O mercado de miniaturas em 2016 e as expectativas para 2017

O ano de 2016 foi muito bom em matéria de lançamentos de novas minis nas fabricantes, no entanto, foi também complicado para o mercado brasileiro, acompanhem.

Os lançamentos de 2016 foram empolgantes em varias marcas, a Hot Wheels como sempre dominou com diversas novidades como: o 2017 Ford GT, o 2016 Chevrolet Camaro SS, o Shelby GT350R, o novo Ford Focus RS, a nova F-150 Raptor, o 2017 Acura NSX, o Alfa Romeo Giulia GTA de corrida e por ai vai. 

Na Matchbox os destaques ficaram para o Skyline 2000GT, o Volvo V60 e outros. A Greenlight estreou o Nissan GT-R (R35), o 1970 e o 1971 Chevrolet Chevelle SS. A M2 Machines apresentou novidades como a Volkswagen T1 picape
Imagens: blog Lamley Group/ Greenlight
A Kyosho trouxe um número limitado de novas miniaturas, mesmo assim foram marcantes como a coleção da McLaren com os seus supercarros recentes, a Lamborghini com a Huracán Super Trofeo e no final do ano com as Ferrari 599XX Evo e a FXX K.

Como puderam perceber a diversidade foi boa e atendeu vários segmentos colecionáveis, só que nem tudo foi maravilhoso para os colecionadores, em especial para os brasileiros que amargam desde 2014 uma crise econômica que tem fechado muitos postos de serviço, e reduzido os ganhos dos trabalhadores trazendo como consequência a redefinição de prioridades, o que acaba por afetar diretamente o colecionismo.

E se o colecionador deixa de adquirir como antes o comércio também acaba sendo atingido, é o que informa, por exemplo, a importadora Califórnia Toys que traz para o Brasil marcas como a Greenlight, a M2 Machines, Johnny Lightning e a Racing Champions MINT. A empresa diz que a aceitação do público dos novos produtos das fabricantes foi positiva, mas o volume total adquirido (com os antigos inclusos) foi 25% menor que em 2015.
Imagens: Greenlight/ M2 Machines/ Johnny Lightning
Em grandes redes como Americanas e Walmart as reposições foram bem menores, os encalhes se acumularam em várias lojas, e consequentemente lotes da linha básica apareceram em pequenas quantidades o que frustrou muitos colecionadores.

Para piorar, séries colecionáveis da Hot Wheels como a novíssima Car Culture não vieram para o país e lotes da Retro Entertainment como a Gran Turismo e Forza Horizon também não apareceram, ficando restrito às novidades para as linhas BMW, Gran Turismo simples e Fast and Furious, sendo esta última limitada a alguns mercados.
Imagens: Mattel
Este ano a expectativa é um pouco melhor, embora a retomada do crescimento vai depender de como vai se comportar a economia brasileira. Entre as fabricantes as novidades são muitas, a Hot Wheels vai trazer uma grande quantidade de novas miniaturas, conforme pode ser observado abaixo e aqui e aqui
Imagens: Mattel/ 1StopDiecast/ Designs Hot Wheels
Na Greenlight a grande expectativa é pelo 1973 Ford Falcon XB como o Interceptor do longa Mad Max, a M2 Machines vai trazer três clássicos da Nissan. A Round 2 controladora da Johnny Lightning, Racing Champion MINT e Auto World promete vir forte com modelos dedicados ao segmento Muscle Car, por enquanto nada de extraordinário, mas para quem gosta do tema os exemplares são bem legais.
Imagens: Round2
A importadora Califórnia Toys vai esta trazendo os modelos das marcas americanas para o país e também estará colocando no mercado os modelos da sua linha Califórnia Júnior e Califórnia Truck que possuem um bom nível de detalhamento e custam pouco mais que um Mainline da Hot Wheels.

Imagens: Califórnia Toys
Enfim, é aguardar a chegada das novidades nas lojas e preparar os bolsos para as aquisições.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas