Dia do Halloween: Ecto 1 Ghostbusters Halloween

No Brasil, o Halloween quer dizer "Dia das Bruxas", mas o seu significado original nem sempre teve relação com "bruxarias". O evento tem a sua origem no século V a.C. pelos Celtas que celebravam o Samhaim, uma forma de agradecer pelas boas colheitas do ano e também era o dia em que se acreditava que os espíritos dos mortos do último ano retornavam em busca dos corpos dos vivos para neles habitarem e para evitar tal "maldição" a população se vestia com roupas fantasmagóricas e saiam pelas ruas fazendo muito barulho para afugentar os espíritos.
Os druidas foi um outro povo que celebrava o Halloween como forma de comemorar o final do verão e da fertilidade, isso era feito no dia 31 de outubro (ultimo dia do ano para eles).
No cristianismo o dia primeiro de novembro é utilizado para homenagear Todos os Santos, sendo que a noite anterior (trinta e um de outubro) era para recordar os bons exemplos dos santos e orar pelos antepassados. No entanto, em meados dos séculos XVIII e XIX a véspera do dia de todos os Santos se transformou em um dia festivo em alguns países, celebrado com trajes de fantasia e outras alegorias, com o tempo ocorreu a desvirtuação com a introdução de elementos pagãos como fantasmas, bruxas, duendes e outros monstros de toda a espécie.
A festividade do Halloween é forte nos países de língua inglesa como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, sendo que nos Estados Unidos o evento foi levado pelos Irlandeses em 1840 que fugiam da fome pelo o qual o país passava.
Na Hot Wheels eu apresento o Ghostbusters Ecto 1 da série Halloween 2012 exclusivo da rede Walmart norte-americana com pintura preta, detalhes em verde e rodas 5SP douradas.











Resolvi aproveitar a aquisição dessa belíssima míni para falar um pouco sobre essa festividade que tem ganhado força no Brasil nos últimos anos como mais uma data comercial, no entanto, a história mostra que ela tem um grande significado. Falando da miniatura trata-se de um modelo raro porque no Brasil ela não foi comercializada, é uma série especial vendida apenas nos Estados Unidos, por isso a minha eu trouxe via eBay em setembro.
Em tempo, Halloween é uma palavra do inglês antigo que significa "All hallow´s eve" que em linhas gerais quer dizer "Véspera de Todos os Santos".

Quer saber mais sobre o Halloween? Acesse aqui no site História do Mundo (em português).



Comentários

  1. Doalcey, esse Batmóvel me interessa sim. Tens idéia por quanto ele vai sair? Sempre que tiveres alguma coisa sobrando me avisa pois estou sempre interessado. Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas