Anos 1970: Pontiac Firebird 1973

Os anos 1970 ficaram marcados em vários lugares ao redor do mundo pelas manifestações pedindo uma série de mudanças, como o fim da guerra do Vietnã nos Estados Unidos, o fim de governos ditatoriais no Brasil, Argentina, Chile, pelo fim das desigualdades entre homens e mulheres, brancos e negros, por um mundo com menos poluição e, com mais liberdade de expressão. Um período de muitas lutas sem dúvida, que iria colaborar para uma serie de mudanças no século atual.
Mas falando de carro, em 1973 o momento já não era de flores para os carros "musculosos", por uma série de fatores que já falei aqui e aqui, mesmo assim, o Pontiac Firebird apresentava novos modelos que externamente procuravam atrair os consumidores, como a versão Trans Am que passava a trazer uma Fênix sobre o capô - que na época gerou controvérsia entre os fans -, mas que promoveu uma reação positiva nas vendas. O objetivo de lançamentos como esse, era desviar a atenção do fraco desempenho dos motores, como o V8 400 que gerava "apenas" 250 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o '73 Pontiac Firebird da linha básica 2013 com pintura metálica azul e rodas MC5.











No quesito carros, esse vai ser o período que irá marcar o desaparecimento de uma série de carros americanos que se tornariam lendários anos depois como o Dodge Charger, Plymouth Road Runner, Pontiac GTO, o Ford Torino, e vários outros, mas também iria levar ao amadurecimento de outros modelos como: o Chevrolet Camaro e o próprio Pontiac Firebird.
Falando da mini, é um modelo legal do Firebird, que gosto muito independente do modelo e ano, mas que não procuro pegar todas as variações que aparecem, apenas aquelas que acho interessante, como o caso dessa, que peguei nas Lojas Americanas de Salvador em março desse ano.

Quer ver ou rever a postagem da versão verde? Acesse aqui, vale apena, pois esta com imagens atualizadas.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas