Especial Homens Lendários: Lee Iacocca

Eu sou um grande apaixonado pelo Ford Mustang e já falei isso no blog diversas vezes, em várias postagens que não me deixam mentir, por isso era importante falar um pouco sobre digamos, o seu "pai", Lee Iacocca, um grande administrador que fez enorme sucesso na Ford e na Chrysler.
Acima as versões definitivas de 1964 (a esquerda) e o primeiro conceito de 1962 (a direita).
Lido Anthony Iacocca, nasceu em 24 de abril de 1924 na cidade de Allentown, na Pensilvânia, seus pais eram imigrantes italianos Nicola Iacocca e Antonietta Perrotta. Lido teve uma infância e adolescência felizes, sua família era prospera, o que lhe garantiu também estudar em bons colégios em sua cidade natal, no período da II guerra mundial alistou-se nas forças armadas, mas não pôde ir para a frente de batalha em função de uma febre reumática que tivera anos antes, mesmo assim ficou orgulhoso de ter contribuído com a sua parte para com a nação atuando em outras funções.
Acima a versão definitiva em azul e o segundo conceito em branco.
Depois da guerra ingressou-se na Universidade do Condado de Lehigh, em Bethlehem, formando se em engenharia de produção, ainda na acadêmia dizia que iria trabalhar na Ford o que aconteceria em 1946, entrando como estagiário. Na função de aprendiz pôde conhecer todo o processo de funcionamento da Ford começando pelas minas de minério até a montagem final do carro, passando inclusive pelo ambulatório e o refeitório. Apesar de estar onde gostaria, Iacocca gostava de estar próximo das pessoas, por isso pediu para ir trabalhar no setor de vendas, nas concessionárias, foi ai que ele conheceu Charlie Beacham que lhe ensinou como trabalhar no ramo atuando nos negócios de carros e caminhões para frotistas.
As três versões do Mustang na época, a cupê (vermelha), conversível (azul) e fastback (preto).
É nesse período que Iacocca passa a se apresentar como "Lee", pois a pronuncia do seu primeiro nome e sobrenome eram difíceis de serem falados, é também nesse período que os Estados Unidos encaram um período prospero crescimento econômico o que levou a renovação da frota de carros pelas grandes marcas, principalmente na Ford, com o lançamento do modelo 1949 que ajudou a tirar a empresa do vermelho. Com as vendas em franca expansão, Lee Iacocca lança em 1956 o plano 56/56 que permitia ao cliente pagar o carro em 56 "suaves" parcelas, a proposta foi um sucesso e o nome de Lee só aumentava em prestigio dentro da marca do oval azul.
O modelo definitivo lançado em 1964 como versão 1965.
Em 1956 também, Lee conhece Robert S. McNamara (1916-2009) - o então vice-presidente da divisão Ford - que se tornaria quatro anos depois o primeiro presidente da Ford que não pertencia a família fundadora, Lee, na época com apenas 36 anos se tornava vice-presidente e gerente geral da divisão Ford, estaria assim dando um grande passo para o lançamento daquele que seria um dos maiores êxitos da marca do oval.
O Mercury Cougar 1967, outro lançamento da genialidade de Lee Iacocca.
Um das bandeiras defendidas por Lee Iacocca na época era o lançamento de um modelo de carro que fosse de custo baixo, capaz de atender uma grande clientela, com boas opções de acessórios e motores, perfil jovem e carroceria envolvente, nascia então o Mustang, apresentado no Salão do Automóvel de Nova York, que se tornou um estouro de vendas logo na apresentação. Em apenas dois anos depois de lançado o Mustang atingiria um milhão de unidades vendidas, deixando Lee muito orgulhoso do seu projeto, que não parou por ai, na sequência veio o Mercury Cougar outro sucesso do grupo.
O Mercury Cougar (laranja) e o Ford Mustang (vermelho), mesma plataforma e projeto, só que o primeiro era mais refinado em acabamento.
Os bons trabalhos de Lee o conduziram a presidência da Ford nos início dos anos 1970, e com isso o lançamento de mais um produto, o Ford Pinto, compacto que não foi bem sucedido em vendas, principalmente por problemas com incêndios, é nessa época também que a Ford lança sob a sua administração o Mustang II, pois os tempos eram outros e havia a necessidade se adaptar as novas realidades impostas pela crise do petróleo. Na Ford os ânimos também não eram dos melhores, e uma discussão entre Lee e Henry Ford II levaria a sua sumaria demissão em 1977 - segundo a lenda o motivo principal teria sido a irritação de Henry Ford II por não suportar o sucesso do executivo - foi um baque no mercado, Lee ficou deprimido, mas quatro meses depois ele foi convidado para presidir uma das maiores concorrentes da Ford, a Chrysler
Ford Mustang II
Assumir a presidência da Chrysler foi um desafio, pois a mesma se encontrava em mais uma crise financeira, mas Lee aceitou, e sob o seu comando a marca saiu do vermelho com o lançamento de produtos rentáveis como a Dodge Caravan e a Plymouth Voyager, minivans que foram um sucesso fenomenal de vendas, tendo os seus projetos copiados por diversas marcas ao redor do mundo. Alem dela, outros carros de sucesso de vendas se seguiram como os da família K (Dodge Aries e Plymouth Reliant).
O objetivo com o Ford Mustang II era resgatar os elementos do modelo de lançamento (preto), mas ele não passou nem perto.
Nos anos seguintes, Lee firmou parceria com outras montadoras, modernizou o grupo, comprou a American Motors de olho num mercado que crescia a passos largos, o dos utilitários esportivos, agregando a Jeep ao portfólio e fechando com chave de ouro a sua passagem pela Chrysler com o lançamento do Dodge Viper em 1991, projeto de Bob Lutz.
A evolução do Ford Mustang de 1964 a 1971 na frente.
Em 1992 aposentou se da Chrysler para cuidar da Fundação Iacocca pela Diabete, instituição sem fins lucrativos criada por ele em função da morte de sua primeira esposa, Mary, nove anos antes. Em relação a família teve duas filhas, Kathi e Lia, que juntamente com a sua esposa lhe garantiam uma base sólida.
Os faróis traseiros triplos que permaneceram no Mustang de 1964 a 1971.
Em 2009 por conta dos 45 anos do Ford Mustang, Lee lançou a série especial Lee Iacocca Silver 45th Anniversary Edition uma versão do Mustang com produção limitada em 45 unidades. Lee também é um escritor tendo lançado três livros, cujo o último chegou as editoras em 2010 intitulado, Cadê os lideres?

Gostou da postagem? Aproveite para expandir ainda mais os seus conhecimentos acessando o Especial: O Mestre Empreendedor do site Best Car (em português).



Comentários

  1. prato cheios p os mustangueiros..... show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean,

      Para nós apaixonados por Mustang conhecer o seu "idealizador" é agradecer por ter acreditado no projeto e nos ter presenteado com esse ícone.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas