Especial Marcas: Welly


O Especial Marcas do mês é com a Welly, uma marca de miniaturas diecast fundada em 1979 com sede em Hong Kong, que tinha na produção de minis acessíveis (baratas), mas com qualidade seu foco inicial.


A Welly começou as suas atividades produzindo miniaturas na escala 1:60 e gradativamente observando o mercado ela foi entrando em outras escalas na ordem: 1:38, depois 1:24 e por fim 1:18, o processo foi lento acontecendo na medida que a marca ganhava experiência nessas escalas.
Analise das Características das minis da marca ao longo do post:
Como é observado em marcas como a Hot Wheels, alguns modelos da Welly possuem as mesmas rodas conforme os exemplos abaixo.
Apesar de baratos, os seus modelos possuem um bom nível de detalhes como pode ser observado na traseira do Ford Mustang 1965 abaixo.

Atualmente a Welly possui contrato de licenciamento com mais de 40 fabricantes de veículos e em cada novo projeto e nas escalas maiores o nível de detalhamento e funcionalidades tem aumentado graças aos investimentos realizados.
Abaixo um modelo de viatura da policia com a presença do giroflex, retrovisores e o logo da Chevrolet na grade dianteira.


Um novo seguimento que a Welly tem se feito presente é o de Carros de Rádio Controle (RC) na escala 1:32, trucks na escala 1:12 e RC de plastico na escala 1:24 essa expansão aliada aos crescentes interesses dos colecionadores pela marca levou a construção de uma nova unidade fabril na China que gerou 3.000 empregos diretos que também levaram a fabrica a oferecer modelos de fabricação OEM (modelos produzidos para outras empresas para que essas possam ser vendidas com ou sem a sua marca).
Abaixo um modelo da picape F1 da Ford de 1951, observe o nome e a marca presentes no capô, a grade branca e a pintura cinza nos faróis.


A Welly ao longo dos seus mais de 30 anos de existência tem sido administrada praticamente pelos os seus fundadores o que acaba sendo um fator positivo para o sucesso gerencial da marca.
Abaixo é possível observar a simulação de madeira na carroceria da Ford F1, a pintura dos faróis dianteiros e o teto solar no Porsche Panamera, um bom nível de detalhes para miniaturas consideradas básicas.

Continuar trabalhando com qualidade e dedicação esse é um dos objetivos da marca que tem conquistado um grande grupo de admiradores ao redor do mundo o que é extremamente positivo para que os colecionadores e apreciadores possam dispor de mais opções para compor as suas coleções.
Abaixo é possível verificar a presença de rodas diferentes entre os modelos da Welly que lhe garantem personalidade, principalmente pelo fato de que possuem pneus de borracha.

Quer saber mais sobre a historia da Welly? Acesse aqui no site Diecast-utopia (em inglês).

Quer conhecer o site da marca? Acesse aqui.



Comentários

  1. a Welly é realmente uma bela marca, não sabia que seu inicio foram com os 1/60

    eu desde pequeno ganhava minis em escala 1/39 da welly (isso nos anos 90)
    hoje tenho wellys 1/60 , 1/43, 1/39, 1/32 e 1/24 e com certeza comprarei ainda muitos mais, ainda mais na escala 1/24 onde tem miniaturas fantásticas

    esse Mustang das fotos ainda num tive o prazer de achar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Heitor

      Gosto muito dessa marca também, só acho frustante não encontrá-la na escala 1/60 em quantidade na região onde moro e com relação as outras escalas é dá show.

      Abração,

      Excluir
  2. Gosto muito da Welly, tem uma relação custo x benefício muito boa. Adoro meu fusquinha preto, kombi vermelho e branca, Pajero, corolla branco e fiesta laranja da welly escala 1/60. Parabens novamente pelo blog Doalcey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Modelos maravilhosos esses que você citou sem dúvida, eu também gosto muito da marca, principalmente por essa relação que você citou.

      Abração,

      Excluir
  3. Belíssimos modelos, e gostei bastante dos "closes"! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua matéria! Sou um grande fã desta marca e tenho vários modelos somente na escala 1/60. Quando o dólar estava em baixa, adquiri vários modelos russos da Welly e de uma empresa chamada Autotime, que produz sob licença basicamente os mesmos modelos e mais alguns outros. Com o dólar em alta tive que dar uma parada em minha coleção. Acho que vale a pena dar uma olhada neles, tem coisas bem interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas