Especial Corridas 3: Datsun 510 BRE

A semana que se inicia vai ser dedicada aos carros e pilotos que fizeram história nas pistas americanas nos anos 1960 e 1970, e como ponto de partida vamos ao BRE Datsun 510 de John Morton.

Nos inicio dos anos 1970 a Nissan queria melhorar a sua imagem dentro dos Estados Unidos com a Datsun, sua subsidiaria, por isso aliou a Peter Brock - design de automóveis, piloto e fotojornalista - que na época tinha uma equipe na Trans Am chamada de BRE (Brock Racing Enterprises), Brock já havia trabalhado anteriormente com modelos da marca na categoria e na época estava querendo usar o 510 na série 2.500 cc. A montadora viu potencial no projeto e um modelo foi preparado para a disputa com o piloto John Morton no volante, a versão utilizada era um cupê com motor quatro cilindros de 1,8 litros com potência de 150 cv. Na Hot Wheels eu apresento o John Morton's BRE Datsun Bluebird 510 da série Vintage Racing de 2011 com pintura vermelha com branco e rodas GYRR8SP's.











Parte da família reunida.
Mainline 2012.
Mainline 2012.
 Mainline 2010.
Mainline 2009.

Competindo contra modelos americanos e europeus o 510 sagrou-se campeão em 1971 e 1972, graças ao apoio da Nissan, a equipe e o talento do piloto John Morton, que dessa forma contribuía para que o carro se tornasse ainda mais popular nos Estados Unidos, pois a sua mecânica e dirigibilidade já eram consideradas muito boas, após o ano de 1972 a série 2500 cc foi cancelada e o 510 se viu obrigado a disputar a categoria Sedan B da SCCA. 

Em relação a mini, é simplesmente um projeto magnífico da Hot Wheels que evidência a competência da marca na criação de boas miniaturas (quando ela quer!), o nível de detalhes é fabuloso com pintura nos faróis dianteiros e traseiros, chassi e corpo de metal, decais originais e as rodas que representam muito bem as reais, um sonho que se tornou realidade para os apaixonados. 

Essa miniatura eu tive a imensa satisfação de conseguir com o grande amigo e colecionador Jean JL de Bacabal, Maranhão-BR em setembro do ano passado, o amigo realizou o sonho de tê-la quando conversamos sobre a minha paixão pelas miniaturas do Datsun 510 Bluebird e o meu desejo de completar as versões lançadas com essa ai, para a minha felicidade ele havia comprado essa série completa de um colecionador e me ofereceu essa obra de arte por um preço mais do que excelente, a ele ficará sempre a minha eterna gratidão, muito obrigado mesmo meu amigo.

Veja mais sobre desse carro em 1971 Datsun 510 Trans Am no site Supercars.net (em inglês).


Comentários

  1. John Morton, BRE y los Datsun con estos colores ya son famosos en el mundo de las carreras. Muy bueno Doalcey.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu querido,

      Muito obrigado meu nobre amigo, fico muito feliz que tenha gostado.

      Abração,

      Excluir
  2. Opa show de materia e show de mini. .. Obrigado pela citação. Sempre as ordens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu querido,

      Fico muito feliz que tenha gostado da postagem, e graças ao amigo conseguir realizar mais esse sonho no mundo das miniaturas, muito obrigado mais uma vez.

      Abração,

      Excluir
  3. of the whole vintage racing series, this is by far the one i want the most. Thank you for sharing :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greetings Elisio,

      I am happy that you have liked.

      Hugs,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas