Anos 2000: Porsche 911 Turbo

Os motores com turbo começaram a ganhar força mesmo no início deste século, só que um modelo já se destacava com ele a bastante tempo, o Porsche 911 Turbo, vamos a ele.

O Porsche 911 foi o primeiro carro a utilizar o turbo e ser bem sucedido, antes disso a BMW já havia tentado com o 2002, mas sem sucesso. No inicio dos anos 2000, o 911 Turbo já estava em sua quinta geração, o motor passava a ser refrigerado a água, o turbo era em dobro em um motor de 3,6 litros que gerava 420 cv de potência, fazendo-o ir de 0 a 100km/h em 4,2 segundos, era o Porsche 911 mais caro e bem-equipado da gama até então. Na Matchbox eu apresento o Porsche 911 Turbo da linha básica 2006 com pintura azul prateada e rodas 10 Spoke Flowers.











O supercarro da Porsche mostrava que o século prometeria muitos modelos bons e com o uso de motores potentes e eficientes com o uso do turbo, tecnologia essa que a marca já tinha se tornado expert com a sua utilização posteriormente em outras versões do 911 ao longo dos anos 2000, algo muito positivo.

Em relação a mini, belíssimo exemplar da Matchbox com um bom nível de detalhes que incluem presença de retrovisores, pintura nos faróis dianteiros e lanternas traseiras, além de uma placa presente no para-choque.

Essa miniatura eu consegui com o amigo e grande colecionador de Salvador, Rodrigo Lobo, em dezembro do ano passado.

Veja mais sobre a história do Porsche 911 no Especial O filho mais ilustre de Stuttgart do site Best Car (em português).


Comentários

  1. Excelente miniatura e belíssimas fotos Doalcey, parabéns!
    Só para complementar, se me permite, o primeiro carro a utilizar turbo de produção em série foi o americano Chevrolet Corvair, em 1962. O Corvair também tinha motor traseiro boxer, seis cilindros, refrigerado a ar, como o Porsche. Acabou fracassando e sendo descontinuado por falhas na suspensão que o tornava muito instável nas curvas.
    O BMW 2002 veio em seguida com turbo "de fábrica", mas quem conseguiu atingir o equilíbrio perfeito em resistência/durabilidade/confiabilidade/desempenho foi sem dúvida o Porsche 911 turbo! Um ícone dos supercarros esportivos!
    Mais uma vez parabéns pela ótima postagem e pela linda miniatura de seu acervo!
    Max Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Max,

      Muito boa as suas observações, confesso que havia esquecido do Chevrolet Corvair, mas o foco foi mesmo em enfatizar o sucesso que a Porsche obteve com o 911, mas quero futuramente falar sobre esses modelos pioneiros.
      Muito obrigado mais uma pela a sua contribuição.

      Abração,

      Excluir
  2. Olá Doalcey! ótima postagem, queria saber se você pensa em publicar algo sobre a fase "Bel Air" (Chevrolet). Abraço, te a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Júnior,

      Obrigado pelo elogio, em relação ao Bel Air eu estou querendo fazer uma postagem com ele e outros ícones dos anos 1950, essa é uma época que eu considero a romântica dos carros e por isso existe muita história para contar.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas