Anos 1970: Pontiac Firebird Trans Am 1977

Como falei na postagem de abertura dos anos 1970, a segunda metade dessa época é marcada pelo declínio dos motores potentes, isso prejudicou demais os Muscle Car, mas alguns souberam se reinventar, como o Pontiac Firebird Trans Am, vamos ver.

Cada marca nos Estados Unidos procurou a sua maneira manter vivo boa parte dos veículos criados no auge dos anos 1960, como a sua proposta eram ser esportivos baseados em possantes motores, e como isso não era mais possível, a solução aplicada se baseou em design externos que preservassem essa ideia, foi o que fez a Pontiac com o Firebird, no começo dos anos 1970 a marca havia apresentado uma nova geração, mais encorpada, espaçosa e com espaço debaixo do capô para receber os grandes blocos de motores V8 da GM, isso levou inclusive ao lançamento de uma nova versão, a Trans Am, cujo o principal destaque era o pássaro de fogo no capô, um desenho que dividiu opiniões, mas que junto com o visual externo ajudou o Firebird a se manter firme nas vendas ao longo da década. Na Hot Wheels eu apresento o '77 Pontiac Firebird da série Cool Classic 2014 com pintura Spectrafrost azul e rodas RSW.










Abaixo a família reunida

Retro Entertainment 2013
Boulevard 2012

Uma das reestilizações preferidas dos apaixonados pelo Firebird é a de 1977, os faróis dianteiros duplos, combinado com o design da carroceria que inclui um aerofólio traseiro embutido no porta-malas, e as lanternas que vão de um ponto a outro na traseira. A opção de motor mais interessante era o V8 350 que gerava... 155 cv de potência, não era muito, mas o restante compensava.

Em relação a mini, essa é apenas a quarta aparição desse modelo na Hot Wheels, na Cool Classic ela traz essa cor azul que confesso não me empolgou de início, mas como gosto da história dos carros, uma pesquisa rápida mostrou que é a representação do azul royal, uma das três pinturas exóticas disponíveis para o Trans Am na época, sendo assim não tive nem o que pensar muito como um apaixonado pelo carro.

Esse exemplar eu consegui em um Hiper Bom Preço de Salvador em setembro desse ano.


Comentários

  1. Olá Doalcey tudo bem? Tenho uma mini Pontiac Firebird Hot Bird, muito bonita por sinal, porém com outro decals sob o capô. Se trata do mesmo modelo que o Pontiac Firebird Trans Am 1977? um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas