Especial Corridas 3: '70 Ford Mustang Boss 302

Nos anos 1960 e 1970 a Ford estava empenhada em promover a marca nas diversas categorias do automobilismo, e na Trans Am o grande destaque era o "Chefe".

O Mustang Boss 302 foi lançado em 1969 com o objetivo claro de participar de corridas, em especial a Trans Am onde o Chevrolet Camaro Z/28 havia desbancado o seu reinado. A preparação dos carros ficou a cargo da Kar Kraft que instalou os itens de segurança e personalizou a suspensão, transmissão e motor para garantir o máximo de desempenho do Mustang Boss nas pistas, o resultado viria com disputas em pé de igualdade com o Camaro, cujo o ápice seria atingido em 1970 com a conquista dos campeonatos por equipe e pilotos. Parnelli Jones foi um desses pilotos que ajudou a Ford a conquistar o título com vitórias em cinco das onze provas disputadas garantindo o domínio absoluto da marca do oval azul. Em relação a motorização, o Boss utilizava um V8 302 que gerava 474 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o Parnelli Jones's '70 Ford Mustang Boss 302 da série Vintage Racing de 2011 com pintura amarela e rodas FSRR8SP cinzas.










Abaixo com a versão de George Follmer da série Vintage Racing 2011, observem as sutis diferenças.




Foi fantástico o domínio do Mustang Boss 302 no campeonato de 1970 da Trans Am, o carro mostrou o quanto era bom, mas é claro, esse sucesso não teria sido possível sem a brilhante condução dos pilotos, no caso o Parnelli Jones e do George Follmer. Em relação a mini, esse é mais um exemplo da competência da Hot Wheels no lançamento de uma miniatura, pois ela poderia ter utilizado o velho molde do '70 Mustang Boss, mas preferiu apresentar esse que ficou ótimo, uma pena ele ter se resumido até agora as participações nessa ótima série. Essa miniatura eu consegui numa loja B-Mart de Lauro de Freitas em novembro do ano passado.

Veja mais sobre a história do Ford Mustang Boss 302 no site da Wikipedia (em inglês).

Conheça também a história de Parnelli Jones também no site da Wikipedia (em inglês).


Comentários

  1. curte demais essa dupla..... tanto que tenho 2 de cada .... e ainda usei 1 de cada para custons.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu querido,

      Elas são simplesmente belas mesmo, e isso é o que chamo de paixão, rsrsrsrs.

      Abração,

      Excluir
  2. Bellezas, un sueño ambas miniaturas.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro,

      Fico feliz que tenha gostado, são parte da história do Ford Mustang nas pistas, tem que ter, rsrsrs.

      Abração,

      Excluir
  3. Triste por nao conhecer o poko que sei hj sobre o colecionismo,pois na epoka poderia ter adquirido esses e outros maravilhosos modelos dessa serie,que deixou saudades,recentemente adquiri o 70 Chevy Camaro dessa serie,fantasticas,todas!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas