Especial Homens Lendários: Phil Riehlman

Você é daqueles que além de apaixonado por carros, gostaria também de poder projetá-los e ainda vê-los sendo lançados? E se isso pudesse ocorrer em quantidade? Pois existem pessoas que tem a imensa satisfação de poder fazer isso, é o caso do nosso Homem Lendário de hoje.

Phil Riehlman nasceu nos Estados Unidos no ano de 1964 e a sua paixão por carros começou cedo, aos setes anos de idade, como toda criança dessa idade os carrinhos dominavam a preferência como brinquedo preferido, depois veio o interesse pelo desenho e o tema principal eram? Os carros, claro.
Acima 1971 Dodge Charger, Plymouth GTX e Plymouth Road Runner.
Seguindo o caminho natural, Riehlman ingressou-se na universidade para o curso de design, depois de formado ele foi trabalhar em empresas que criavam desenhos para feiras, exposições, estantes dentre outros, mas o interesse mesmo estava em projetos envolvendo carros, por isso um dos seus pensamentos foi envolver-se no desenvolvimento de brinquedos, foi ai que veio a ideia de procurar a Mattel para oferecer os seus serviços na divisão de carros da Hot Wheels.
Brown Delivery, um dos seus grandes projetos.
Riehlman começou seus trabalhos na Mattel onde queria, na Hot Wheels e lá ficou por dezoito meses trabalhando como temporário, depois veio o convite para desenvolver bonecos de ação onde foi efetivado. O trabalho nessa divisão durou seis meses quando finalmente retornou para a Hot Wheels onde de cara recebeu a incumbência de desenvolver aquela que é um dos seus grandes projetos e um dos ícones da marca, a VW Drag Bus.
Ford GT40
Para Riehlman os modelos reais que ele gosta de trabalhar na elaboração são os Muscle Cars, os esportivos e os drag racing, embora os mais divertidos sejam aqueles onde a imaginação pode correr solta, no caso, os projetos próprios da Hot Wheels.
'69 Corvette.
Mesmo se aprofundando nos estudos para a definição dos carros que estarão nas séries da Hot Wheels, para o seu dia-a-dia Riehlman opta por carros comuns, como SUV e sedans, mas em sua garagem existe um que é o predileto, o Plymouth Barracuda 1968, que ele utiliza em ocasiões especiais.
'07 Chevy Tahoe.
Em 20 anos de Mattel, completados neste ano, Riehlman desenvolveu uma grande quantidade de miniaturas, algumas são consideradas pelos colecionadores como apaixonantes, observemos abaixo algumas dessas:

VW Drag Bus e Drag Truck

Ferrari 288 GTO

'70 Chevelle SS

'69 Camaro

'56 Ford F-100 Truck

'68 Plymouth Barracuda

É claro que a lista não para nestes, é muito maior (e vários deles vocês podem observar ao longo do post). Fruto de um trabalho dedicado de quem soube ir em busca dos seus desejos e sonhos. Para quem gosta das miniaturas Hot Wheels, o resultado do seu trabalho é extremamente importante, pois foi através dele que vários modelos reais e imaginários se tornaram realidade.

Curiosidades
Em 2010, alguns modelos elaborados por Phil Riehlman foram lançados em uma série exclusiva junto com outros dois grandes nomes da Hot Wheels, foi a série Dream Garage. As miniaturas vinham com corpo e chassi de metal, rodas com pneus de borracha, belas pinturas e vários detalhes.
Acima o '69 Dodge Charger da série Dream Garage, que é criação de Phil Riehlman
Como forma de homenagear os vinte anos de bons serviços prestados, a Hot Wheels lançou uma variação de cor do '68 Plymouth Barracuda Formula S na Mailine 2014 com decais em alusão ao mesmo.
VW Drag Bus da 3.ª convenção Brasil de 2010.
Em 2010, Riehlman esteve na terceira e última convenção brasileira da Hot Wheels, muito simpático ele deu entrevistas, autografou miniaturas, tirou fotos com os apaixonados pela marca e falou sobre a possibilidade de lançar uma miniatura do Chevrolet SS Opala, modelo esse que se tornaria realidade em 2012.

Fontes de pesquisa:

Entrevista de Phil Riehlman ao site Pense Carros.

Entrevista de Phil Riehlman a Revista Quatro Rodas.

Entrevista de Phil Riehlman ao site Carsale.


Comentários

  1. Parabéns pelo pedaço de história que nos trouxe meu amigão, bom ter pessoas como vc trazendo notícias e curiosidades vinculado ao nosso hobby, um grande abraço e siga seu excelente trabalho neste blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu querido,

      Fico muito feliz que tenha gostado da postagem, considero também importante conhecermos sempre um pouco mais sobre o nosso hobby, além de apenas ter as minis.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas