Ford - Mercury Cougar 1968

Continuando a falar sobre as três grandes o foco agora serão Os outros "Muscle Car" da Mercury (Ford), Oldsmobile (GM) e Plymouth (Chrysler) que possuem como semelhanças o fato de terem sido descontinuadas pelas matrizes.


O Cougar foi o escolhido para representar a Mercury que era uma empresa criada pela Ford em 1939 para fabricar veículos que ficassem situados entre os básicos e os luxuosos da Lincoln (também da Ford), que ficavam no mesmo seguimento da Oldsmobile e da Plymouth.
Em 1968 o Mercury Cougar (irmão do Ford Mustang) estava com as suas vendas indo muito bem e para melhorá-las ainda mais ele recebia o motor V8 427 de 7,0 L que geravam 390 cv de potência que se aliavam ao seu design com frente longa, grandes portas, linhas angulosas e a grade de frisos verticais que encobria os quatro faróis circulares, por dentro, a sua versão luxuosa disponibilizava volantes com aro em madeira, bancos em couro e painel que simulava madeira. Na Hot Wheels eu apresento o '68 Mercury Cougar da linha básica 2011 com pintura metálica azul e rodas 5SP.














Como as outras grandes a Ford procurou através da criação ou compra de outras marcas ampliar o seu campo de opções, o Mercury Cougar era um exemplo da empresa para aumentar as suas vendas com a plataforma do Mustang criando um carro de tamanho maior e opcionais que não eram disponibilizados para o seu irmão menor em função da sua clientela.
Apesar desse período grandioso os anos seguintes foram alternados entre altos e baixos e a crise econômica dos Estados Unidos combinada a má gestão da Ford condenaram a Mercury a extinção em 2011.

Falando da míni, a pintura procura representar um modelo da época o que ficou bacana, infelizmente como pode ser observado ela tem aquele defeito de fabricação na frente, essa eu consegui na Le Biscuit de Camaçari em agosto desse ano.

Mas e a GM com a Oldsmobile, como se saiu? Confira no post de amanhã.




Quer conhecer um pouco mais sobre o Mercury Cougar? Acesse aqui um especial do site Best Car.



Comentários

Postagens mais visitadas