As Convenções da Hot Wheels no Brasil

O Brasil já teve convenção oficial da Hot Wheels, e o blog conta esta história, acompanhem.

Em 2008, a Hot Wheels completava 40 anos de existência, e para celebrar a marca desenvolveu uma série de ações ao redor do mundo, no Brasil foi organizado a primeira convenção oficial realizada na cidade de São Paulo no dia 11 de outubro das 10h as 19h na avenida Mofarrej, 1505, na Vila Leopoldina.
Imagem: Arte em Miniatura
O evento foi simples, a entrada foi personalizado com as pistas laranja da marca, a organização ficou com a equipe de marketing da Mattel que disponibilizou espaço para os expositores e uma miniatura representando o evento, na época o recém lançado Amazoon com as mesma pintura e grafismo da versão de lançamento da Mainline daquele ano, a diferença é que o mesmo vinha em uma caixa de acrílico com a identificação do aniversário da marca.
Imagem: Revista FullPower
Outro item que chamou a atenção foi o primeiro Hot Wheels feito em escala real para no país, trata-se do Fiat Punto Icaro, um modelo personalizado pelos alunos da UNESP para o concurso cultural da Mattel em comemoração ao seu aniversário.

A segunda convenção oficial
O Brasil era o segundo mercado em vendas da Hot Wheels na época, diante disso, uma nova convenção foi organizada em São Paulo nos dias 18 e 19 de julho de 2009, dessa vez uma lenda da marca veio ao país, Larry Wood, que proferiu uma palestra sobre a Hot Wheels, seus quarenta anos na empresa e apresentou outras curiosidades como a série com modelos criados por ele - a Larry's Garage, além de distribuir autógrafos.
Imagem: Mattel Hot Wheels
O evento teve também a participação do piloto Chico Serra da Stock Car que também mostrou um carro da categoria personalizado como um Hot Wheels.

A miniatura do evento foi o A-OK, uma versão como motor V8 do Ford Modelo A dos anos 1930 que veio em um blister exclusivo para a convenção.

A terceira convenção oficial
Para 2010 o evento foi transferido para a cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, a data escolhida foi o dia 14 de agosto, a estrela do evento foi o design Phil Riehman que ministrou uma palestra e também, distribuiu autógrafos.

Dessa vez foram três miniaturas exclusivas para a convenção: as Volkswagen Drag Bus e a '65 Fastback, e a Deco Delivery, sendo que a primeira teve a edição limitada em 5 mil unidade e as outras em 3 mil minis de cada.

A convenção de 2010 foi a última organizada pela Mattel Brasil, depois vieram outros encontros no país organizados de forma independe por colecionadores, alguns foram bem repercutidos e outros nem tanto.

Atualmente os encontros de colecionadores da Hot Wheels são organizados por independentes e contam com o apoio da Mattel, é assim que eles acontecem nos Estados Unidos, no México e no Japão.

Comentários

  1. Eu consegui a Ford anos 30 na cartela no oficial. É uma mini importante pra mim já que veio por uma troca. Na verdade é mais especial pela amizade e não pela mini em si.
    É só uma pena que pelo menos aqui onde moro Campinas essa mini não tem nada de valor ou nada especial.
    O pessoal não a valoriza. Mas pra mim é especial.

    ResponderExcluir
  2. Eu estive nas duas primeiras que foram em São Paulo, pude expor minhas minis nos dois eventos, gostei muito de participar, mas infelizmente não ocorreram mais encontros como esses, hoje os encontros são voltados para o comercio, nesses participo apenas como visitante, já que não comercializo, mas conheci varias pessoas, e costumo comprar sempre algo para acrescentar na minha coleção.

    ResponderExcluir
  3. Eu estive em todos esses eventos como jornalista e colecionador, tb tenho todas as minis autografadas por Larry, Phil e Dave, tenho tb o powerpoint da apresentação do Larry!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas