Especial 50 Anos: O Batmóvel da Série de TV de 1966

Esse é o ano dos 50 anos, pois o que não tem faltado é carro completando essa idade, o mais representante desse time é o Batmóvel da série de TV de 1966, acompanhem.

Em 1966, o Cavaleiro das Trevas chegava as TVs dos Estados Unidos interpretado pelo ator Adam West tendo o personagem Robin representado pelo ator Burt Ward. A caracterização procurou seguir o que se observava nos quadrinhos com histórias leves que divertiam adultos e crianças tornando a série um enorme sucesso.

Mas não foram apenas os heróis que chamaram a atenção do público, os veículos também e em especial o principal deles chamado de Batmóvel. A introdução de um veículo permanente foi ideia dos produtores que procuraram George Barris para empreitada, o customizador pensou em um projeto baseado no conceito Lincoln Futura que havia adquirido junto a Ford pelo valor simbólico de 1 dólar.

Barris criou o desenho de como ficaria o modelo definitivo em um dia, os executivos da Fox olharam e aprovaram dando um prazo de três semanas para ficar pronto. Em linhas gerais, os elementos que compõem o Futura continuam na bolha da cabine, nas linhas laterais e na localização dos faróis. Mas apesar da semelhança o resultado final ficou bem diferente.

Pensando nas características do herói o Batmóvel possui uma dianteira que se assemelha aos olhos de um morcego, a lateral traseira tem asas que também lembram o mamífero voador e naturalmente a cor. A parte de traz teve incorporada alguns recursos para deixá-lo rápido, como uma saída da turbina, e dois paraquedas para garantir uma parada em menor espaço possível. Outro item instalado foram os três lançadores de foguetes.

E não parou nesses apetrechos, o bólido vinha também com canhão laser, um "Bat-fone" precursor dos celulares, rádio, monitor de vídeo, câmeras, rede de captura, computadores e outros acionadores. A motorização é composta por um modelo atômico (na história) com uma turbina que emitia fogo e fumaça. Na prática o motor era um V8 427 com dois compressores e injeção de nitro com câmbio automático.

Ao todo foram construídos quatro versões, sendo um de carroceria de aço e os outros três em fibra de vidro feito a partir do chassi de um Ford LTD. Os modelos 2, 3 e 4 foram vendidos ao final da série, um deles atualmente esta em um museu e os outros no acervo de colecionadores. O primeiro deles foi leiloado pela Barrett-Jackson  em janeiro de 2013 por 4,2 milhões de dólares para um colecionador do Arizona nos Estado Unidos. George Barris criador e proprietário da lenda até o leilão faleceu em novembro de 2015.

As miniaturas da Hot Wheels
O primeiro modelo do Batmóvel 1966 foi apresentado pela Hot Wheels em 2007, no ano seguinte apareceu no RLC (Red Line Club), depois veio mais uma participação em 2009 com uma rara versão com as rodas FTE. Três anos depois ela surgiu na série Batman com as mesmas características da versão de lançamento e novamente em 2014 e 2015 na mesma série. Na Mainline voltou em 2013 com participações em 2014 e neste ano com uma variante simples e outra Super. Entre os colecionáveis já apareceu duas vezes na Retro nos anos de 2013 e 2016. Em convenções oficiais da Hot Wheels esteve presente na 26.ª Anual de Colecionadores dos Estados Unidos e na do México de 2010.
Acima as variações dos vidros da cabine
Ao todo são 15 variações oficiais, sendo que uma delas (série Batman 2012) é basicamente a de 2007 com embalagem nova. Como raridade as de convenções, do RLC e da Mainline 2009 são as mais difíceis.
Acima as rodas que já apareceram no Batmóvel
Os modelos recentes
O que não falta na atualidade é miniatura do Batmóvel 1966 nas lojas, de 2015 tem a terceira aparição na série Batman, cujo principal diferencial é a pintura preto fosco, as rodas 5SP vieram do lançamento e os vidros transparentes da Mainline 2013. Na Hot Wheels eu apresento o Classic TV Series Batmobile da série Batman 2015 com pintura preto fosco e rodas 5SP.



Abaixo com a versão da série Retro Entertainment 2016 (a esquerda).
Abaixo com a versão da Mainline 2016 (a esquerda).
Abaixo os três modelos recentes.

Para este ano a lenda esta de volta com decais flamejantes escuros em auto relevo com vidros e rodas da versão de 2013. Na Hot Wheels eu apresento o TV Series Batmobile da linha básica 2016 com pintura preta com flames e rodas MC5.



Abaixo com a versão de lançamento da Mainline 2007.



Abaixo com a versão da Mainline 2009.
Abaixo com a versão da série Halloween 2012.
Abaixo com a versão da Mainline 2013.
Abaixo com a versão da Mainline 2014.
Abaixo com a versão da série Retro Entertainment 2013.
Abaixo com a versão da série Retro Entertainment 2016.

Ainda em 2016, a série Retro Entertainment o trouxe de volta com rodas real riders de cinco raios pretas e vidros na mesma cor da carroceria. Na Hot Wheels eu apresento o TV Series Batmobile da série Retro Entertainment 2016 com pintura preta e rodas RR5SP pretas.


Abaixo com a primeira versão da série Retro Entertainment de 2013.







A Hot Wheels percebeu o potencial dessa miniatura e desde então tem se tornado figurinha fácil nas lojas, para os caçadores de tesouros tê-los em estoque é praticamente uma garantia de encalhe, por outro lado para os colecionadores que estão iniciando agora é uma magnifica oportunidade de ter ao menos uma variação na coleção.
Acima nove das quatorze variações diferentes lançadas até o momento
Em relação ao original, o Batmóvel de 1966 da série de TV se tornou um grande clássico e para muitos é o melhor modelo criado para o Homem Morcego, e nos dias atuais é muito admirado por aqueles que assistiram as aventuras e para aqueles que não acompanharam é um formidável automóvel.

Comentários

  1. Haja batmovel rsrsrs.... beleza de matéria...

    ResponderExcluir
  2. Fiz um especial do Batman no keu canal do Youtube CanalDriver e cmo ha Batmoveis.
    So desse classico ha mtas variantes.
    Parabéns Doalcey show demais todos eles.
    Só enriquecem nossa paixão por minis.

    ResponderExcluir
  3. Show de post sobre esse ícone em miniatura,clássico Batmovel TV series 66...ñ pode faltar em nenhuma coleção!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. You wrote a great article on this fantastic and iconic Batman Batmobile 1966 TV Series. There is missing the zamac version that came out last year in Walmart USA. Anyway Bravo !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas