Série Cool Classic - Uma analise

A Cool Classic surgiu em 2013 com a difícil missão de substituir a série Boulevard, uma tarefa agravada pelas ideias novas que trazia, acompanhem.

Foi no segundo semestre que os primeiros lotes chegaram as lojas, as principais novidades estavam na nova pintura chamada Spectrafrost - uma evolução da Spectraflame dos Super -, e nas rodas Retro Slots com pneus de plástico.

As embalagens eram padronizadas tendo o desenho genérico de um carro na frente que podia vir na cor azul ou vermelha. Para o primeiro ano 30 modelos divididos em seis lotes foram apresentados.
Imagem: site Hot Wheels BR
Em relação as minis, a maioria esmagadora deles eram exemplares de carros americanos - Muscle Car em sua maioria -, muitos haviam sido lançados nos últimos três anos, era o caso do: `67 Pontiac Firebird 400, AMC Rebel Machine, `67 Oldsmobile 442, `68 COPO Camaro, `61 Impala SS e outros. Entre os antigos o grande destaque era o Turbo Mustang que estreava um molde atualizado.


Apesar do foco da Hot Wheels ser sempre o mercado dos Estados Unidos, os clássicos do país não empolgaram os colecionadores e a série não emplacou.
Imagem: site Hot Wheels BR
Para 2014 a diversidade de marcas aumentou, das fabricantes japonesas vieram seis representantes: '87 Toyota Pickup, a Subaru BRAT, os Datsun 510 e o 240z, os Honda S2000 e o CR-X. O Mustang veio forte com o SVO de 1984, o Boss 302 de 1969 e o GT500 Super Snake, todos recém lançados em El Segundo.
Imagem: site Hot Wheels BR
Entre os grandes clássicos estavam o Hudson Hornet, o 1973 Gran Torino, o 1965 Ford Galaxie e o Pontiac Firebird Trans Am 1977 também apresentados a pouco tempo e com pouquíssimas aparições nas séries das Rodas Quentes. A Volkswagen também se fez presente com o Fastback 1965 e o Drag Beetle.

No total foram mais 30 modelos e a lista realmente prometia, mas...

O que não funcionou
O Amphicar é histórico, um veículo projetado para a estrada e para a água, mas quantos desejam ter mais de um?
Imagem da internet
O Straight Pipes e o Astro Funk também tem história, mas quantos realmente os desejam?
Imagem da internet
A cor Spectrafrost é legal, mas quantos carros reais a utilizam?

As rodas Retro Slot também são interessantes, são vazadas, se destacam, mas tem pneus de borracha?
Por fim, valem o preço pedido?

Minis in Foco listou apenas cinco perguntas que poderiam ser muito mais, só que apenas elas ajudam a entender o fracasso da Cool Classic, tanto que o último lote apareceu em apenas algumas lojas do Canadá e do Brasil, sendo que aqui o antepenúltimo e o penúltimo lotes tem modelos nas lojas até hoje (três anos depois).
Para o lojista o que importa é vender tudo, e não alguns. Para os colecionadores fidelidade ao carro real ainda conta muito e rodas com pneus de borracha são um dos bons motivos para justificar um preço maior por cada mini.

Para aqueles que apreciam um determinado tema ou modelo a serie foi uma forma de conseguir mais alguns.

Comentários

  1. Exatamente Doalcey. Deixei de pegar mtos pois o preço era incoerente estavam quase pau a pau com retro sendo cores irreais para modelos e nao eram pneus de borracha.

    Optei pelas algumas da retro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas