Anos 1980 - Encerramento

A segunda parte do especial chega para falar dos esportivos europeus, carros japoneses e os lendários modelos das séries de TV e filmes, vamos começar.

O que dizer dos supercarros dos anos 1980? Seus modelos são considerados clássicos com os seus desenhos imponentes, belos, e alguns considerados atemporais. Tudo bem que o interior nem sempre refletia a parte externa, ou seja, itens de conforto não eram necessariamente uma necessidade, vamos a alguns deles.

Ferrari
Acima 308GTS (vermelha - Hot Wheels), 288GTO (preta - Hot Wheels) e F40 (Kyosho)
Três modelos merecem destaque nesse primeiro especial do ano, a 308 GTS, um modelo do final dos anos 1970, mas que ficou bonita a cada nova modificação, principalmente na mecânica, suas linhas inspirariam uma outra lenda da marca italiana, a 288 GTO, criada para participar das provas de um grupo da FIA que infelizmente não se tornou realidade, mas o carro sim, e ele foi além, pois o seu motor V8 com as melhorias implantadas levou ao desenvolvimento de um mito, a F40, o último supercarro que contou com o acompanhamento do comendador Enzo Ferrari.

Lamborghini e Lotus
Acima Lamborghini Countach (prata) e Lotus Esprit, ambas da Hot Wheels

A marca do touro teve algumas variações de produção limitada lançadas, no entanto, a grande estrela foi mesmo o Countach, outro projeto dos anos 1970 que resistiu bem os anos 1980 com o seu visual considerado atemporal, quem viveu aquela época que não sonhou em ter a mesma? A Lotus foi outra que continuava atual com o Esprit, um modelo também dos anos 1970, mas que continuava conquistando muitos fãs.

Porsche e BMW
Acima BMW M1 (vermelha) e M6, ambas da Kyosho

A Porsche se destacou nesse período com o 928, uma super-máquina que ajudou a marca a crescer ainda mais no mercado mundial. Na BMW, não poderíamos deixar de fora o M1, um belíssimo esportivo produzido para as pistas de corridas que teve versões de rua para homologação, outro que não pode ser esquecido é o M6, uma belíssima máquina preparada pela divisão Motorsport da marca Bávara.

Carros japoneses
Acima Honda CR-X (amarelo), Nissan Skyline (vermelho) e Toyota AE-86, todos da Hot Wheels

Uma das características positivas dos carros japoneses é a de serem bem construídos, resistentes, bem configurados e com a possibilidades de se tornarem ainda melhores com modificações feitas por quem gosta de tornar carros comuns em belas máquinas esportivas, é nesse cenário que o Toyota AE-86, Honda CR-X, Nissan Skyline e outros se destacam.

As séries de TV e filmes que marcaram

Pode-se dizer que a década de oitenta do século XX foi a melhor para a participação dos carros em filmes e séries de TV, não é a toa que eles são referência na busca pelos colecionadores que gostam dos chamados modelos temáticos.

K.I.T.T. (Knight Rider)
K.I.T.T. (Hot Wheels)
A Super máquina foi um seriado que teve quatro temporadas na TV, tinha como uma de suas estrelas um carro "falante", o K.I.T.T. um Pontiac Firebird Trans Am pronto para encarar todo o tipo de desafio.

GMC Vandura (A Team)
GMC Vandura (Hot Wheels)
O Esquadrão Classe A foi uma série de TV americana que tinha como protagonista um grupo de soldados da fortuna que ajudavam pessoas com dificuldades ao mesmo tempo que procuravam escapar dos seus captores e provar a sua inocência, nas suas aventuras havia um belíssimo furgão GMC que despertou o interesse de muita gente na época.

Ferraris na TV
Ferrari Daytona (preta) e Dino 246GTS, ambas da Hot Wheels
A marca italiana marcou presença nos televisores dos anos 1980 em algumas séries americanas como Miami Vice que contou com dois modelos, a Daytona 365GTS e a Testarossa, já a série Casal 20 (Hart to Hart) teve a participação da Dino 246GTS e Magnum P.I. com a 308GTS.
Volkswagen Sunagon e Ferrari 308GTS, todos da Hot Wheels

Ghostbusters (Os Caça Fantasmas)
ECTO-1 da Hot Wheels
Quem diria que no mundo das miniaturas o ECTO-1 do filmes Os Caça Fantasmas se tornaria tão disputado, é claro que tem as suas justificativas, uma delas esta relacionada ao próprio longa que é muito divertido e até hoje é possível assistir nos canais fechados.

Batmóvel 1989
Batmóvel 1989 da Hot Wheels
Em 1989, o cavaleiro das trevas apareceu na tela grande em grande estilo, quem viveu aquela época aguardou com ansiedade o filme, nada de caricaturas, exageros nos cenários, um Batman como se via nos quadrinhos, e para completar um Batmóvel digno do filme, o modelo até hoje é uma das grandes sensações de quem gosta do herói ou é apenas um entusiasta.

De Volta para o Futuro (Back to the Future)
The Time Machine da Hot Wheels
Não poderia deixar mesmo de falar sobre esse que é um dos melhores filmes dos anos 1980, a história diverte até hoje, e neste ano tem um significado ainda maior, pois foi para 2015 que o doutor Brown fez a sua viagem para o futuro abordo de um DeLorean DMC-12 imortalizando assim um supercarro que teve tudo para ser grande, mas...

Encerramento do Especial Anos 1980, interessante observar como esse período teve tantos carros legais e marcantes, principalmente no cinema e na TV, nos anos seguintes isso mudaria bastante e pouquíssimas histórias conseguiram emplacar carros como estrelas, entre os Supercarros o interessante é observar a semente que foi plantada e o resultado que seria colhido alguns anos depois, mas isso é uma outra história.

Confira também a primeira parte do Especial Anos 1980.

Comentários

  1. Ótimas lembranças dos anos 80"s, apesar das linhas retas que dividem opiniões pessoalmente acho linhas fortes e com personalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Júnior,

      Também concordo com você, de certa forma os anos 1980 foram os que me despertaram a paixão por carros, pois foi nela que os conheci.

      Abração,

      Excluir
  2. Mais uma belissima reportagem.
    Parabéns.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro,

      Muito obrigado pelo comentário, é sempre muito bom ter esse retorno.

      Abração,

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas