Carros reais e suas versões Mini: Picapes Série F da Ford

As picapes Série F da Ford reinam absolutas em vendas nos Estados Unidos tendo ao longo dos anos varias gerações lançadas, acompanhem.

As picapes são o sonho de consumo de vários consumidores nos dias atuais no Brasil, nos Estados Unidos elas se tornaram um desejo realizado a partir do final dos anos 1970 em função da crise do petróleo.

A Ford é uma das companhias que se destacam no segmento mantendo desde aquela época a liderança absoluta em vendas graças aos seus modelos da chamada Série F. A origem da linha remete ao ano de 1945 quando o primeiro modelo foi lançado com o nome de F-1, desde então um total de treze gerações chegaram ao mercado. Minis em Foco separou algumas para mostrar e falar, vejamos:

1951 Ford F1
Ela foi a primeira reestilização que a geração um recebeu - embora seja considerada por muitos como a geração dois -, estreou no início dos anos 1950 com uma nova grade frontal e um novo capô que lhe transmitiam uma maior imponência e robustez. A mecânica era composta pelos motores V6 de 3,5 litros que geravam 101 cv e os V8 de 3,9 litros que fornecia 100 cv de potência com torque de 26,8 m.kgf. 
Imagem: Barrett-Jackson auction
Na escala 1:64 algumas marcas já a reproduziram com destaque na atualidade para o modelo da Welly que vem com pneus de borracha, um bom nível de detalhes e é baratinha.

1956 Ford F-100
Para 1953 a Série F recebia mais uma modificação na primeira geração - que é considerada por lá como geração três - com novamente nova grade, capô e para-brisa envolvente. É nesse período que elas recebem as denominações com três dígitos utilizadas até hoje: F-100, F-150, F-250 e por ai vai. No cofre do motor estavam disponíveis os V6 de 3,7 litros com 115 cv, os V8 de 3,9 litros com 130 cv e 4,9 litros com 138 cv. Atualmente é um dos modelos mais apreciados pelos apaixonados por carros com caçamba aberta. 
Imagem: Pinterest
A picape tem versões atualmente na Greenlight, na Matchbox e na Hot Wheels, nessa última o modelo é customizado.

1979 Ford F-250
A sexta geração foi a que levou a liderança do mercado americano nos anos 1970, visualmente trazia  novos faróis retangulares, grade em forma de colmeia e um interior que ampliava a oferta de conforto e refinamento para o usuário. Na mecânica os motores oferecidos até 1979 eram o V6 de 4,9 litros com 119 cv e os V8 351 de 163 cv e o 400 com 169 cv de potência. 
Imagem retirada da internet
As principais marcas que reproduziram essa geração foram a Johnny Lightning e a Hot Wheels.

1997 Ford F-150
A décima geração é considerado um modelo com visual urbano com suas linhas arredondadas e suaves que procuravam conquistar os consumidores do campo e da cidade. Em relação a F-150 a oferta de configurações disponíveis era imensa com opções de carroceria simples ou estendida, tração simples ou 4x4, transmissão manual ou automática e assim vai... De baixo do capô as opções eram o V6 de 4,2 litros com 202 cv, os V8 de 4,6 litros com 231 cv e o 5,4 litros com 260 cv de potência. 
Imagem retirada da internet
Atualmente apenas a Hot Wheels tem reproduzido a mesma que pode ser encontrada com suspensão normal ou levantada, mas outras marcas no passado já a confeccionaram como a Matchbox e a Racing Champions.

2009 Ford F-150
O visual robusto retornava na décima segunda geração que se destacava com uma grade proeminente, faróis com linhas retas e um desenho intimidador. Internamente ficava cada vez mais com a aparência de um carro de passeio, só que com mais espaço. Na motorização as opções eram o V6 de 2,7 e 3,5 litros e o V8 de 4,6 litros com 284 cv e o 5,4 litros que gerava 310 cv de potência. 
Imagem retirada da internet
A Hot Wheels foi uma das primeiras a trazer a F-150 para a escala 1:64, depois vieram a Matchbox e a Maisto com as versões SVT Raptor.

2017 Ford F-150 Raptor
A paixão por picapes e por velocidade levou a Ford a desenvolver a Raptor, uma versão super off-road da F-150 para quem deseja desbravar terrenos difíceis com agilidade e resistência. A primeira geração foi apresentada em 2009 durante o Sema Show, no ano passado uma nova encarnação chegava baseada na geração atual. Externamente apresenta grade exclusiva com nome 'FORD' que também se faz presente na porta da caçamba, além disso possui suspensão esportiva ligeiramente rebaixada e um desenho bem intimidador. Na mecânica o motor é um V6 Ecoboost biturbo de 3,5 litros que gera incríveis 450 cv de potência. 
Imagem: Ford
Na versão Raptor apenas a Hot Wheels reproduziu até o momento, no entanto, na geração atual a Greenlight, a Matchbox e a Majorette já apresentaram modelos.

São seis fantásticos exemplares que exemplificam bem o que foi este caminho das picapes Ford ao longo dos mais de cinquenta anos em produção, e todo esse sucesso se traduz em grupos existentes em fóruns, redes sociais e físicos onde os apaixonados fazem questão de mostrar os seus bólidos sejam eles antigos ou recentes. No mundo das miniaturas as picapes tem ganhado também muito espaço com uma grande quantidade de lançamentos ocorrendo ao longo dos últimos cinco anos.

Comentários

  1. Ótima. reportagem.
    Doalcey sugiro um comparação das f-100 lançada em 2017 e essa vinho customizada lançada anteriormente.
    Fica a dica.
    Abração

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  2. Cmo sempre uma boa sacada.
    Poderia falar tbm da Power Wagon da Dodge Ram e rival da Raptor.

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