Super-carros: BMW M1 Gr.5

As quartas-feiras no blog nesse mês de maio serão dedicadas aos Supercarros, mas apenas aquelas marcas que ainda não apareceram nesse especial, e para iniciar...

Nos anos 1970 a BMW desejava participar da divisão de carros de turismo da FIA, no entanto, não possuía nenhum modelo que pudesse se enquadrar no regulamento da categoria, para reverter isso a marca Bávara se aliou a Lamborghini e a ItalDesign de Giugiaro na produção de um Supercarro que pudesse competir em condições de igualdade com os Porsche. O M1 nasceu com um design que ficou muito bonito e mesmo nos dias atuais ainda se mostra atual, elementos como a marca da BMW estava presente na dianteira, além dos faróis escamoteáveis. Em relação a mecânica, a função ficou a cargo da Lamborghini que introduziu no M1 um motor seis-em-linha de 3,2 litros que gerava 277 cv de potência, algo muito rápido para a época. Na Kyosho eu apresento o BMW M1 Gr.5 da série BMW & Mini Collectors de 2013 com pintura vermelha e rodas raiadas.










O BMW M1 foi o único carro com design e potência de Supercarro da marca, para as ruas foram produzidas um total de 400 unidades - que eram necessárias para homologar o carro para as pistas -, infelizmente a segunda crise do petróleo prejudicou as vendas do modelo, isso levou ao fim da produção em 1980, uma pena para um carro tão bonito. Em relação a mini, mais uma belíssima obra de arte da Kyosho que caprichou nos mínimos detalhes, que incluem faróis, decais, rodas, retrovisores e ponteira do escapamento, como ponto fraco, as rodas que mais uma vez insistem em não girar, nesse modelo o eixo esta empenado, mas mesmo assim é uma peça que vale a pena ficar observando por um bom tempo. Essa mini eu consegui na Daboxtoy em outubro do ano passado.

Veja mais sobre o carro acessando O avião de asfalto da Bavária no site Best Cars (em português).



Comentários

  1. El más bello BMW de la historia, ¡tremendo!
    Tengo un amigo que va a disfrutar mucho de esta entrada; ya le paso el link.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  2. Fale Doalcey eu adquiri uma BMW da Kyosho tbm a M1 só que de outra cor. A cor da Motorsport da Procar.
    Foi uma descepção ao ver que as rodas não giram, nem um pouco com facilidade.
    Uma pena.
    Quase que por causa desse detalhe resolvo retirar da coleção, porém deixei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas