Variações de Cores nas Miniaturas

Uma característica muito explorada pelas fabricantes de minis é variar cores nos seus produtos, acompanhem.

Replicar varias vezes um mesmo molde não é novidade no colecionismo, a Hot Wheels quando estreou em 1968 apresentou apenas 16 modelos diferentes, só que para diversificar e atrair o interesse do maior número possível de consumidores optou por lançar varias cores para todos eles. Na época não havia um grande controle na produção, por isso, algumas dessas cores saíram em pouquíssimas quantidades da fabrica tornando as mesmas raras e valiosas nos dias atuais.
Custom Eldorado da Hot Wheels (imagens: site Red Line Collectors)
Lançar uma miniatura na escala 1:64 não é barato para as fabricantes, principalmente se for um modelo licenciado de alguma montadora, e fica ainda mais salgado se for uma reprodução de filme ou série de TV, sem falar que tem o processo de criação dos moldes - sim, elas fazem vários deles de uma única mini -, tem ainda a quantidade de peças que vai compor o produto final, e as partes que serão pintadas ou receberão decais, ufa!!!

Quer complicar mais todo esse processo? Marca de miniaturas pequenas dispõe de recurso financeiro limitados, o que dificulta a apresentação de muitas novidades em um curto espaço de tempo, sem falar a divulgação em vários mercados, por isso a única solução para viabilizar o negócio é lançar o mesmo exemplar com variações de cores e outras partes.

Tem muito colecionador que reclama, mas não se pode esquecer que reproduzir e comercializar miniaturas é um negócio e como todos os outros precisa gerar lucro, caso contrário fica pelo caminho, é o caso da Minichamps que fez uma experiência no passado com uma coleção simplesmente fantástica, mas que não continuou.
Modelo na escala 1:64 da Minichamps
Cada marca presente no mercado explora esta necessidade de uma forma. A Hot Wheels apresenta de duas a três cores para uma determinada mini na sua linha principal e paralelo a isso o exemplar pode aparecer também em suas séries colecionáveis com uma temática que pode ter ligação com algum carro real histórico, veja o caso do '11 Dodge Charger que já apareceu com a pintura do original na Mainline 2011, como viatura dos bombeiros na Mainline 2012, da policia no Pack-5 Batman vs Superman e como o SRT8 do quinto filme de Velozes e Furiosos na Fast and Furious. É claro que muitas vezes pode não haver tanta relação assim, a VW Kool Kombi, por exemplo, o seu design tem como foco a praia, o surf, por isso suas variações são alegres e com essa linha de pensamento, a exceção atual fica para a versão da série The Beatles Yellow Submarine.




A Greenlight procura reproduzir uma determinada mini em todas as suas linhas, o que fica até estranho para algumas como o 1979 Family Truckster "Wagon Queen" (do filme Férias Frustradas de Verão) que apareceu na linha Black Bandit na cor preta, no entanto, alguns deles como o Ford Crown Victoria é bem utilizado com pintura e decais de policia de cidades e estados americanos.

A Kyosho normalmente lança seus release com três variações de cores para cada miniatura, durante muito tempo foi o orgulho dos apaixonados por ela, pois não se repetiam, mas desde o ano passado tem seguido o mesmo pensamento das outras.

A M2 Machines tem um portfólio pequeno, por isso variações são praticamente uma regra na companhia, mas existe alguns diferenciais, um deles é a reprodução das versões reais com os opcionais existentes dos clássicos de um determinado ano, tome como exemplo o 1971 Dodge Charger que tinhas as opções básica, SE, R/T e Super Bee que poderiam vir com aerofólio, faróis a mostra ou escondidos e por ai vai, isso é ótimo para o colecionador focado na história dos carros.

Como puderam acompanhar, repetir um determinado modelo com cores diferentes é para todas elas uma necessidade, para muitas vezes viabilizar novos lançamentos. Em relação ao colecionador, recolher variações é uma questão de gosto, existem aqueles que pegam tudo de um determinado carro, outros que gostam de uma cor, a quem pega uma ou outra variação da mini, e ainda quem prefira apenas um único exemplar de cada, o importante mesmo é pegar porque é o seu desejo e não o dos outros.


Mas e você, o que acham dessa característica das minis? Comentem.

Comentários

  1. Deve ter sim.
    Pra abranger todo público.
    Eu coleciono Pontiqc Gto 67. E tenho mtas variações e variantes. Alguns me agradam bastante com cores sobrias da epoca. Outros sao completamente fantasiosos mas cmo sao gto estao na coleção. É mto bacana reunir todos eles.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde...com certeza a variação de cor nos modelos (em certos casos..MUITAS)é necessário por questões comerciais (lucro)É pros colecionadores ela tbem é muito importante..por dar aos mesmos opções,de escolher um(ou quantos desejar rsrs) determinado modelo,na cor (ou em várias)É assim ter oq deseja seja em quantidade cores ou modelos...enfim..a Gama de opções cresce dessa forma!!

    ResponderExcluir
  4. As variações são importantes sim. Pelo que entendi,a Kyosho costumava lançar um cast novo com três cores e depois nunca mais... Pense no quão horrível isso é para aqueles que não conseguiram pegar o carro no lançamento e desejam ter aquele modelo... As variações são boas para quem deseja ter o modelo e não conseguiu pegar no ano de estreia. Ainda torço para alguns Hot Wheels mais incomuns das antigas ganharem novas variações,são sempre bem vindas quando de bom gosto. Ótima matéria!

    HellCat's Garage

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas