Especial Fotografando em Estúdio

Segundo especial do blog falando sobre a arte de fotografar miniaturas, no primeiro o tema foi ao ar livre e agora em "estúdio", vamos a ele.

Esta semana foi muito Especial para mim porque comemorei os dois anos de criação do blog, poder unir duas paixões: miniaturas e fotografia foi uma imensa felicidade, mas como foi o processo de criação das fotos? A inspiração para fazê-las veio do ótimo blog The Lamley Group, mas chegar no nível do trabalho que o John Lambert faz não foi fácil, e de certa forma ainda não é, por que? 
Estúdio montado com papelão, papel vegetal, VG e uma luminária de 14 watts.
Fotografar em ambiente interno (dentro de casa, escritório etc) envolve você trabalhar com uma intensidade de luz que muitas vezes não é a ideal para o tipo de foto que se deseja, afinal de contas a fotografia é a captura da imagem através da projeção da luz, ou seja, quanto mais luz tiver no objeto que você quer fotografar mais nítida será a imagem.
Uma das primeiras ideias com isopor, cartolina e uma luminária de 13 Watts.
Para entender isso eu tive que me debruçar em pesquisas sobre fotografia e sobre técnicas, o passo seguinte foi começar a praticar em um processo de evolução que ainda ocorre até hoje.
Papel vegetal na luminária para reduzir a incidência da luz branca.
A cada novo passo eu fui entendo os princípios, e o resultado começou à aparecer, mas como fica a história da sombra ao fundo?

Reproduzir esse efeito não foi algo fácil de início e por mais que eu tenha feito pesquisas na internet, o resultado final as vezes era frustrante, o jeito mesmo era partir para o processo de tentativa e erro tendo como ponto de partida a elaboração de um pequeno espaço onde as fotos pudessem ser feitas, para isso providenciei uma cartolina branca, isopor e uma luminária com lâmpada de 7 watts, o resultado? Frustrante!!!
A distancia e o foco são fatores importantes ao fotografar miniaturas.
De certa forma os testes me indicaram que era preciso mais luz sobre a miniatura para conseguir o que eu queria, foi então que providenciei uma nova luminária com lâmpada fria de 13 watts, a partir desse momento o resultado começou a melhorar.
Luz branca incidindo em cima do estúdio e produzindo o efeito do fundo infinito.
Com o tempo aprendi que a sombra de fundo era obtida quando eu colocava a mini bem distante do fundo branco e concentrava a luz na mesma, foi ai que veio a ideia de colocar um espécie de filtro de luz entre a mini, o fundo e a lâmpada, elaborei então um pequeno estúdio com caixa de papelão e papel vegetal colado nas laterais e na parte superior, o resultado foi por demais empolgante.
Luz branca incidindo em cima da miniatura, gerando um efeito sombra ao fundo da miniatura.
Mas então veio as questões da máquina fotográfica, do "estouro" da luz branca e da cor verde na imagem, e como resolver? Bem... isso já é assunto para um próximo post.

Veja como ficou o resultado final acessando: 1968 COPO Camaro, 1970 Ford Torino e Blown Delivery.

E ai, o que acharam? Gostaram da história? das dicas? Fiquem a vontade para comentar.



Comentários

  1. Ótima reportagem. Só esqueceu de o resultado final de cada foto, logo abaixo do making-off desta. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Fernando,

      Que bom que gostaste da reportagem, o resultado final pode ser observado nos links das três miniaturas no final postagem.

      Abração,

      Excluir
  2. Bacana esse tutorial heim! Que tipo de máquina você usa? Parabéns pelo Blog, os comentários e as fotos são de uma qualidade e gosto de primeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Junior,

      Fico feliz que tenha gostado do trabalho, atualmente utilizo uma câmera Samsung WB150F, tem as suas limitações, mas no geral tenho obtido ótimos resultados.

      Abração,

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom tutorial! Agora que vi e entrei varias veses no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio, fico feliz que tenha gostado.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas