Especial Clube Hot Wheels Brasil

A história de um dos maiores clubes brasileiro dedicado aos colecionadores de Hot Wheels, acompanhem.


O Clube Hot Wheels Brasil nasceu em 09 de setembro de 2007 e ele não tem nenhuma ligação com a Mattel (proprietária da marca Hot Wheels), seu criador foi o Marcelo Hirschman, ou como é conhecido no Clube - Marcelo DT. A ideia surgiu de uma discussão na comunidade do finado Orkut, o Marcelo então resolveu tomar a iniciativa e com a ajuda de um amigo o Murilo Gianetti registrou o domínio, contratou o provedor, criou o logo e com a sua experiência em sites o colocou para funcionar.


Mas não pense que foi fácil, a construção do fórum principalmente, envolveram muitas madrugadas e tudo no inicio sendo feito sozinho, mas como o hobby tem muitos apaixonados logo apareceram outros para ajudar como o Ralpho que organizou as inscrições e depois a Mônica (Mistery). 


Até 2013 o Fórum tinha quase 2.000 membros, no entanto cerca de 600 membros eram ativos, isto é, postavam e participavam das discussões. Além dos membros, existem também os sócios que possuem algumas exclusividades no Clube e no Fórum como a prioridades na reserva das minis exclusivas, recebimento de materiais exclusivos com a marca do Clube Hot Wheels Brasil e a opção de poder anunciar trocas e vendas de miniaturas. Com relação aos sócios, eles eram 320 com 150 que participam de forma ativa na época.



Hoje para tocar o Fórum principalmente, o Clube conta com a colaboração de novos moderadores como o Wailler Corrêa que ajudam a manter o mesmo organizado e ativo, além é claro, do Marcelo DT, embora eu continue no quadro da moderação a minha participação não é mais ativa em função das necessidades do dia-a-dia. Outros nomes passaram pela função como a Monica (Mistery), o Flavio (Top Ferrari), o Luiz (LKS), o Rodrigo (T-Wheels), o Paulo (Big Bond), o Roger, o Junior (Jupiter) e o Chrystian.


Para o colecionador que busca informações de forma organizada sobre Hot Wheels e outras marcas o fórum ainda é uma das melhores opções, é claro que a quantidade de debates que são realizados nos dias atuais é pequena em função das redes sociais, mas o espaço continua aberto.

Ainda sobre o fórum, outros pontos interessantes no fórum é a possibilidade de se criar um espaço próprio (a chamada garagem) onde você pode mostrar o que tem na sua coleção e as suas novidades independente da marca.

Fora do mundo virtual o Clube Hot Wheels Brasil continua apoiando os encontros de colecionadores por todo o país, e até 2014 sob o comando da Mônica Mystery organizava os encontros mensais no Centro Comercial Jabaquara em São Paulo, os encontros semanais no sambódromo de São Paulo, no Autoshow e os eventos beneficentes na Obra Social Santa Clara e São Francisco também em São Paulo.


Só que a história do CHWB vai além de ser um ponto de encontro para colecionadores, no passado vários concursos de customização, dioramas e fotografia foram realizados, sendo que um deles levou a produção de uma mini exclusiva do vencedor pelo Clube (confira aqui o post com o modelo), sem dúvida muitas atividades, tudo isso tendo como resultado uma comunidade ordeira e em paz com debates que só engrandeceram o hobby e principalmente a paixão por essa marca de miniaturas chamada Hot Wheels.



As miniaturas exclusivas do clube
Em nove anos de atividade o CHWB sempre procurou lançar ao menos um modelo por ano de uma miniatura customizada da Hot Wheels, algumas como o Volkswagen SP1, a Ferrari 288GTO sem pintura principal, o Dodge Coronet Super Bee de corrida, os Ford Maverick (confira aqui e aqui), o Chevrolet Opala e as Drag Bus e Drag Truck se tornaram grandes clássicos e são muito procurados pelos colecionadores.

Uma outra característica dessas minis eram as embalagens elaboradas pelo Marcelo DT com um visual muito bonito na frente e a traz, verdadeiras obras de arte.

A presença nas redes sociais
Os anos 2010 ficarão marcados pela migração das pessoas em definitivo para as chamadas redes sociais, cujo a principal é o Facebook seguido pelo Instagram (também de propriedade do primeiro) e pelos aplicativos de mensagem que atualmente é liderado pelo Whattsapp (e advinha a quem pertence?).

O clube esta presente nas duas primeiras com destaque para o Facebook onde possui uma fan page (acesse aqui) com mais de 9.200 seguidores onde se compartilha informações sobre o hobby dos principais meios como Minis in Foco, Lamley Group, Hot Wheels Collectors, Michael Zanorcks e outras fontes que estejam falando sobre Hot Wheels e carros interessantes.

Os debates antes concentrados no fórum hoje migraram para o grupo do Facebook (acesse aqui) que possuí até este post mais de 17.200 membros e uma equipe de moderadores (incluindo a minha pessoa) que procuram manter a ordem e a paz em um espaço onde os colecionadores podem mostrar suas coleções, seus achados e um monte de curiosidades sobre a marca presente no nome do clube.

A parceria do CHWB com Miniaturas de Carros em Foco
É uma parceria que me deixou muito feliz e já dura quase quatro anos, conheci o clube através do blog T-Hunted em maio de 2012 e em julho me tornei membro para logo em seguida me tornar sócio e no período que estou lá fiz algumas amizades fantásticas como o Nilton (newtcs) de Porto Alegre que é o meu grande parceiro na busca de miniaturas Hot Wheels, o Leonado (Leo Hwc) de Minas Gerais que é um cara muito legal e divertido e que também me socorre na busca de miniaturas, o Bruno (Bruno Design) era bem novinho na época em que o conheci, me lembro de tê-lo presenteado com a primeira mini do Chevrolet SS (Opala) de sua coleção, e desde aquele período vem fazendo um ótimo trabalho de customização e reconstrução de miniaturas Hot Wheels, por fim tem o Marcelo (DT) que é uma pessoa fantástica que tem contribuído bastante com as minhas melhorias no desenvolvimento do blog e disponibilizando todas as miniaturas lançadas pelo Clube Hot Wheels Brasil e outras de sua coleção pessoal que foram fotografadas e exibidas em especiais do blog. Outro registro que é bom fazer aqui é que foi através do fórum do clube que conheci a Kyosho - minha marca preferida atualmente de miniaturas na escala 1:64, o que reforça a importância do fórum para a busca de conhecimento.


Como puderam perceber o Clube Hot Wheels Brasil vai muito além do que se ver no Facebook, por ele vários colecionadores conhecidos no país já passaram como membros, sócios e/ou moderadores contribuindo para o enriquecimento de forma positiva do colecionismo, importante também reconhecer o empenho e a dedicação do Marcelo DT que mesmo com os seus outros afazeres continua firme e forte no comando do clube ajudando a garantir que ele continue na sua função de agregar esses apaixonados por Hot Wheels.


Quer conhecer mais sobre o Clube Hot Wheels Brasil? clique aqui.

Conheça também a loja on-line do clube onde você pode adquirir minis exclusivas do mesmo e outros modelos da Hot Wheels, clique aqui.

[Esse post foi originalmente publicado em 26.01.2013 e agora republicado com atualizações]


Abração a todos e vamos lá.


Comentários

  1. Muito boa info sobre o Clube! Faço parte dele a algum tempo, e até deixei de usar por conta de problemas que aconteceram envolvendo a minha conta... Mas curti bastante a história e a informação que você trouxe, não sabia de muita coisa! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, veja logo essa questão e retorne para continuar promovendo as discussões sobre o nosso hobby.

      Excluir
  2. Doalcey, ese Nascar nº 72 blanco y rojo está espectacular.
    Abrazos!
    Juanh Racing Team
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juanh, esse Dodge Coronet Super Bee é muito lindo mesmo e a pintura de corrida dele é a mais linda que já vi numa miniatura Hot Wheels. Abração.

      Excluir
  3. E aí Doalcey, mais uma belíssima reportagem!
    Parabéns pelo Blog sempre recheado de informações!
    E pelo sorteio desta maravilhosa mini, a minha virá acompanhada
    de 2 Maverick's do Clube! heheeh

    Abração,
    Newton (newtcs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá New, que bom que gostaste do especial, considero muito importante esta divulgando o clube para o pessoal saber que tem um espaço onde se pode falar do nosso hobby. Essa míni é linda mesmo e os Maveco eu também fiz questão de garantir os meus, agora é esperar março para recebê-las. Abração.

      Excluir
  4. Parabéns!!! Esta fazendo um excelente trabalho....

    Estarei esperando a chegada dessa mini, pois tenho certeza q será minha... rsrs

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio, que bom que esteja gostando do trabalho. Quanto ao sorteio, boa sorte. Abração.

      Excluir
  5. Me sinto orgulhoso em saber que essa galera tem se proposto a fazer o que o RLC não faz e não fez em nosso país, só acho que o site podia ser mais dinamico, com reportagens e fotos fora do forum, uma loja com recursos mais modernos e o simbolo do clube em todas as miniaturas exclusivas....minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dário, Boa sugestão, já fica a dica para o pessoal para estar melhorando ainda mais o Clube. Abração.

      Excluir
  6. Parabéns pela matéria, Doalcey!

    Sem dúvida um belo trabalho de pesquisa, com organização, informação e arte.

    Obrigado pelas doces palavras com relação à minha pessoa!!

    Grande Abraço, Sucesso e vida longa ao seu Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júpiter,

      Obrigadão pela visita e pelas palavras, fico feliz que tenha gostado do trabalho, fiz com a ajuda do Marcelo e gostei muito do resultado.

      Abração.

      Excluir
  7. Tenho orgulho de dizer que prestigio desde a época do Orkut, e digo que o nível do debate e da participação, independente da plataforma, só melhorou com o passar do tempo.
    Muita informação e discussão em alto nível, elevando o hobby a outro patamar!

    ResponderExcluir
  8. Tenho orgulho de dizer que prestigio desde a época do Orkut, e digo que o nível do debate e da participação, independente da plataforma, só melhorou com o passar do tempo.
    Muita informação e discussão em alto nível, elevando o hobby a outro patamar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas