Qual a Escala real das minis Diecast?

Para quem coleciona miniaturas de carros pequenas é comum afirmar que a mesma esta na escala 1:64, mas será mesmo? Acompanhem.
Imagem: motortrend
A palavra escala pode ter vários significado, por isso para facilitar o dialogo o significado vai ficar no campo das medidas, sendo assim pode ser definida como a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto por ele representado (fonte: google), ou seja, representar no papel o tamanho e as especificidades de uma determinada área ou material de maneira que fique equivalente.

No campo dos carros, a escala permite visualizar em diversos tamanhos as suas características, isso permite a indústria corrigir eventuais falhas de projeto antes de produzir os protótipos nas dimensões definitivas. Para o colecionismo a produção em escala vai atender vários gostos, seja o colecionador interessado em algo grande ou pequeno.

Quando se fala em "pequeno" isso quer dizer nos tamanhos 1:87, 1:64 e 1:50 em sua maioria, lembrando que existem outras como a 1:100, 1:60 e 1:55 disponíveis no mercado. Mas entre elas a mais comercializada é a 1:64, identificação utilizada nos modelos da Hot Wheels, na Matchbox, Maisto, Greenlight, M2 Machines, Kyosho e outras.

Embora esta denominação seja muito utilizada na pratica é comum observar diferenças significativas entre as miniaturas, por exemplo, caminhões do mesmo tamanho de um carro de passeio, motos do mesmo tamanho dos veículos com quatro rodas, modelos específicos com dimensões diferentes entre as fabricantes.
Acima o desenho de uma Ferrari 308 GTB com as principais dimensões representadas em milímetros (imagem da internet)
Diante dessas discrepâncias Minis in Foco resolveu fazer um trabalho rápido de medições e comparativos para chegar a escala real de algumas miniaturas das fabricantes, vejamos a seguir como ficaram.

1. McLaren P1
Kyosho a esquerda e Hot Wheels a direita
O supercarro de 4,5 metros de comprimento e 1,9 metros de largura já foi reproduzido pela Kyosho e a Hot Wheels e as medidas realizadas mostram que ambas possuem aproximadamente 1:64 no comprimento, largura e altura.

2. Ford Focus RS

Sensação entre os Hot Hatches e na Hot Wheels, o veículo real possui aproximadamente 4,9 metros de cumprimento e 1,85 metros de largura. Na versão mini de El Segundo a escala final representada ficou exatamente a 1:64.

3. 2016 Chevrolet Camaro SS

A nova geração do Muscle Car da GM tem aproximadamente 4,8 metros de comprimento e 1,9 metros de largura. A Hot Wheels foi uma das primeiras a apresentar uma versão em miniatura, cuja a escala é de 1:66 no comprimento e 1:64 na largura.

4. Ford Shelby GT350R

A sexta geração do Mustang trouxe de volta o Shelby GT350 em duas versões apimentadas, em comprimento ele mede aproximadamente 4,8 metros e em largura 2 metros. No modelo da Mattel as dimensões foram reduzidas para a escala 1:64 em todas as dimensões.

5. 2006 Dodge Charger SRT8

A versão feroz do Charger desenvolvido pela SRT era bem mais potente e rápido que o modelo "básico", seu tamanho é de aproximadamente 5 metros de comprimento e 1,9 metros de largura. A Greenlight foi uma das marcas que reduziram o seu tamanho para exatos 1:64.

6. 1953 Volkswagen Beetle
Um sucesso mundial já nos anos 1950 o Beetle era bem compacto com 4 metros de comprimento aproximadamente e 1,54 metros de largura. O que não falta é fabricante de minis que o reproduzem, uma das fieis ao carro real é a M2 Machines, o modelo da imagem é um exemplo, esta na escala 1:64 em todas as dimensões.

7. 1972 Ford Gran Torino Sport
Em 1972, o Torino se tornou um trambolhão gigante e desengonçado, mas ainda havia versões desejadas como o Gran Sport que possuía 5,3 metros de comprimento e 2 metros de largura. A Johnny Lightning foi uma das marcas que ofertaram o mesmo em pequena escala, no caso, 1:69 em comprimento e 1:74 em largura.

Como puderam acompanhar dos oito modelos listados, sete ficaram dentro da escala 1:64, o que demonstra que a reprodução mini não esta tão distante do modelo real que elas representam, mas como ficam as picapes, caminhões, Muscle Car e outros supercarros? Bem isso ai já é tema para a parte dois.

Comentários

  1. Show de informações amigo Doalcey Rocha...muito legal mesmo essas informações.. .realmente há essas discrepâncias..até muito perceptível...ansioso pra ver em breve a continuação desse tem..bakana,Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, só coleciono carros por essa discrepância entre veículos de maior porte que tem o mesmo tamanho de carros de passeio, acho que sou perfeccionista no quesito colecionismo.

    ResponderExcluir
  3. No mundo das miniaturas de veículos . o que significa modelo 'supra'? e modelo 'custom'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações,

      O termo 'Supra' eu não me recordo de ter visto alguma vez, já o 'Custom' é uma palavra inglesa que significa Customizado, no mundo das minis é utilizado justamente para identificar uma miniatura, cujo o design, é personalizado - ou seja, diferente do carro original.

      Abraços,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas