Especial Os Catálogos de Miniaturas de Carros

Reunir informações sobre uma determinada marca de miniaturas de carros não é algo fácil, ainda mais se for uma Matchbox e uma Hot Wheels, acompanhem.

A medida que você se empolga com a sua coleção vem o desejo de buscar informações sobre um modelo ou uma série, usar os buscadores da internet (Google e Bing por exemplo) é um grande ponto de partida, mas chegar nos catálogos com informações relevantes pode demorar. No Brasil o blog T-Hunted é sem dúvida o melhor local para iniciar a jornada de conhecimento sobre o hobby, e lá existem links para diversos sites que reúnem informações sobre minis, se estiver com tempo é uma viagem interessante, caso contrário, Minis in Foco separou alguns deles para falar nas próximas linhas, vejamos.

No Brasil

Hot Wheels BR
Conheça o site, acesse aqui.
O site surgiu em janeiro de 2004 e até janeiro desse ano era a principal referência brasileira na busca por informações e imagens de miniaturas Hot Wheels, nele é possível consultar a Mainline de 1995 até 2015, além de inúmeras séries lançadas de 1999 para cá. Infelizmente o desinteresse pela escala e as decepções com El Segundo levaram o proprietário a parar com as atualizações, uma pena sem dúvida.

Catálogo Kogumine
Conheça o site, acesse aqui.
O site brasileiro surgiu no ano passado, e desde então vem se tornando uma ótima alternativa para quem busca informações sobre Hot Wheels, Matchbox, Planeta DeAgostini e Eaglemoss. Em relação a primeira a diversidade de dados inclui as Mainline do século XXI, dos anos 1990 e 1980, além de uma grande quantidade de séries.

Catalogo Curitiba Customs
Conheça o site, acesse aqui.
A Curitiba Customs tornou-se a principal referência do Brasil e uma das principais a nível mundial na venda de miniaturas Kyosho, nela é possível encontrar os lançamentos e as edições antigas, muitos deles são comercializados por preços que surpreenderiam quem só tem olhos para os Hot Wheels. O site também tem um catalogo com todos os Release da marca japonesa, o que é ótimo para quem deseja saber o que ainda falta na coleção ou apenas se manter atualizado mesmo.

No Mundo
Os sites indicados a seguir são dos Estados Unidos, o país é o local que reúne o maior número de colecionadores em qualquer segmento do mundo.

South Texas Diecast
Conheça o site, acesse aqui.
Para quem é apaixonado por Hot Wheels o STD é a principal fonte de pesquisa por miniaturas lançadas ao longos dos cinquenta e oito anos da marca, nele é possível pesquisar sobre variações de cores, rodas, interiores e o outros itens que apresentarem diferença em relação ao normal da produção. Até o final do ano passado todo o acervo do site ficava armazenado em um servidor especifico, no entanto, a possibilidade do mesmo acabar no futuro levou o seu fundador a fundi-lo com o um outro catalogo - o Hobby DB.

Hobby DB
Conheça o site, acesse aqui.
A sua proposta é reunir dados do que for colecionável em matéria de miniaturas de carros, aviões, motos, barcos e afins. O acervo que esta sendo montado conta com a participação dos usuários que o alimentam com uma série de informações e imagens, e de quebra ainda é possível comprar alguns deles.

Bamca
Conheça o site, acesse aqui.
A Matchbox possuí um acervo gigantesco de miniaturas lançadas, principalmente na chamada época de ouro (de 1950 a 1980), buscar informações sobre a marca não é tarefa fácil. Um ponto de partida para sanar as suas dúvidas é o site Bamca (Bay Area Matchbox Collectors Association), nele é possível acessar curiosidades e imagens guardados na própria base e em outros sites associados.

JLCollectors
Conheça o site, acesse aqui.
Esse é para os apaixonados pela Johnny Ligthning, o catálogo agrupa as informações por segmento, séries e através da opção de ordenados por ordem alfabética, é sem dúvida uma grande fonte de pesquisa simples e direta.

Como podem ver opções para se manter informado sobre lançamentos, acervos antigos, variações e outras curiosidades existem e são muito boas para o colecionador que esta começando agora e para os veteranos.

O blog selecionou os mais conhecidos e visitados no hobby, outros existem e futuramente serão apresentados.

Comentários

  1. Muito boa essa matéria, há tempos queria saber ocorreu com o site o hotwheelsbr, uma pena, era uma ótima fonte de pesquisa.
    Valeu pela dica de outros catálogos

    Clóvis Lopes

    ResponderExcluir
  2. Acompanhava direto o hotwheels br.
    Era uma das fontes inestimáveis.
    Cheguei a ver uma info nao confirmadade que estava vendendo o domínio.

    Mas sesde haneiro nada e atualizado pode perceber la na aba da retro entertainment.
    Uma grande perda.

    ResponderExcluir
  3. Precisava muito de um site com as temáticas da ertl. .. alguém sabe?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas