Especial Corridas 3: 1970 Chevrolet Camaro Z/28

O início dos anos 1970 fervilhava na disputa entre as grandes montadoras americanas pela a atenção do consumidor com carros de design robusto, motores cada vez mais potentes e velozes. Na GM, o grande destaque nesse embate era o Chevrolet Camaro Z/28, vamos conhecê-lo.

Para muitos especialistas em "Muscle Cars", o Camaro Z/28 de 1970 foi o melhor de todos já construído, e não é difícil entender o porque. Ele foi concebido para as pistas de corrida, precisamente a Trans Am, por isso contava com suspensão melhorada, cambio de quatro marchas automático da Hurst, e a opção do motor V8 LT1 350 do Corvette que gerava mais de 370 cv de potência. Na Trans Am vários pilotos optaram por utilizá-lo, como Robert Clemens - que era funcionário da GM na época -. Clemens adquiriu o seu através do plano de descontos da montadora, o seu modelo era para rodar nas ruas, mas ele fez todo o processo de modificação para que pudesse participar das corridas. Na Greenlight eu apresento o 1970 Chevrolet Camaro da série Road Racers de 2011 com pintura prateada e rodas 5 Spoke.







Abaixo com o 1971 Chevrolet Camaro Z/28 da série Zine Machines.




O processo de transformação do Camaro para participar das provas da Trans Am demorou cerca de um ano, além da gaiola de proteção, foram instalados um conjunto de suspensão do Chevrolet Corvette, novos freios, melhorias no motor e a retirada de todo o excesso de peso. Em 1972 o projeto estava pronto e Clemens o inscreveu em duas provas: Watkins Glen e na Road America, não conseguindo grandes resultados. Ao final desse ano, Robert o vendeu para Roy Stamley.

Em relação a mini, é um bonito exemplar da Greenlight que reproduziu muito bem a cor, o número e os patrocínios do carro original, o ponto fraco é o interior, que é de uma versão de rua e não de corrida.

Essa miniatura eu consegui em uma loja ZasTraz de Salvador no início do mês.

Veja mais sobre a história dessa versão de corrida acessando 1970 Chevrolet Camaro n.º 71 no site Historic Trans Am (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas