furadeira com a broca de 2,0mm e o tubinho vermelho prontos para perfurar o rebite
Inicialmente vai precisar da furadeira, da broca de 2,0mm e do tubinho de plástico.
A broca de 2,0mm é a primeira peça a ser colocada na furadeira, ela serve para fazer o furo pequeno que ira facilitar o trabalho da broca de 4,0mm;
Depois coloca-se o tubinho na broca, ele serve para limitar o tamanho da penetração no rebite;

4.º Passo - Começando a furar.
A espuma é uma opção que pode ser utilizar para evitar arranhões na mini e na mesa no momento de furar
Os Hot Wheels vem com a carroceria e a base fixados por um rebite, que só pode ser removido quebrando, é onde entra as ferramentas do 3.º Passo.
Imagem mostrando o rebite sendo furado com a broca de 2,0mm
Para furar é preciso segurar firme a miniatura, a velocidade utilizada deve ser baixa e a penetração deve respeitar o limite do encaixe de cada mini.
O espaço marcado com duas linhas vermelhas entre o rebite e o tubinho vermelho da imagem servem para indicar os limites máximos de perfuração da broca de 2,0mm no ponto de encaixe do rebite.

Tamanho para o encaixe dos rebites em diferentes modelos de miniaturas:
* Picapes e SUV - os encaixes do rebite são longos;

* Carros de rua e esportivos - os encaixes são médios;

* Supercarros e de corrida - os encaixes são curtos.

Para evitar que a broca saia do outro lado utiliza-se o tubinho de plástico, que estabelece o limite máximo de entrada da broca de acordo as medidas de cada modelo de miniatura.

5.º Passo - Quebrando o rebite
Furando com a broca de 4,0mm no mesmo furo aberto com a broca de 2,0mm
Depois de furar o rebite com a broca de 2,0mm substitua a mesma pela de 4,0mm.

Novamente em velocidade baixa fure o rebite até que quebre-o, separando assim a carroceria e o chassi.
Imagem mostrando o rebite rompido (quebrado)

6.º Passo - Quebrando as garras que prendem o eixo
Utilizando o alicate para quebrar as garras que prendem os eixos
O eixo dos Hot Wheels são preso em garras, são três ao todo em cada eixo. A maioria dos modelos da marca vem com chassi de plástico, para eles utiliza-se um estilete para cortá-los permitindo a liberação dos eixos.

Para chassi de zamac (liga de ferro) utiliza-se um alicate que deve ser posicionado na diagonal (ligeiramente inclinado) e depois efetua o corte.

7.º Passo - Unindo a carroceria e o chassi novamente.
Parafusando no lugar onde estava o rebite
Coloque o eixo com as rodas, junte as partes da miniatura e depois parafuse, para esse procedimento você vai utilizar um ou dois parafusos (um em cada furo) auto atarraxante cabeça chata Philips ou fenda de 1,6 mm x 6 mm ou similares, e uma chave que pode ser Philips ou fenda que encaixe firme no mesmo.
Medindo o comprimento do encaixe na dianteira para definir o corte do parafuso

Obs.: Para miniaturas esportivas com a altura da dianteira pequena, deve-se fazer um corte na ponta do parafuso deixando-o com 4,0mm de comprimento para evitar que atravesse a mesma.
Exemplos de parafuso atarraxante inteiro (esquerda) e partido (direita) para encaixar em miniaturas com dianteira baixa
Finalizado, agora a sua miniatura esta com as rodas que considera ideais. Lembre-se, todo o trabalho envolve prática, por isso até ter certeza que já domina o ofício é bom ir praticando em outras miniaturas como, por exemplo, as de perfil infantil.
Projeto pronto, a mini da esquerda com as rodas de plástico e a da direita com pneus de borracha
Abaixo o '65 Mercury Comet Cyclone da série Cool Classic, a esquerda o original e a direita o customizado que teve as rodas substituídas e a dianteira rebaixada, só que esse detalhe é uma outra história...

Agradecimentos ao Luiz Kazuo que cedeu as imagens para o post e também orientou na realização do passo-a-passo.

E você, o que acharam? Gostaram? Querem acrescentar alguma outra informação? Fique a vontade para falar nos comentários e até mesmo indicar outras customizações.


Comentários

  1. Otimas dicas! Ja aprendi um pouco mais
    Agora falta coragem pra por em prática .

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    1. Ola Vinicius,

      Comece com as minis indesejadas, como as infantis, depois de adquirir confiança parta para as desejadas da coleção.

      Abração,

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  2. Gostaria tb q nesses posts de como fazer...pudessem tb dar dicas de como adquirir os materiais, tipo, as rodinhas diferenciadas, brocas, parafusos, etc....até pq muita gente não tem a mínima noção de onde conseguir.

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    1. Saudações Luisinho,

      Sugestão anotada, lembrando que conforme o post, as rodas não são vendidas separadamente, você terá que sacrificar de alguma outra mini que as possua.

      Obrigadão e abraços,

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  3. Sou iniciante em customizações, o tutorial orienta que removamos o eixo todo da mini doadora, ou seja, terei que escolher uma mini doadora que tenha comprimento do eixo igual à receptora.
    Se eu quisesse trocar as rodas de um Lincoln Continental HW iria ter dificuldades, pois o eixo desta mini é meio curta...
    Como poderia contornar a situação?
    Obrigado

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    1. Saudações meu caro,

      Nesse caso você vai ter que cortar a cabeça dos eixos da mini doadora e da receptora com um alicate, para que dessa forma possa retirar as rodas, depois de colocar as rodas desejadas no eixo com o cumprimento desejado você coloca um pequena gota de cola super bond na ponta onde removeste a cabeça do eixo, evitando que as rodas saíam. Agora antes de realizar o procedimento verifique se as rodas vão caber direitinho na mini receptora.

      Abração,

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    2. Já achei a doadora. Já removi os eixos comasrodasdo chassi. Agora preciso escolher a receptora,poisa fila está grande ! rsrs

      Obrigado

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  4. Gostei muito da disponibilidade do conhecimento. Parabéns. Logo logo começo nesse mundo maravilhoso. Abração

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  5. foi legal, mas faltou a parte de retirada da rodas dos eixos, e depis do corte dos fixadores dos eixos, como fixamos os eixos novamente ???

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