Curiosidades: Matchbox


Antes de fundar a Matchbox, os amigos de infância Lesley Smith e Rodney Smith montaram em 1947 a Lesney Products e com um capital de 600 libras compraram um velho pub e máquinas de injeção de zamac com o objetivo de prestar serviços a terceiros, a eles juntou-se John W. Odell que possuía larga experiência na fabricação de moldes feito com a liga metálica.



Ao longo dos anos conforme você pode acompanhar na primeira postagem do blog aqui os amigos foram especializando o seu trabalho até chegar a fundação da marca Matchbox em 1953 que em seus tempos de gloria chegou a empregar mais de 6.500 pessoas no Reino Unido e possuir 14 fabricas com uma produção de 5,5 milhões de miniaturas por semana.


Uma das marcas registradas da Matchbox é a embalagem na forma de uma caixinha de fósforos que foi utilizada de 1953 até 1967 quando foram substituídas pelos blister, mesmo assim ao longo dos anos as séries especiais da Matchbox tem saído com a caixinha no blister numa forma de homenagear a sua história.


A série Superfast representa os modelos com rodas de plastico com baixa fricção e barras de torção que foi apresentada pela primeira vez em 1969 substituindo a série 1-75 na época. Para quem gosta de ficar por dentro de modelos raros é dessa série a miniatura mais bem avaliada da Matchbox, um Pontiac GP Sports Coupe, número 22 na cor vermelha (clique aqui para ver o modelo) lacrado que pode chegar a US$ 10 mil dólares, sendo conhecida apenas 10 unidades no mundo, com uma dessas presentes no Brasil.


Em tempos de modelos de miniaturas temáticas em alta graças aos modelos da Greenlight e da Hot Wheels, a Matchbox já havia feito isso em 1999 com a série Premiere Star Car Collection que trazia veículos das séries Knight Rider (A Super Máquina), Magnum P.I., Miami Vice, Smokey & The Bandit (Agarre-me se puderes), American Graffiti entre outras, ou seja, bem semelhante ao que vemos atualmente.


Assim como se observa na Hot Wheels, na Matchbox é possível encontrar modelos de miniaturas de carros produzidos no Brasil como a Volkswagen Saveiro Cross, a Mitsubishi L200 Triton, a Kombi, o Fusca, o Toyota Land Cruiser (que no Brasil é chamado de Bandeirante), só que infelizmente não podemos mais comprá-los diretamente porque a marca deixou de ser importada de forma oficial pela Mattel Brasil em 2010 alegando baixa procura.



Outra característica na Matchbox é a presença de caminhões e veículos de serviços urbanos e rurais como tratores, colhedoras, caçamba, niveladoras, ambulâncias dentre outros, os modelos são bem acabados e detalhados o que acaba por agradar colecionadores apaixonados pelo tema.


Uma marca histórica que ajudou a realizar os sonhos de varias crianças e colecionadores no Reino Unido e no resto do mundo, e que se atualiza mostrando que ainda tem muito a oferecer para os apaixonados e entusiastas da marca e das miniaturas.


E não para por aqui, ao longo da próxima semana o blog vai mostrar e falar de alguns modelos contando a história do carro, falando dos detalhes das minis e comparando algumas versões com os da Hot Wheels.

Aproveite a postagem e dê uma olhada no primeiro Especial do blog sobre a Matchbox, clique aqui.

Amplie ainda mais os conhecimentos sobre a marca e ainda tenha acesso a uma extensa base de dados da Matchbox, acesse aqui o site da Bamca.org (em inglês).



Comentários

  1. Me gusta mucho ese Ford GT número 4 con los colores de Gulf.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juanh,

      Também acho ele muito bonito e quinta-feira a postagem é exclusivamente dele.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas