Reflexões do blog: Parar ou continuar a coleção

Em um belo dia você resolve que vai iniciar uma coleção de carros em miniatura, se empolga e depois de um tempo...

Já disse algumas vezes que colecionar miniaturas de carros não é para qualquer um, porque envolve dedicação, paciência, paixão e recursos financeiros. O início de uma coleção é sempre uma alegria, principalmente quando o foco são os Hot Wheels Mainline, rapidamente as minis vão chegando, as caixas vão se acumulando, vem então as primeiras estantes e com tempo o desejo de conseguir os modelos que não são mais encontrados nas lojas e a diversificação com a aquisição de outras marcas de miniaturas.
Primeiro modelo da coleção um 2007 Shelby GT 500 Hot Wheels da Mainline 2008
Para quem não tem controle de suas contas é um momento complicado com o recurso indo para as miniaturas em vez das obrigações financeiras. Mas também é o momento em que novas amizades surgem de outras cidades, estados e países, sem falar que surgem novas paixões como a fotografia, a criação de dioramas e a customização de miniaturas.
Os primeiros modelos de uma outra marca, o 1969 Dodge Charger R/T e o 1967 Shelby GT500 da Greenlight
Tudo muito bom, mas ai vem o desanimo. Buscar uma explicação única não tem, os motivos são os mais variados: dificuldade de encontrar os modelos desejados próximo de onde mora ou trabalha, valores praticados para determinados modelos no mercado paralelo, falta de espaço em casa, desequilíbrio nas contas pessoais e o principal: a crise econômica do país.
Uma das marcas preferidas, a japonesa Kyosho
No meu caso especificamente o último ponto é o fator de desanimo, pois é ruim para um colecionador apenas olhar e não poder adquirir aquela mini tão desejada, mas e o que fazer?
A felicidade de encontrar um Super em loja, no caso da imagem o '65 Ford Mustang 2+2 Fastback
Conversar com os amigos colecionadores é uma boa, pois ajudam a lhe clarear as ideias, olhar para a sua própria coleção também é uma boa, relembre o primeiro modelo conseguido, aquelas que vieram de presente, as que foram difíceis de serem conseguidas enfim...
Quando a coleção ainda era uma brincadeira em 2011
Novamente de volta para mim, além de consultar e observar a coleção eu também olhei para o blog e tudo que já produzi nele e os admiradores que o mesmo conquistou, e por isso vamos em frente. 

E vocês, já passaram por algum desanimo com a coleção? Comentem, compartilhem as suas histórias.

Comentários

  1. E amigo não é facil vida de colecionador tem que ter muito foco e dispor de muitas estratégias tanto de trocas, quanto até mesmo em vendas, mas bastas ver os resultados alcançados e quando pensa que não ta- la mais uma na garage hehe Força e foco ai !!! Abraç

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esta postagem é a minha cara como colecionador. Estou na fase da busca por minis mais difíceis que não se encontram mais nas lojas. Meu foco são os Hot Wheels na escala 1:64, com a participação em alguns encontros locais ampliei minha rede decotaria e apartar dai consegui melhorar o nível das minis. Exemplo meu carro mais antigo era um OLDS AURORA GTA1 da

    ResponderExcluir
  4. Olá Doalcey,
    Comecei comprando "carrinhos" pro meu filho, e aí comprava de tudo, não tinha foco.
    Mas agora adquiro "miniaturas" , com foco definido e com muita garimpagem, novas marcas, trocas, compras on line, encontros...
    Agora, é uma pena que a matchbox na tenha pontos de venda no Brasil, não é mesmo?
    Abraços e parabéns pela ótima postagem.

    ResponderExcluir
  5. Eu começei para valer nesse ano a colecionar "Miniaturas" com o foco voltado para os Hot Wheels na escala 1:64 e já encontrei de cara dois $uper no primeiro ano!
    Um '08 Lancer Evolution (Nas Americanas dia 6 de Setembro desse ano)
    E um '65 Ford Mustang 2+2 Fastback (Igual ao da Foto num Hiper Bom preço dia 11 de Outubro!

    Colecionar é complicado, pois sem recursos finaceiros e planejamento você compra de tudo e acaba sem dinheiro para o que realmente interessa, não se deve no começo começar a colecionar comprando logo 20, 40 minis e querer adquirir 1000 em 1 ou 2 anos se na verdade se você tivesse calma você poderia comprar aos poucos o que realmente te interessa, com foco para marcas como Lamborghini (exemplo) e modelos de carros esportivos (exemplo), pois uma coleção de verdade se faz quando compramos tal tipo de marca e ,modelo de carro de diferenciadas marcas com uma meta, por isso chamasse coleção, não comprar avulso qualquer mini sem um foco, pois isto é compulsão, não coleção, quando vemos que alcançamos a meta ficamos realizados e procuramos outras metas!
    As portas vão se abrindo, conhecemos novos colegas colecionadores sites de venda de minis confiáveis, e podemos dizer com orgulho no peito que somos "COLECIONADORES"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. No meu caso começou de forma inocente e depois e um tempo virou uma compulsão que tive que fazer uma reflexão, na época era um desinformado, não participava de encontros e em sequer comprava para troca pois não conhecia ninguém que tbm colecionasse, então em pouco tempo á tinhas umas 700 miniaturas, corria na cidade e vasculhava nas lojas pra poder achar mais e mais (não sabia do lance dos lotes e tal).

    O desânimo vem, após alguns anos, fundei junto com alguns conhecidos através da rede social o grupo de colecionadores de Campinas- SP. O fator financeiro atrapalha bastante, o que pode desanimar as pessoas.

    Mas as dicas que vc deu são mto válidas, olhar sempre a coleção é muito bom, rever as minis mais importantes, as que vc ganhou, a primeira rara, a primeira Zamac, a primeira super, colocar o nome da pessoa que trocou ou deu na cartela ou marcado em algum lugar ajuda e mto pois restaura aquela alegria da época em que ganhou.

    Tirar algumas e montar cenários fictícios para posar em fotos tbm é mto legal e renova aquele animo. Participar de grupos, blogs como este, ler sobre curiosidades dos carros das miniatura ajuda tbm.

    ResponderExcluir
  7. Qto a compulsão quando atingi 1000 miniaturas e ví o qto de supérfluo tinha comecei a focar, e a mandar muitas embora vendendo ou trocando. Descobri um foco na coleção, primário, secundário e até um terciário e venho respeitando e seguindo atrás desses focos desde então. Hoje posso dizer que sou um colecionador aprendendo com os amigos e com o hobby, fiz até umas custom dando cara a tapa rsrsrsrs. A primeira custom que fiz me deu uma sensação mto boa, de nervosismo por não querer estragar a mini, no fim a sensação de dever cumprido valeu mto a pena,

    Ler o seu blog, e fazer o canal no youtube sempre acaba restaurando o vigor que tenho a esse hobby.

    É mto bom colecionar.

    ResponderExcluir
  8. Cidadão, acompanho seu blog já faz tempo e cada vez mais as matérias estão interessantes. Parabéns.

    Sobre as miniaturas, cheguei à conclusão que se uma mini saiu apenas em uma série limitada nos EUA ou outro país, não a quero. Simplesmente não é boa o bastante para eu investir meu tempo e dinheiro.

    Sobre a coleção, tento conseguir ao menos um exemplar de modelos que estejam dentro do tema da coleção. Prefiro mantê-los lacrados para não se alterarem com poeira ou outros agentes químicos.

    Sobre os Super, depois de investir muito tempo e borracha (de calçados e pneus) para conseguir fechar os QUINZE do ano, cheguei à conclusão que excelentes contatos para trocas são muito mais importantes que correria. E se não conseguir achar/trocar as miniaturas, simplesmente não me preocupo. Uma hora alguém aparecerá para um negócio amigável. Algo que aprendi: nada de ansiedade.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. comecei minha coleção em 5/2013 ,hj com a média de 218 minis ,98% lacradas e todas da HW ,pelo pouco tempo no colecionismo ja vi muitos comecarem e pararem em questão de meses ,1° eu acho que o foco principal de tudo no colecionismo em miniaturas de carros é vc ser apaixonado por carros ,design entre outros ,não aconselho ir por modinha tipo regra do consumismo que a pessoa compra ou coleciona por muitos começarem a colecionar (igual as figurinhas na escola no tempo de infância) ,a dica é não ser ansioso ,ter uma meta de gastos por mês , e ser feliz no hobby que é meta principal, e não para gerar dor de cabeça e preocupação ,não importa se vc vai comprar 1 miniatura ou centenas delas o que vale é sim a sua satisfação pessoal , Doalcey Rocha vc contribui d+ no colecionismo e transmite a sua paixão e o conhecimento pelos carros ,no blog ,nas fotos etc ,não desanima não professor ,abrass a todos !!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde

    Fui grande colecionador quando era pequeno, aos 6 anos de idade, pois meus parentes vinham do Uruguai e traziam várias miniaturas da Matchbox, Majorette e Lesneys e, por conseguinte virei exímio "demolidor" de miniaturas ( isso me revolta até hoje...kkk ). Com o passar dos anos, mais precisamente no final dos 90, voltei a adquirir miniaturas, mais precisamente começando com duas da Hot Wheels por serem de chassis de metal e carroceria bem "pesadas" ( Taill Dragger e Thunderbird '63 ) e de lá pra cá, Johnny Lightning, Majorette, Siku, Aurora Cigar Box, Schuco, Lesneys e Matchbox dentre outras mais raras e dificilmente fáceis de serem encontradas como GAMA alemã e SABRA israelense fazem parte de meu acervo. Uma coisa é certa e que diversos amigos ponderaram aqui, bom senso e possibilidades devem sempre nortear quem resolve colecionar miniaturas. Já fiz a alegria de muito amigo colecionador com minis que não existem mais nem no Google, e já fizeram a minha da mesma forma. Por isso saliente que, uma coleção não deve ficar restrita a seu espaço de confinamento, mas sim fazendo esta energia/vibração estar em constante movimento. Abraço à todos e Parabéns aos criadores deste Blog!

    ResponderExcluir
  11. CHEGA UM MOMENTO QUE PARECE UMA ENCRUZILHADA !!! (desculpe-me os caracteres em caixa alta)...mas, voce participando de varios grupos, conhecendo muitos colecionadores, procurando postar e compartilhar informaçoes - quando vc percebe que só voce faz isso e do outro lado nada !!!!
    Ou entao aquelas "curtidas de sempre", aqueles comentarios "top", "massa", que cansam, vc se pergunta: o que estou fazendo, por que estou postando fotos e informações? É um ponto triste, em que vc se fecha e passa a "polir os seus metais" solitariamente...talvez só do que mal acompanhado, ou, o que é pior, sem companhia alguma. Obrigado pelo seu tempo - um grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  12. aqui tá tão em crise mais tão em crise que estão baixando de R$9,99 para R$6,99 pra não deixarem encalhado, qualquer negocio XD KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Estou bem desanimado devido ao preço dos Hotwheels, no inicio da minha coleção comprava uns 20 por mês, iniciei em 2011. Este ano 2016 quando fui somar os carrinhos q adquiri contei apenas 5 o ano todo. Uma coleção de hotwheels não tem mais como prosseguir custando R$10 cada.

    ResponderExcluir
  14. Sempre fui um aficionado por automobilismo e carros de diversas categorias e de ruas. Desde criança colecionava HW e uns modelos genéricos comprados em camelo, início da década de 90. Cresci, doei os carrinhos para outeas crianças, pois pra mim eu não colecionava, apenas brincava. Em 2011 comprei meus primeiros 1/64 Califórnia Toys, comecei a pesquisar e vi que no Brasil dificilmente acharia os kyosho, minichamps e os modelos europeus que mais gosto. Sempre achei HW mais brinquedo que carros de coleção. No final de 2015 pesquisei mais afundo sobre HW e vi que estava enganado. HW tem diversos modelos interessantes, são populares e mais acessíveis. Desde então procurei entender os lotes, modelos e anos das coleções. A partir daí foi tentar focar nos modelos desejados e começar o hobby. Hoje já estou com 100, comprei o nicho e estou para customizar minhas primeiras duas HW, outra coisa que me ajudou muito foi a comunidade de colecionadores que em Campinas é muito ativa e isso me cativou ainda mais. Bem queria passar apenas minha história e meu único foco é nunca comprar um super, apenas ficar com aqueles que encontrar... ahh tb eu abro tds as minis, deixo apenas no blister aquelas que quero trocar ou vender. Se não puder tocar no carrinho não tem graça rs... abs a todos.

    Ass. Felipe Viscovo - Campinas/SP

    ResponderExcluir
  15. Faz mais ou menos um mês que dei uma parada, passei a selecionar mais as minis, ficou caro, e o espaço está ficando reduzido, estou na fase de substituir algumas minis, tipo uma cor que combina mais com a mini, ou gráficos mais bonitos, passei a ir em encontros de colecionadores, e para não deixar de lado minha coleção, passei a fazer fotos das minis em maquetes de lojas, ruas, oficinas, posto, e lá se vai mais recursos e criatividade, mas compensa, escolher as minis que farão parte das fotos, como posicioná-las, foi a forma que encontrei de não deixá-las de lado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas