Cars of the Decades - Uma Analise

Carros das décadas, uma ideia interessante de El Segundo apresentada em duas épocas diferentes, acompanhem.

Em 2000, a Hot Wheels lançou um conjunto com dez modelos onde cada um deles representava uma década entre os anos de 1900 e 2000. A coleção veio em uma caixa estilizada com um grande "X" estampado.
Imagem retirada da internet
Os modelos disponibilizados eram em sua maioria Hot Rods, no entanto, o grande destaque era mesmo a Customized Drag Bus que era o único exemplar com pneus de borracha e representava o período de 1960 a 1969.
Imagem: site Hot Wheels BR
Onze anos depois a marca lançou uma linha exclusiva para a rede Wal Mart chamada Cars of the Decades composta por 32 modelos divididos em oito sub séries cada uma contendo quatro carros.

As décadas representadas começavam em 1930 e seguiram até 2000 com cartelas personalizadas que representavam também o momento cultural das épocas, conforme pode ser observado nas imagens abaixo do primeiro ano.

1930 - Todos os modelos são da Ford, sendo que a metade deles tem pintura de corrida e os outros de entregas.

1940 - Temos uma diversidade de marcas com pinturas que remetem o estilo do período.

1950 - A época da explosão do Rock and Roll, fato esse estampado na cartela. As miniaturas selecionadas representam as corridas, as picapes, os esportivos americanos e as peruas.

1960 - É a década do festival de Woodstock e do surgimento dos Muscle Car que dominam o grupo.

1970 - O período é marcado pela dance music, pelo auge e queda dos Muscle Car e o crescimento do segmento das picapes, todos eles representados nos quatro modelos presentes.

1980 - As músicas Tecno dominam um momento da década, nos Estados Unidos os Muscle Car ensaiam um retorno as origens, e carros como o Camaro e o Corvette se alinham as tendências de época.

1990 - A última década do século XXI é marcada por uma série de transformações e novidades. Para representar este período a Hot Wheels trouxe de interessante o Dodge Viper e a McLaren F1 GTR em uma rara aparição desde que foi lançada em 2010.

2000 - A primeira parte do novo século tem como representantes o Ford Mustang de quinta geração e a raríssima Lamborghini Murcielago SV com uma linda cor branca.
Imagens acima: site Hot Wheels BR
Em 2012, a Hot Wheels reeditou a série novamente com mais 32 modelos para cada um dos decênios, só que dessa vez com cores e desenhos mais exóticos na carroceria que definitivamente não agradou a maioria dos colecionadores e parece que o publico infantil também.







Imagens acima: site Hot Wheels BR
Entre os exemplares que se destacaram vale citar: o '35 Cadillac dos anos 1930, a '49 Drag Merc dos anos 1940, a 1956 Ford F-100 Panel dos anos 1950, a '65 Volkswagen Fastback dos anos 1960, o '71 Plymouth GTX dos anos 1970, o Toyota AE-86 Corolla dos anos 1980, o '92 Mustang dos anos 1990 e o Corvette ZR-1 dos anos 2000.


O Brasil recebeu alguns modelos do segundo ano da linha - o que indica que a mesma não foi bem aceita nos Estados Unidos. Por aqui a receptividade foi morna, mas no geral os exemplares não levaram muitos meses para desaparecer das lojas.

Veredito
A Car of the Decades foi uma ideia interessante que procurou levar para o público um conhecimento visual sobre as principais décadas dos carros. Os exemplares escolhidos estavam em sintonia com o período, enquanto que a pintura nos blisters indicavam o que prevalecia na cena cultural dos Estados Unidos. É claro que ter a sensibilidade de observar estes detalhes e compreender a sua importância é o mais complicado, já que o colecionador em sua maioria só observa de imediato a miniatura e sua relação direta com a versão real - o que é um lamento.

De qualquer maneira foi uma iniciativa muito bem vinda, principalmente com a inserção de vários modelos com pinturas bem legais.

Comentários

Postagens mais visitadas