Esp. Dodge 100 anos: A pequena coroa

Pequena coroa é o significado do nome Coronet, uma lenda da Dodge que esteve presente na época de ouro americana , no auge dos "Muscle" e fez grande sucesso a serviço da lei. Vamos conhecer um pouco mais.

O Dodge Coronet não nasceu "Muscle", sua origem denota o final dos anos 1940, representando na época toda uma nova linha de produtos para o consumidor. Ao longos dos anos 1950 recebeu melhorias na mecânica, novo design externo e interno, varias versões - incluindo uma da Mopar -, e no final desse período cedeu lugar para o seu sucessor, o Dart. É claro, que essa aposentadoria não durou muito tempo, em 1965 ele retornava na onda "Muscle" com perfis que foram do conservador ao jovem, e modelos igualmente marcantes como o R/T e o Super Bee, que utilizavam motor V8 HEMI com potencia que variava de 325 a 375 cavalos. Na Hot Wheels eu apresento o '69 Dodge Coronet Super Bee da linha básica 2012 com pintura laranja e rodas MC5 pretas.






Abaixo a família reunida.
Mainline 2012 em versão "Super".


Mainline 2013.
Mainline 2012 (terceira cor).



O Dodge Coronet Super Bee merece um destaque. A versão foi inspirada no "irmão", o Plymouth Road Runner, a ideia era ter um modelo "Muscle" puro, ou seja, com potência e torque de sobra, e sem muitos itens de conforto. A ideia embora boa, não surtiu muito efeito porque acabou ficando mais caro do que as outras variações do Coronet que tinham mais opcionais. Nos dias atuais, no entanto, o Super Bee se tornou muito desejado para os apaixonados.

Em relação a mini, primeira cor apresentada pela Hot Wheels em 2012 - que teve a partir dela uma variação "Super" - com destaque para os decais que ficaram bem legais.

Essa miniatura eu consegui em uma Lojas Americanas de Salvador em novembro do ano passado (será que ele ficou pouco tempo encalhado?).


Comentários

Postagens mais visitadas