Mainline 2016 - Uma analise completa

O ano para a linha básica 2016 da Hot Wheels encerrou e agora Minis in Foco apresenta uma analise completa da mesma, acompanhem.

A Mainline da Hot Wheels é a mais colecionada no mundo inteiro, por isso os olhos estão sempre voltados para ela, sendo assim o blog reuniu uma série de dados para apresentar com comentários, vejamos.

Os números
Olhando apenas para a distribuição internacional os dados são os seguintes: 250 modelos únicos com mais 135 variações de cores e mais 15 Super T-Hunts que totalizam 400 unidades.

Dentro das peças únicas, 124 delas são licenciadas (5 a menos que no ano anterior). Mais uma vez os lançamentos totalizam 50 com 24 licenciados (1 a mais que em 2015).

Super Treasure Hunts e Regulares totalizaram 30 exemplares com 15 para cada lado.

A Mainline foi dividida em 30 sub-séries, a maioria delas dedicada ao público infantil.

As miniaturas de Séries de TV, Filmes e Games somaram 18 (4 a mais que ano passado).

Olhando para os licenciados, a distribuição em relação ao país de origem das montadoras ficou assim: 75 para os Estados Unidos, 28 para os Europeus, 14 para os Japoneses e 01 para o Brasil.

As marcas que tiveram mais modelos representados foram: GM (Chevrolet, Pontiac, Oldsmobile, Cadillac) com 30, Ford (e Mercury) com 20, Chrysler (Dodge, Plymouth, Willys, Hudson) com 16, BMW com 07, a Porsche com 05 e a Lamborghini com 04.

Entre os carros individuais observou-se: o Camaro com 08, o Corvette com 08 também, o Mustang com 09 e o Charger com 05 são os que mais apareceram.

Os destaques
Os grandes destaques desse ano ficaram por conta do primeiro modelo de Série de TV e Filmes na série Super - o Batmóvel 1966 -, e do primeiro lançamento que também teve uma versão Super, no caso o '17 Ford GT, isso sem falar nos europeus que invadiram a mesma.

As miniaturas das Séries de TV e Filmes apareceram na mesma quantidade de 2014, os europeus e japoneses juntos tiveram 3 a menos que no ano passado, enquanto que os americanos tiveram 14 a mais que em 2015. Dos 24 novos licenciados 50% deles são reproduções de carros novos lançados entre 2015 e 2016.

Entre as fabricantes de carros, a BMW e a Porsche foram as que tiveram mais representantes depois das três grandes dos Estados Unidos. O Brasil - mesmo sem um novo modelo dedicado ao país - teve um representante pelo oitavo ano seguido com o Amazoon. Entre os veículos individuais o Mustang conquista o seu tricampeonato seguido com a maior presença, alias ele junto com o Camaro e o Corvette representam 10% de todas as 250 minis individuais da linha básica 2016.

A Analise
Este foi o ano da sintonia da Hot Wheels com os lançamentos reais da indústria automotiva, e se você somar aos "veteranos" esse número torna-se ainda maior, isso indica o desejo do consumidor pelo recente em detrimento dos clássicos, falando neles, três tem que serem citados: são o '73 BMW 3.0 CSL Racer, a '72 Chevy LUV e o '69 Corvette Racer, o primeiro pode até ser garimpado na Kyosho (com dificuldade), mas os outros são maravilhas que ajudam a conhecer melhor a história de um segmento - picapes médias nos Estados Unidos -, e do Corvette nas pistas nos anos 1960.

Para o segmento de maior sucesso da atualidade (Séries de TV e Filmes) o Batmóvel 2016 e o Yellow Submarine foram muito bem vindos, o único grande empecilho foi a presença dos mesmos em apenas um lote, o que deixou vários colecionadores nas mãos dos atravessadores. Os games também começam a mostrar que vieram para ficar, e também puderas, pois esse mercado movimenta bilhões e cada vez mais as crianças e os jovens estão se envolvendo com eles, dessa forma, criar um elo de ligação é importante para que a Mainline continue existindo.

Voltando a falar das miniaturas de bólidos recentes, as surpresas foram muitas com novas gerações do Camaro, do Shelby Mustang GT, do 911 GT3 RS, da Raptor (Ford F-150), do Acura NSX e do Ford GT. O Muscle Car mais potente da atualidade e o Hot Hatches da Ford também apareceram pela primeira vez. Das pistas vieram a Huracán Super Trofeo e o Renault Sport RS 01, ou seja, não faltaram opções para os segmentos que contou ainda com versões feitas pela Hot Wheels ou foram baseados em carros dos seus design. Como ponto fraco, quase todos vieram com a ausência de detalhes na frente ou atrás ou ainda em ambos.

Os não licenciados merecem aqui serem citados, pois a safra foi interessante com modelos como o Bone Speeder, o Night Shifter, o Muscle Speeder e o Tour de Fest, cujas as linhas são inspiradas em carros reais, você pode até não gostar dos mesmos por não serem reais, mas tenha em mente que eles podem contar muita história dos originais.

Entre as repintados existe um monte de boas presenças como a P1, a M4, o '77 Firebird Trans Am, o Hudson Hornet, a Caddy, Aston Martin, Porsche e outros. Nessa linha é preciso destacar os modelos da Ford que vieram com a pintura de marcas de combustível e óleo que fizeram história nas pistas com ela, é o caso da Gulf, da Union 76 e da Castrol.

Enfim, no geral foi um ano agradável com uma boa quantidade de lançamentos (melhor ainda, sem nenhum "queixo levantado") e variações de cores que irão interessar os que estão chegando agora no hobby e os veteranos que buscam aprofundar o conhecimento sobre os carros reais, um tema ou uma mini.

Os Escolhidos de Minis in Foco
Uma tradição do blog é a apresentação dos seus preferidos na Mainline divididos em cinco categorias: Lançamentos, Super T-Hunts, Séries de TV e Filmes, Grandes Estrelas e Personalizados. Para cada uma delas são apresentados três preferidos com exceção da primeira que são cinco.

Para conhecê-los acompanhem a programação ao longo da semana que irá apresentá-los na ordem citada acima, enquanto isso, confira as analises anteriores da Mainline 2015, 2014, 2013 e 2012 clicando nos links azuis.

Comentários

  1. matéria show !!,este ano os modelos de carros reais da Hw foi ótimo na minha opinião,muitos modelos novos,e alguns sth ótimos tbm,que a HW continue com estes ótimos mainlines em 2017,abrass a tds os colecionadores .......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas