Anos 2000 - Abertura

A semana que se inicia vai ser dedicada aos carros dos Anos 2000, vamos observar quais foram as evoluções sofridas em alguns dos principais seguimentos, acompanhem.

Depois da euforia da virada do século nos deparamos com a realidade de que muito do que sonhamos 20 anos antes não se tornou realidade, mesmo assim houve alguns avanços importantes em varias áreas, vejamos.

Muscle Car
Acima Ford Mustang GT Concept (azul), Chevrolet Camaro Concept (laranja) e Dodge Challenger Concept, todos da Hot Wheels

Para o mundo dos carros essa é a década dos Muscle Car, o seguimento consegue se reerguer e ganhar visibilidade apostando exatamente no passado, graças a onda retro que tomou conta de várias áreas, e o grande precursor foi sem dúvida a quinta geração do Ford Mustang, apresentado em 2003, suas linhas mostravam o que todos queriam ver, a resposta foi tão positiva da imprensa e do consumidor que outros modelos vieram na esteira, caso do Chevrolet Camaro e do Dodge Challenger.
Acima o Dodge Charger SRT8 2006 (Greenlight)
É claro que nem todos se destacaram com o visual antigo/moderno, a Chrysler ressuscitou um nome lendário, Charger, agora em um carro sedan. Se houve criticas no inicio, as versões especiais seguintes mostrariam que o mito estava de volta pronto para atuar nos dois lados: mocinhos e bandidos.

Os "pequenos" e "médios" ganham força
Da esquerda para a direita, Ford Focus RS, Volkswagen Golf e Honda Civic Si, todos da Hot Wheels
O início da primeira década do século XXI mostrou que os anseios do passado haviam mudado bastante, para muitos apenas o V8 não era mais sinônimo de esportividade, motores de quatro e seis cilindros ganharam força graças as melhorias feitas, isso levou ao lançamento de séries Especiais interessantes como o Ford Focus RS e o Fiesta ST; o Volkswagen Golf e o Scirocco; Honda 2000 e Civic Si só para citar alguns.

SUV e Picapes se tornam obrigatórios
Mercedes GLK 350 (champagne - Maisto), BMW X6 (branco - RMZ City), VW Touareg (grafite - Kyosho) e Cadillac Escalade (Hot Wheels)

Estados Unidos, Europa, Asia, Brasil, os SUV se tornam um item de desejo para todos aqueles que querem um veículo "grande", confortável e imponente para uso diário, marcas como a BMW e a Mercedes investem neste segmento com modelos que se tornam muito desejados pelo consumidor.
Volkswagen Saveiro (vermelha) e Mitsubishi L200/Triton (ambas da Matchbox)

Em relação as picapes, elas passam a esta presente para todos os gostos, no Brasil mesmo ganham cada vez mais importância, principalmente as pequenas como a Volkswagen Saveiro e as médias como a Mitsubishi L200 Triton.

O retorno dos mitos
Ford GT (amarelo) e Ford Shelby Mustang GT500 2007 (todos da Hot Wheels)
Para comemorar os cem anos de fundação a Ford ressuscita um de seus maiores mitos, o Ford GT sem o 40, mas tão magnifico, imponente e rápido como antes. Quem disse que acabou? Os Shelby Mustang renasceram com a nova geração do cavalo alado da Ford para alegria de todos nós apaixonados pela naja.

Os Supercarros americanos
Chevrolet Corvette (azul), Dodge Viper (verde claro) e Ford GT, todos da Hot Wheels

Pela primeira as três grandes marcas dos Estados Unidos tinham em linha de produção três supercarros, a GM com o Chevrolet Corvette, a Chrysler com o Dodge Viper e a Ford com o GT, três lendas com design e potência para encarar os modelos europeus.

E tem mais, sim, confira os modelos selecionados para o especial da semana e não deixe de conferir o encerramento com curiosidades sobre os supercarros, carros japoneses e filmes.

Confira a segunda parte desse especial.

Comentários

  1. Bela matéria mas, não ficou faltando os anos 90 Doalcey?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Pedro,

      Obrigado pelo comentário, os anos 1990 eu tive que deixar para um outro momento, achei que seria interessante observarmos como o mundo dos carros mudou nos últimos 20 anos, mas não se preocupe, essa década ainda vai mostrar a sua história por aqui.

      Abração,

      Excluir
  2. Os Americanos bem que tentaram fazer super carros se qualquer um de vocês tivessem um certo dinheiro que desse pra um 2013 Srt Viper e um Lamborghini Gallardo Superlleggera qual pegaria e ainda acho que você esqueceu o Saleen S7 o hypercarro americano mais rapido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Carlos Henrique,

      Esse é um comparativo bem interessante, vou anotar para um série especial futura focada em comparações de carros, obrigado pela dica. Em relação ao Saleen S7 eu tive que deixar para um outro momento, o foco aqui ficou nas três grandes dos Estados Unidos, mas não se preocupe ainda darei uma atenção toda especial a ele.

      Abração,

      Excluir
  3. esqueceu do mustang 1999,que esteve nos anos 2000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro,

      Para este especial só foi considerado modelos criados a partir dos anos 2000, o Mustang em questão ainda era um projeto dos anos 1990.

      Abração,

      Excluir
  4. tem um focus xr3 de arrancada assim como um focus de rally
    http://www.diecastphotography.com/wp-content/uploads/2013/10/hot-wheels-ford-focus-meguiars-2001-front-2.jpg
    https://hobbydb-production.s3.amazonaws.com/processed_uploads/catalog_item_photo/catalog_item_photo/image/260912/Ford_Focus_Model_Cars_44b3166f-0341-4d7f-8c6d-e369edd828a7.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente,

      O especial não tem como objetivo catalogar todos os modelos, mas apenas mostrar uma visão geral sobre o mundo do carros na época, o Focus RS (Rally Sport) foi escolhido por ser um dos mais rápidos do segmento na década passada, o ZX3 é interssante, mas nenhum fabricante o fez na escala 1:64, enquanto que o de arrancada é meramente uma bolha criada para um dragster.

      Abração,

      Excluir
  5. Show de post amigo Doalcey Rocha,muito bom saber ou ate mesmo relembrar sobre uma epoka ou muitas e de seus varios modelos de carros,tudo isso c fokando nas miniaturas,muito show mesmo parabens!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas