Esp. Corridas 3: Ford GT-40

Quando se fala em Ford GT40 o que vem a mente são as suas participações vitoriosas em Le Mans, foi lá que Henry Ford II realizou ou seu desejo de vencer a Ferrari, mas o supercarro também fez história em solo americano, sendo pilotado por grandes nomes. Vamos a história.

Nos Estados Unidos existem provas de longa duração, óbvio! Afinal, eles são incrivelmente apaixonados por carros e velocidade. Em 1966, a Ford apresentava o GT40 Mark II - uma evolução da primeira versão - com melhorias na aerodinâmica e na mecânica para a prova de Le Man, só que antes da etapa europeia o carro participou das 24 horas de Daytona e das 12 horas de Sebring com a equipe Shelby American, o objetivo era testar a durabilidade dos componentes e a eficiência das modificações. Em Daytona a equipe levou os três primeiros lugares com Ken Milles e LIoyd Rubi chegando na primeira posição. Em Sebring, a vitória ficou de novo com Milles e Rubi, derrotando as Ferrari, numa antecipação do que viria a acontecer meses depois na prova mais tradicional do Endurance. Na Hot Wheels eu apresento o Ford GT-40 da série Garage de 2011 com pintura branco pérola e rodas RR10SP pretas.









Abaixo com a versão da série Racing de 2012.


Uma curiosidade em relação as 12 horas de Sebring; os treinos e a maior parte da prova foram lideradas pela dupla Gurney/ Grant com o GT40 numero #2 azul, no entanto, na esquina da última volta o motor explodiu, Gurney ainda empurrou o carro até a linha de chegada, mas foi desclassificado, uma pena.

Em relação a mini, as cores e os decais desse modelo não são especificamente de nenhuma equipe de corrida, mesmo assim, ficaram legais. O nível de detalhes esta muito bom, embora eu não seja um grande fã desse molde da marca, como já disse no post Especial Racing: Ford GT-40 a altura do solo é grande, fazendo o mesmo parecer um carro de rally, mas isso só deve incomodar os mais exigentes.

Essa miniatura eu consegui com o Julio, colecionador de Salvador em julho de 2012.

Veja mais sobre a história da participação do Ford GT40 nas 12 horas de Sebring no site da Exoto (em inglês).


Comentários

  1. Hermosos GT40, un auto con mucha historia en las carreras.
    Abrazos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas