Especial Anos 1960 - Final

A semana que se encerra é uma transição do ano 2014 para o de 2015, ela foi marcada no blog com mais um Especial Anos 1960, cujo fechamento segue agora, acompanhe.

Na postagem de abertura na segunda-feira eu falei sobre aquela que é a grande fase da indústria automobilística americana, a era Muscle car, e também comentei sobre a participação dos carros europeus e japoneses nesse período, hoje o foco vai ser em outros temas, vejamos:

As picapes
Esse seguimento evolui muito rapidamente nos anos 1960, as grandes marcas sempre de olho no interesse dos consumidores procuraram criar novas variações que tinham foco no trabalho, indústria, zona rural, e no uso diário das cidades, por isso itens de conforto passavam a ser incorporado e o design se aproximava dos carros menores, nesse cenário picapes como a Série 3100 da GM, a Série F da Ford e a série D-100 da Chrysler se destacaram.
Acima as picapes Chevrolet C-10 de 1969 e El Camino SS de 1968
Dentro das picapes os modelos derivados de carros de rua tiveram o seu apogeu, pois conseguiam unir a carroceria para o transporte de cargas, o conforto dos seus derivados e as edições especiais que fizeram uso dos grandes motores V8 dos Muscle, não é a toa que alguns estudiosos as chamam de "Muscle Pickup", é o caso da Chevrolet El Camino e da Ford Ranchero.
Acima a picape Ford Ranchero de 1965 que traz a pintura da família Jetsons, animação que estreou em 1962 na TV americana.

As corridas
As disputas nas pistas tiveram uma atenção especial da Ford, Henry Ford II queria a marca se destacando nas principais categorias automotivas, por isso não mediu esforços para que esse feito fosse alcançado, e o trabalho compensou, o Ford Mustang preparado inicialmente por Carroll Shelby tornou-se vitorioso nas provas da Trans Am americana, enquanto que o Torino Talladega e o Mercury Cyclone conquistaram vitórias e título nas Nascar, a competição mais importante nos Estados Unidos. Mas não parou ai, os Shelby Cobra com mecânica Ford foram devastadores nas competições da FIA na Europa e o Ford GT40 reinou absoluto por quatro anos em Le Man para desgosto do comendador Enzo Ferrari.
Acima o Ford Torino Talladega e o Mercury Cyclone, gêmeos criados pela marca de Detroit para arrasar na Nascar.
Acima os grandes campeões da Ford, Mustang (na Trans Am), Torino (na Nascar) e GT40 (em Le Man).
Só que a GM e a Chrysler não ficaram para traz, o Chevrolet Camaro Z/28 deu muito trabalho ao Ford Mustang nas provas da Trans Am e os Dodge Charger Daytona e o Plymouth Superbird foram arrasadores na Nascar, um em parte foi ainda mais significativo o #43 de Richard Petty o maior vencedor na época da competição.
Acima o Dodge Charger Daytona de rua o Plymouth Superbird de Richard Petty

Os filmes e séries de TV
Essa foi uma época realmente marcante para os carros, na TV, George Barris apresenta a sua ideia para o Batmóvel que estreou na série Batman e Robin na televisão dos Estados Unidos, não preciso dizer o quanto esse carro se tornou importante e admirado nos dias atuais.
Batmóvel 1966 da série de TV Batman e Robin
Teve ainda a estreia da primeira geração de Star Trek (no Brasil Jornada nas Estrelas), a USS Enterprise desbrava o espaço em sua missão de cinco anos tendo como capitão James T. Kirk e uma tripulação que se tornaria igualmente lendária.
N.C.C. 1701 - U.S.S. Enterprise
É nessa década que James Bond é apresentado ao mundo, o espião britânico a serviço de sua majestade tornasse um sucesso combatendo os vilões que querem desestabilizar o mundo a bordo de carros como o Aston Martin DB5.
Aston Martin DB5 dos filmes de 007 - James Bond
Acabou? Que nada! Não poderia deixar de falar de Bullitt com uma das melhores perseguições da história do cinema, no embate o 1967 Ford Mustang GT 390 do detetive Frank Bullit e o Dodge Charger R/T 1968 dos assassinos, se não viu arrume um tempo.
Acima o Ford Mustang GT 390 e o Dodge Charger R/T ambos de 1968

Ufa!!! Muitas curiosidades, e como podem ver todas elas contadas com a participação das miniaturas na escala 1:64, a década mostra que os mais variados temas podem ser colecionados basta definir um ou então seguir a todos, só não esqueça de se planejar bem para isso.

Comentários

  1. Doalcey ai vc pegou pesado.... só postou maquinas.... guardou os filés dos filés p agora né? vamos lá.... o novo visual ficou ótimo, parabéns, Picapes, anos 60, corridas, nascar, carro do petty que curto demais, vc deve saber srsrs.....talladega lindos....temáticos...e a famosa perseguição de bullit.... eu tenho o filme copiado da net.... mais de 10 minutos de perseguição.... show de bola....abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu valoroso amigo,

      Fiquei demais feliz com os seus comentários, realmente o fechamento ficou bem legal e isso mostra o quanto essa época tem muito carro legal que pode tranquilamente ir para a coleção.

      Abração e um ótimo início de ano,

      Excluir
  2. As fotos ao ar livre estão excelentes!
    Júnior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Junior,

      Obrigado pelo feedback, fico feliz que tenha gostado.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas