Especial Detalhes: Rodas e Pneus

Terceiro especial do blog focado nos detalhes, sendo que no primeiro o tema foi os faróis; o segundo carroceria; e o terceiro vai ser; rodas e pneus.
As marcas que vão participar de mais esse especial são: Hot Wheels, Greenlight, Matchbox,  Maisto, M2 Machines, Kyosho, Johnny Lightining e a Welly.

Se você observar um carro "comum" na rua ele dificilmente ira lhe chamar a atenção, a menos que tenha algum diferencial, como por exemplo as rodas. Nas miniaturas isso não é diferente, uma roda com design bem elaborado e/ou igual a uma original vai lhe permitir um olhar diferente.
O conjunto rodas/pneus costuma se dividir em dois tipos: todo o conjunto em plastico e rodas com pneus de borracha, vamos a eles.
Rodas e pneus de plastico
Esse tipo de conjunto possui a roda e o pneu fundidos em um só, embora possa haver exceções, geralmente a área de contato com a superfície é lisa, sem nenhuma ranhura. Em relação as marcas de miniaturas a campeã em número de variedades desse tipo é a Hot Wheels, são 87 variedades de rodas (conforme esta no site South Texas Diecast), algumas já saíram de linha, mas a grande maioria esta sempre aparecendo em alguma série.
Alguns exemplos de rodas das linhas da Hot Wheels.
A maioria dessas rodas são encontradas na linha básica, cujo o modelo que mais aparece é a 5SP (80 modelos na Mainline 2013 até agora).
Rodas 5SP em cores variadas na linha básica da Hot Wheels.
Na Matchbox todos os modelos lançados atualmente vem apenas com o conjunto rodas/pneus de plastico, o design procurar seguir o das rodas reais, embora existam variações próprias que deixam as miniaturas muito bonitas, um detalhe nesse conjunto é que as laterais costumam ter as marcas de pneus enquanto que o centro é liso.
Exemplos de rodas de plastico na Matchbox.
A Johnny Lightining possui em seu casting vários modelos com esse tipo de conjunto com o design das rodas acompanhando o modelo real e os pneus lisos, mesmo assim o visual é bonito e combina muito bem com o restante da miniatura.
Acima o Ford Mustang Mach 1 com rodas e pneus de plastico.
Outra marca onde o conjunto é apresentado em plastico é a Maisto, mas o seu design costuma deixar a desejar na maioria de suas miniaturas, ficando muitas vezes fora de proporção em relação ao resto do modelo, mas procurando é possível encontrar exceções.
Exemplos de rodas na Maisto.
Rodas com pneus de borracha
Para o colecionador a preferência numero um nesse quesito são as rodas com pneus de borracha, isso porque elas reproduzem um modelo real com detalhes que incluem as ranhuras existentes nas versões de rua, o que deixa a miniatura ainda mais bonita.
A Hot Wheels possui uma boa gama de opções para este tipo de conjunto, embora de design próprio, se assemelham bastante com as versões reais contribuindo para a riqueza de detalhes da miniatura.
Exemplos de rodas com pneus de borracha na Hot Wheels.
Na Greenlight os pneus de borracha estão presentes em todas as suas séries, e as rodas reproduzem a versão original com um bom nível de detalhe.
Exemplos de rodas com pneus de borracha na Greenlight.
A Johnny Lightining, a Welly e a Maisto possuem esta opção de conjunto nas suas linhas com maior nível de detalhe e preço, embora no caso da Welly, elas também possam ser observadas na linha básica, o nível de detalhamento das rodas é variável entre as marcas, mas no geral fica dentro de um nível considerado muito bom.
Johnny Lightining
Welly

Já a M2 Machines e a Kyosho possuem um nível de detalhamento bem maior, como todo o resto do projeto da miniatura, o cuidado esta em reproduzir fielmente a roda original valorizando a marca e o modelo.
M2 Machines
Kyosho

É claro que nem tudo são flores nesse tipo de detalhamento, algumas vezes por conta de falhas no projeto ou na linha produção, defeitos podem aparecer como: Rodas que não giram direito, com diâmetro e/ou largura fora de proporção com o original, dentre outros, e isso não ocorre apenas com a Hot Wheels, praticamente todas as marcas possuem em algum momento problemas assim, conforme pode se observar abaixo.
Problema observado na Lamborghini Sesto Elemento da Kyosho, o pneu é grande demais e esta apertado na caixa de rodas, resultado, eles não se movem e estou falando de todos os quatro pneus.
Na Greenlight algumas séries possuem pneus com dimensões de modelos de corrida, observe na imagem acima como a largura dos pneus do Chevrolet Chevelle 1969 é maior do que os mesmos do Chevrolet Camaro 1969.
Na Johnny Lightining também observa essa diferença nas dimensões dos pneus, na imagem acima pode-se observar como a largura dos pneus do Ford Torino 1972 é maior do que os pneus do Hummer H1.

Muito bem, a analise mostra que as principais marcas do mercado procuram a seu modo conferir uma atenção toda especial a esse item que chama com certeza a atenção de cada um apaixonado por carros, e em especial por miniaturas.

Vejas também os especiais As rodas dos Hot Wheels e Rodas preferidas no blog.


Comentários

  1. Muito Legal, essa matéria sobre rodas e pneus, além de dar um panorama sobre os modelos existentes, ainda fala sobre os "problemas" de projeto, pneus maiores não encaixam na caixa de roda, ou visualmente não ficam adequados na proporção do conjunto, roda e carroceria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clovis,

      Resolvi abordar essa questão também para que o pessoal ver que os problemas com rodas não são exclusividade da Hot Wheels, outras marcas eventualmente apresentam, apesar de todo o processo do controle de qualidade.

      Abração,

      Excluir
  2. Parabéns amigo Doalcey Rocha,texto muito bem explicativo e de grande valia para iniciantes ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson,

      Fiquei muito feliz que tenha gostado da postagem, dá um bom panorama sobre esse item para as varias marcas.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas